Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dualidades - Sufraga os Sufrágios

Elvas

Não é preciso ser-se nenhum Marcelo Rebelo de Sousa para saber que, em Elvas, o resultado das autárquicas ia ser este.

José Rondão Almeida vai manter-se à frente dos destinos do concelho por mais quatro anos, depois de dezasseis anos. Com a alteração da legislação, esta será a última vez que o poderá fazer, tendo atingido o limite de anos permitidos.

Caracterizam-no resultados eleitorais expressivos e este não foi excepção. O PS obteve em Elvas 68,4% dos votos, contra 19,9% do principal opositor, o movimento MUDE.

Desta forma, o PS mantem os seis mandatos ( presidente e cinco vereadores ) e o MUDE elege o seu cabeça de lista.

De saudar também o crescimento do Bloco de Esquerda no concelho, a terceira força política mais votada, atendendo a que o programa eleitoral deste partido sugeria algumas boas obras que podiam ser úteis e contribuir positivamente para o desenvolvimento do concelho.

A abstenção situou-se nos 47%, mais elevada que em 2005, revelando que talvez algum do eleitorado elvense estivesse confiante na recondução de Rondão Almeida.

É reconhecida por todos a obra deste executivo. Como lia há dias num blog local, depois da chegada do actual presidente de câmara nada ficou igual em Elvas. Considero que o concelho está equipado com um conjunto de infra-estruturas que podem atrair investimentos e a prioridade para os próximos quatro anos deverão ser o turismo e o emprego.

Há que apostar na criação de postos de trabalho por estas bandas que permitam fixar os mais jovens na sua terra natal e dinamizar a economia local.

No horizonte pairam projectos como o TGV e a plataforma logística multi-modal. Aguardamos expectantes.

Aos eleitos o Dualidades deixa as felicitações que se impõem, fazendo votos que os interesses de Elvas estejam sempre em primeiro lugar.


Lisboa

Por Lisboa aconteceu o que já era mais ou menos esperado. Digo mais ou menos porque já antes das eleições todas as sondagens davam a vitória a António Costa e ao PS mas não vi muitas que tivessem previsto a forma como ele ganhou, ou seja, alcançando a maioria absoluta.
Pelo que dizem, um resultado histórico em Lisboa, onde não são vulgares vitórias com maioria absoluta. O PS conseguiu 9 vereadores, contra 7 do PSD e 1 da CDU.

Esta vitória clara do PS contrasta com a derrota de Pedro Santana Lopes, que foi uma escolha pessoal da líder do PSD, mas que representava um regresso ao passado e a alguns erros graves que já tinham sido cometidos na sua anterior passagem pela Câmara.
Mesmo recebendo o apoio de dois partidos, PSD e CDS, não conseguiu voltar a convencer os eleitores de Lisboa (felizmente, digo eu. Será desta que o PSL arruma as botas e desaparece de cena?! Fonix...).

Mas, olhando para os resultados obtidos pelos dois principais candidatos, a diferença de votos fica-se por menos de 6%. Ou seja, do meu ponto de vista, para a vitória com maioria absoluta do PS também contribuíram as fracas alternativas apresentadas pelos outros partidos.
Prova disso, temos em primeiro lugar a CDU, que apenas conseguiu 1 vereador, mantendo assim o conseguido nas últimas eleições.
Por outro lado, temos o caso ainda mais flagrante do BE, que não conseguiu manter os resultados das últimas eleições e perdeu o único vereador que tinha.
Tudo isto justifica a distribuição dos vereadores de forma quase absoluta entre o PS e o PSD.

No que à abstenção diz respeito, atingiu valores elevados, sendo que a percentagem de votantes ficou-se pelos 53,43%. Fraquinho.


P.S.: só um aparte. Faz-me muita confusão que autarcas como Isaltino Morais, em Oeiras, que foi condenado em tribunal por corrupção, ou seja, ficou provado que é CORRUPTO (embora ainda não tenha transitado em julgado e bla bla bla), corrupção essa que foi feita na sua condição de autarca, continue a ganhar as eleições e inclusive reforçando as votações.
Faz-me muita confusão que as pessoas continuem a votar nestes indivíduos sob o pretexto de que "pelo menos faz obra". Será que já pensaram que talvez outro no lugar dele e com os meios de que ele dispõe também pudesse fazer?!
Há uma frase muito comum e dita por muita gente. Costuma dizer-se que "Os políticos são uns corruptos". A mim apetece-me concluir: "Pois, e pelos vistos as pessoas gostam e incentivam a isso".


Todos os resultados das Eleições Autárquicas 2009 aqui ou aqui.

São Dualidades!!!
JP & NP

Sem comentários: