Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Iluminação das Muralhas de Elvas

Passear por Elvas durante o dia permite o espectáculo único de observar as suas muralhas seiscentistas.
Encontrando-se em razoável estado de conservação, constituíram durante séculos a primeira linha de defesa do território nacional e um dos principais ex-libris da cidade raiana.

A par com os Fortes da Graça, de Santa Luzia e os Fortins de S.Domingos, São Pedro e S.Mamede, as Muralhas de Elvas e as suas diversas portas ( Olivença, da Esquina e de São Vicente ) constituem um conjunto defensivo que deslumbra quem passa por estas bandas.

Actualmente, as Muralhas de Elvas figuram na lista indicativa a Património Mundial da Unesco, reconhecidas pela sua beleza ímpar e atendendo a que representam a maior área muralhada terrestre do mundo.

Se duvidas existem, nada melhor do que conhecê-las. Impressionam pela sua grandeza e autenticidade, mesmo volvidos tantos séculos.

Este ano, conforme partilhei convosco oportunamente, tive oportunidade de sobrevoar de balão de ar quente a nossa Elvas e, se já estava rendido à beleza deste conjunto muralhado, mais fiquei. Vistas do céu, as Muralhas de Elvas são ainda mais deslumbrantes.

No entanto, quando a noite cai sobre o burgo, o enorme potencial turístico das nossas muralhas perde-se no breu, apenas recuperando o seu esplendor com o raiar de mais um dia. Durante décadas a situação manteve-se inalterada, até que, a semana passada, todos fomos surpreendidos com os resultados da primeira fase da iluminação das muralhas de Elvas. Sendo um investimento avultado realizado pela autarquia, nesta primeira fase foi iluminado o troço entre a Porta de Olivença e o Jardim das Laranjeiras, bem como o Castelo, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e a Porta da Esquina.

O resultado final é, como se esperava, bastante positivo. Valoriza-se o património e embeleza-se, servindo como mais um pólo de atracção da beleza da cidade.

Considero muito interessante este processo levado a cabo para recuperar e valorizar o património enquanto principal fonte de rendimento de uma cidade essencialmente turística e sem grande tradição industrial.

Aguardo expectante a continuidade deste trabalho que, ao que sei, estará concluído em finais do próximo ano. Deixo-vos uma foto retirada do site da autarquia. Para verem o resto acedam a www.cm-elvas.pt .

Qual é a vossa opinião?

São Dualidades!!!
NP

P.S. Relativamente à campanha surgida na blogosfera "Elvas sem fome" e idealizada pelo conterrâneo Cidadelvas, somos a informar que, a primeira recolha de alimentos terá lugar no Quartel nos próximos sábados e domingos das 10h às 12h, com a colaboração do MTA de Elvas e da Irmã Fátima Magalhães. Não deixem de contribuir e entreguem os vossos donativos no local e às horas descritas.

Sem comentários: