Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fundação Champalimaud

No meio de tanta má notícia e desgraça que vão preenchendo o dia-a-dia em Portugal, é sempre bom ouvir uma boa notícia.
É o caso da Fundação Champalimaud, que esta semana inaugurou as suas novas instalações dedicadas às neurociências e ao cancro. As instalações extremamente modernas foram construídas em Lisboa, junto ao padrão dos Descobrimentos e vão albergar um lote de médicos/investigadores, portugueses e estrangeiros, especialistas nas áreas de neurocirurgia e oncologia.
Dadas as óptimas condições de trabalho e investigação anunciadas, segundo os responsáveis, foi conseguido trazer médicos e investigadores de muitos países para trabalhar em Portugal, onde poderão fazer investigação com óptimas condições.

Pretende-se que este centro de investigação se torne numa referência a nível mundial na evolução médica destas especialidades e permita trazer bons resultados no tratamento destas doenças.
Foi referido que o patrocinador desta Fundação, o já falecido António Champalimaud, deixou uma verba de 500 milhões de euros para este investimento, dos quais cerca de 100 milhões foram gastos na construção estas instalações. Esperemos que os milhões em falta sejam bem aplicados.

A possibilidade desta Fundação estar aberta ao atendimento ao público em geral está dependente de protocolos com o Estado que estão a ser negociados. Só desta forma será possível pôr à disposição dos portugueses em geral as grandes condições que a Fundação promete.

Esperemos que esses acordos sejam conseguidos e que todos aqueles que sofrem de problemas e saúde relacionados com essas áreas possam usufruir destas condições e dos tratamentos que lá poderão ser feitos.

JP

3 comentários:

Elvascidade disse...

Tudo o que possa ser feito nesta área é sempre pouco

Anónimo disse...

Ouvi na RTP a Drª Leonor Beleza dizer que iam fazer protocolos com o Ministério da Saúde para que mesmo quem não tem dinheiro possa ir lá fazer tratamentos.

Mas isto é a caridade destas fundações que se criam para comer o dinheiro do Estado?
Afinal aquilo é um hospital só para ricos, e se os pobre quiserem ser lá tratados, o Governo que pague! Isto é que é o grande projecto social da direita reaccionária.

E ficámos a saber que para que esses senhores pudessem construir em cima do Rio Tejo, foi decretada a suspensão do PDM de Lisboa durante o período da construção do hospital!
Mas o que é isto?
Afinal para quem tem milhões tudo é possível? Mesmo para fazer um hospital só para ricos?

Alfredo Miura

Anónimo disse...

Oh Alfredo, que confusão de comentário.

Estão ai algumas coisas acertadas sim senhor. Se o PDM foi suspenso não devia, nem por isto nem por outra coisa qualquer, apesar de serem constantemente alterados em função do que cai no bolsos dos autarcas. Se esta fundação vai comer dinheiro dos contribuintes também não deve, mas tendo 500 milhões de euros ainda pode é acabar por ser o estado a comer dinheiro da fundação para tapar mais algum buraco orçamental, e depois das nacionalizações dos anos 70 o velhote até daria voltas na sepultura

Não conheço os pormenores dos protocolos com o Ministério da Saúde, mas o hospital é privado e suportado pela fundação do Champalimaud, não sei mas se o homem deixou em testamento que só ricos é que podem entrar no hospital dele sem pagarem isso é lá com ele, até podia ter deixado escrito que só zarolhos pernetas de olho verde é que podiam entrar, ninguém teria nada que ver com isso uma vez que o dinheiro era dele.

Se o Alfredo acha que deve haver um hospital onde só pobres com cartão de partido de esquerda podem entrar está à vontade para construir um, este parece ter custado 100 milhões mas aposto que conseguiria fazer um com menos que isso.