Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Portugal no play-off

Pouco passava das 13 horas, pelo fuso nacional, quando na sede da FIFA era ditada a sorte da Selecção de todos nós.

Apesar de nos últimos tempos andarmos um pouco de candeias às avessas com Carlos Queiroz e os seus rapazes, a verdade é que não deixamos de vibrar com as emoções que só a Selecção das quinas consegue provocar em todos os portugueses e em virtude de tão

Depois de passar as passinhas do algarve para ultrapassar a fase de grupos, a selecção nacional chegou ontem ao sorteio do play-off que lhe proporcionará, ou não, a passagem ao Mundial 2010 a realizar na África do Sul.

De vários adversários possíveis, saiu-nos na rifa a selecção da Bósnia-Herzegovina, com a qual disputaremos em duas mãos a referida passagem. No primeiro jogo, já no próximo dia 14 de Novembro, seremos anfitriões no Estádio da Luz e quatro dias depois, no dia 18, jogaremos fora. As duas selecções nunca se enfrentaram, pelo que não podemos recorrer às fantásticas estatísticas de jogos anteriores para tentar traçar o cenário mais provável.

Ao figurarmos como cabeça de série no sorteio evitamos equipas como a França, a Rússia ou a Grécia de má memória.

No entanto não me parece que a tarefa se avizinhe fácil, atendendo às últimas exibições da nossa selecção.

Como a surgir os rumores do favoritismo luso, ao fim ao cabo somos a 10ª selecção no ranking da FIFA, enquanto que a Bósnia ocupa a 42ª posição. No entanto, o excesso de confiança pode ser mau conselheiro e até mesmo despropositado.

Para que tenhamos uma ideia, a Bósnia foi a selecção que menos teve de rematar à baliza para chegar ao play-off, sendo também a equipa com melhor aproveitamento. Na fase de grupos a Bósnia rematou 97 vezes à baliza, sendo bem sucedida em 25 golos, sendo a o quarto melhor ataque da qualificação europeia. Golos sofridos contabilizam-se 13.

Comparando com o nosso desempenho, Portugal rematou 156 vezes à baliza, marcou apenas 17 golos.

Obviamente o paralelo estabelecido peca por desajustado, tendo em conta que ambas as equipas disputaram o acesso ao play-off em grupos diferentes, mas nem isso abona muito em nosso favor.

No próximo dia 14 de Novembro, sábado, lá estaremos todos pregados à televisão para apoiar a nossa selecção e torcer para que em casa logremos um resultado confortável que nos permite viajar até à Bósnia com o apuramento quase conseguido.

Será que é desta que as bandeiras voltam às janelas!!!
Era bonito!

São Dualidades!!!
NP

Sem comentários: