Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Semana de Natal!!!

Entramos na semana do Natal e temos os benfiquistas todos contentes depois da vitória sobre o FCP!
O inverno já começou, trazendo consigo chuva e muito, muito frio.

Apesar de para mim este ano a quadra não ter um sabor nada doce, a verdade é que a vida continua e as tradições repetem-se! É Natal!

Em Elvas a tarde de sábado trouxe muita gente às ruas do centro histórico ornamentadas para o efeito conforme tive oportunidade de vos mostrar. Só espero que o acréscimo de visitantes tenha trazido contrapartidas ao comércio tradicional.

A cumprir a tradição esteve o Agrupamento de Escuteiros local que, ao princípio da noite, recriou o presépio ao vivo para gáudio de miúdos e graúdos. Apesar do muito frio que se fazia sentir foram muitos os que quiseram, mais um ano, dizer "presente".

Antes disso, o grupo "Voz Amiga" da Terrugem andou pelas principais artérias cantando ao Menino, como é tradição por estas paragens. As roncas fizeram-se ouvir e as quadras do Natal de Elvas foram cantadas em uníssono por quem os ouvia, remetendo-nos para natais passados, momentos felizes de convívio familiar e para a saudade daqueles que já estiveram connosco e que infelizmente já não estão.
Com o desaparecimento de cada um o natal fica mais pobre…mas a tradição deve manter-se viva e ser passada às gerações mais jovens enquanto símbolo da identidade elvense.

Mas pela proximidade com Espanha, o Natal de Elvas está também intimamente ligado ao de Badajoz e, nesta quadra, vivemos com especial atenção as tradições pacenses.
Não é admirar portanto que, tal como lá, em Elvas se siga com especial interesse o sorteio da lotaria do Natal, designada "la Loteria de Navidad", cujo primeiro prémio ( El Gordo ) ascende a 585 milhões de euros, 3 milhões de euros por série. É um momento televisivo acompanhado com grande interesse pelos espanhóis, e todos reconhecemos de imediato a cantilena da extracção das bolas realizada por "los niños de San Ildefonso".

A par das azevias, das filhozes e das rabanadas, come-se o "turron", "los mazapanes" e "los polvorones" e além dos cânticos tradicionais elvenses, também se entoam os "villancicos" tão característicos do outro lado da raia.

É a quadra do ano que assinala a vida, que celebra o sol, a fraternidade entre os homens.
É uma quadra muito especial que vai bem mais além do que as habituais trocas de presentes.

Desejo-vos uma excelente semana de Natal que será mais curta, em virtude do feriado, além das mini-férias que alguns farão. Para quem vai viajar, regressar a casa da família, recomendo prudência na estrada numa época sempre manchada pela sinistralidade.

Feliz semana de Natal!

Não são Dualidades...são votos sinceros de Boas Festas!!!
NP

5 comentários:

Elvascidade disse...

Obrigado e uma grande semana também para o Dualidades, cheia de saúde paz e amor.
Ah, e não se esqueçam de votar nos prémios Zé de Mello. ;)

Dualidades JP disse...

Que grande semana se adivinha! Semana de Natal que começa bem e tem tudo para acabar bem. Oh oh oh!

JB disse...

Bom Natal para vocês

portasdolivenza disse...

bom natal,embora saiba que não é o melhor de todos. campeão de inverno,o braga merece este 1/2 titulo,pois ganhou ao benfica ao porto e ao sporting,felicidades para todos.

Anónimo disse...

Um beijinho
muito especial para o
Nuninho.
Força amigo