Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

E à segunda ganhou o "Sim"

Segundo a Comissão Eleitoral Irlandesa, mais de 67% dos irlandeses votaram "Sim" no referendo ao Tratado de Lisboa, que se realizou na passada Sexta-feira.
O Primeiro-Ministro apressou-se a manifestar a sua satisfação por tal resultado, pelo qual tinha feito campanha:
"O Tratado de Lisboa vai ser aprovado de forma decisiva".
"Hoje, o povo irlandês falou com uma voz clara e sonora. É um dia bom para a Irlanda e é um dia bom para a Europa".

Esta foi a segunda tentativa. Depois dos irlandeses, em 2008 terem referendado a adesão ao Tratado de Lisboa e ter ganho o "Não", toda a Europa politica entrou em pânico.
A pressão da restante Europa sobre o governo irlandês levou a que se fizesse um novo referendo no que toca à adesão ao tratado e desta vez ganhou o "Sim".
Segundo alguns, o Tratado seria referendado tantas vezes quantas aquelas que fossem necessárias até ganhar o "Sim".

Para que o Tratado, baptizado de "Tratado de Lisboa" e assinado durante a última presidência portuguesa da União Europeia, possa entrar em vigor, todos os países pertencentes à União Europeia terão de o aprovar.
A maioria dos Estados garantiu isso através dos seus parlamentos, mas o Irlanda colocou essa responsabilidade do lado dos seus cidadãos, e provavelmente ter-se-á arrependido disso após a primeira vitória do "Não".

Segundo os líderes europeus, esta vitória do "Sim" que agora aconteceu foi uma vitória da Europa.
A mim permanece-me a dúvida inicial. Será que os europeus sabem o que realmente significa e contém o Tratado de Lisboa?!...

Bom feriado.

JP

Sem comentários: