Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Maitê Proença e a sua visão sobre Portugal

Este caso já deve ser conhecido por toda a gente. Ou pelo menos pela grande maioria. Tem sido um dos principais assuntos de conversa nos últimos dois dias.
Na Terça-feira surgiu a circular na internet, depois à noite foi notícia em (quase) todos os Telejornais.

O programa de televisão a que a notícia se reporta já vem de 2007 mas, aparentemente, só agora chegou cá ao outro lado do Atlântico e a Portugal, sabe-se lá como.
No referido programa de televisão, a actriz brasileira Maitê Proença, que para mim ficou conhecida na telenovela do Sassa Mutema, como Lima Duarte, já há muitos anos, veio a Portugal fazer uma "reportagem" e gozou e faltou ao respeito a Portugal e aos Portugueses.
De entre todas as parvoíces (ou bobagens, se preferirem) e provas de ignorância que mostrou, a pior de todas foi a total falta de respeito que mostrou ao cuspir para dentro de uma fonte do Mosteiro dos Jerónimos. Algo que até pode esperar de uma criança com algumas carências de educação paternal, mas não de um adulto e que supostamente anda a fazer uma reportagem.

No final da reportagem, uma das colegas diz que recebeu um email de Maitê Proença, enviado a partir de Portugal, dizendo que não consegue enviar emails. A moça é esperta.

O vídeo pode ser visto aqui.

Agora que esta história chegou a Portugal, parece que as repercussões do caso por cá também atravessaram o Atlântico em sentido contrário e chegaram ao Brasil.
Isto porque a actriz tem-se desdobrado em pedidos de desculpa, justificando-se que estava na brincadeira com um amigo, que s brasileiros são muito brincalhões e, provavelmente, com o típico "eu amo Portugal e até tenho família portuguesa".

Algumas dessas "justificações" podem ser consultadas aqui ou aqui, no blog da actriz (um bom sitio para deixar comentários, digo eu...).

Uma questão de muito mau gosto e falta de respeito, digo eu. Outros dirão que é um exagero. São Dualidades, como diz o NP.

JP

Sem comentários: