Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Oito e Oitenta (#123)

Oito: Partido Comunista Português

Foi com alguma estupefacção que o ouvi, há dias, o comentário do Partido Comunista Português à escolha para o Prémio Nobel da Paz.
A Academia Sueca escolheu o chinês Liu Xiaobo, um dissidente ao regime de Pequim, que se encontra actualmente preso por isso mesmo, por se manifestar contra o regime comunista (ditadura) que se vive na China.

Quando levado a comentar a atribuição do Prémio Nobel, o nosso PCP emitiu um comunicado em que disse que diz que essa atribuição é “um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a formação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade dos povos”.

Não sei se a opinião é só minha, mas pergunto-me se são necessários comentários.
E já agora, pergunto-me também se estivéssemos a falar de um outro país não comunista se a reacção seria a mesma.


Oitenta: Selecção Nacional

Como as coisas são. Parece outra.
Apesar do lote de jogadores convocados ser praticamente o mesmo da era Queiroz, a Selecção e o futebol praticado pareciam outros. Até o Cristiano Ronaldo já joga bem e marca.
Muitas causas podem explicar essa diferença mas sem dúvida que o ambiente de trabalho mudou bastante no seio da Selecção e isso nota-se na vontade, entrega e empenho dos jogadores.

Mesmo continuando a ser difícil obter o objectivo da qualificação, a Selecção cumpriu os dois objectivos que tinha nesta ronda. Ganhar os dois jogos.

Jogos oficiais, agora só daqui a uns largos meses. Pelo meio, já no próximo mês, um teste não oficial com a campeã do mundo. Aí sim, um mesmo a valer à Selecção de Paulo Bento.

Oitenta II

Embora a operação ainda não tenha chegado ao fim com o sucesso que todos esperamos, creio que já merece um Oitenta o facto de os mineiros chilenos já terem começado a ser salvos. Muito antes do inicialmente previsto.
No início da manhã de hoje alguns já tinham visto a luz. Restam apenas horas até que todos sejam retirados do buraco onde estão há longos dias.


JP

Sem comentários: