Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dualidades - Esmiúça os Sufrágios

Hoje o Dualidades propõe esmiuçar os sufrágios que completam o calendário eleitoral deste ano.

Decidimos traçar uma estimativa de resultados para as autárquicas de domingo nos concelhos que servem de cenário ao quotidiano de cada um. Isto de um gajo ouvir tanto comentador na televisão dá-nos alguma estaleca para nos propormos realizar um ensaio.

Assim sendo, o JP traçará um prognóstico para os resultados de Lisboa e o NP aventará a sua opinião pessoal sobre o que se irá passar em Elvas.

São opiniões, que como dizia o outro, são como as vaginas e cada um faz com a sua o que melhor lhe aprouver.

Ora vejamos...


Lisboa

Pelos lados de Lisboa as opções para a vitória são duas: ou se mantém tudo na mesma e ganha novamente António Costa, candidato do PS, ou a Câmara muda de cor politica e ganha Pedro Santana Lopes, candidato do PSD.

No que a António Costa, actual Presidente da Câmara Municipal, diz respeito, nestas eleições recebe os apoios de vereadores independentes, que nas últimas eleições concorreram contra ele, como são os casos de José Sá Fernandes e Helena Roseta, numa tentativa de se "chegar" mais ao eleitorado de esquerda.

Quanto a Pedro Santana Lopes, pretende voltar a um lugar que já ocupou em tempos e que largou para uma breve passagem pelas funções de Primeiro-Ministro. Apresenta-se como candidato do seu partido, o PSD, mas também apoiado pelo CDS, MPT e PPM.

Um dos pontos em que os dois principais candidatos se destinguem é na questão do (novo) aeroporto. Enquanto que a "esquerda" vai atrás do Governo e apoia a deslocalização total do aeroporto para Alcochete e transformação da área actualmente ocupada numa futura zona verde para a cidade, a "direita" aposta na manutenção do actual aeroporto na sua localização actual, eventualmente apoiado por um outro aeroporto periférico, para voos de longo curso e low-costs.

As sondagens que se vão dando alguma vantagem a António Costa, mas nada de muito significativo e que não possa ser revertido por Santana Lopes, tal como aconteceu nas últimas eleições em que ganhou a Câmara, quando todas as sondagens davam a vitória ao candidato do PS.

A minha opinião, se é que me é permitida sem sofrer represálias, é a de que António Costa vai ganhar e se assim for considero que é opção menos má.
Sou um não apreciador confesso de Santana Lopes e acho que a sua carreira política já foi várias vezes prolongada para lá do que seria desejável.


Elvas

Depois de 16 anos à frente do município elvense, não existem grandes dúvidas sobre a continuidade de Rondão Almeida à frente dos destinos do concelho raiano por mais quatro anos.
Considero que a questão reside no número de mandatos a obter. Assim, se em 2004, o PS elegeu 6 vereadores contra 1 do PSD, resta-nos descobrir na noite de domingo se a desproporção se torna menos evidente ou se pelo contrário se mantém. Acredito que a questão da falta de oportunidades de emprego no concelho pode levar os mais jovens a penalizar o actual executivo.

De realçar ainda que a abstenção é também inimiga da maioria PS. A apatia de alguns votantes e a confiança na vitória do mesmo pode desmobilizar alguns eleitores e gerar algum desequilíbrio.

No entanto, ventilo uma vitória confortável do PS, sem me atrever a fazer prognósticos sobre o número de mandatos obtidos.

Destaco ainda pela positiva o programa do Bloco de Esquerda, e atendendo aos resultados das legislativas no concelho, talvez se perspective um crescendo daquele partido e acredito que com vantagens para Elvas.

Claramente tive a vida mais facilitada que o sócio JP já que por estas bandas as coisas estão muito mais definidas.


Resta-nos lembrar aos eleitores que votar é um direito mas também um dever e que no próximo domingo devemos ir todos às urnas expressar a nossa vontade e o nosso contributo para as escolhas do país.

São Dualidades!!!

JP & NP

Sem comentários: