Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O que é nacional é bom!!!

Hoje dedico a minha atenção para o panorama cultural português.

Em semana de Restauração da Independência, de entrada em vigor do Tratado de Lisboa e de Cimeira Ibero-americana no Estoril apetece-me dar ênfase ao muito que de bom temos no nosso país. Resolvi dar dois exemplos de sucesso no campo da música e da arte contemporânea.

Começo pela segunda, contando-vos que, no sábado passado, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas ( MACE ) recebeu a segunda de um ciclo de visitas. Depois da presença de Edgar Martins no mês passado, desta vez foi a conceituada artista Joana Vasconcelos a marcar a sua presença.

Num tom intimista e valendo-se dos seus dotes de excelente comunicadora, Joana Vasconcelos guiou-nos pelas diversas salas do museu, contando-nos as histórias que estão por trás das suas criações, mais concretamente das três obras existentes naquele espaço : a Cama Valium, o Wash and Go e A Noiva.

Uma artista portuguesa, reconhecida no estrangeiro e que deve despertar em todos nós um sentimento de orgulho pelas suas qualidades plásticas e humanas.

A outra personalidade que quero hoje destacar é a fadista Mariza!
Continua no senda do sucesso internacional. Na semana passada o jornal inglês "The Times" incluiu o álbum "Fado Curvo" da fadista na lista dos dez melhores albúns de world music da década.

Grande feito e reconhecimento justo de uma das mais emblemáticas vozes da canção nacional.

Mariza surge na sexta posição, entre "Moffou", de Salif Keita, e "Specialist in All Styles", da Orquestra Baobad. No topo da lista está "The Radio Tisdas Sessions", dos Tinariwen, um colectivo de músicos Tuareg do norte do Mali.

Obviamente que os ingleses tiveram que atirar-nos umas farpas. Dizem os doutos súbditos de Sua Majestade que "Mariza pega numa música antiga, desacreditada ( neste caso o fado, o blues português ) tornou-a contemporânea e sexy e vendeu-a a uma audiência que antes a ignorava. Uma presença no programa "Later with Jools Holland" e tornou-se uma estrela."

Enfim…bocas à parte, Mariza soma e segue, levando a língua portuguesa e a cultura nacional a ombrearem com os melhores do mundo.

Ora ouçam...



São Dualidades!!!
NP

Sem comentários: