Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

E agora?

É este fim-de-semana que a coisa que se vai dar. Ou pelo menos começar.
Depois de mais uma telenovela na vida política portuguesa, esta longa demais, digo eu, parece que finalmente o Governo e o PSD se vão sentar à mesma mesa para discutir o Orçamento de Estado.

Depois de muitas conferências de imprensa, declarações de muita gente, de muitas entrevistas, os dois maiores partidos políticos em Portugal decidiram criar delegações para discussão e negociação do Orçamento.
Desde muito cedo que alguns analistas diziam que a aprovação do Orçamento era inevitável. Mais à esquerda ou mais à direita, ele tinha de passar. O país precisa disso, sob pena de ficar ingovernável e caminhar para a falência.

Chegámos ao triste ponto em que o Orçamento que introduz mais medidas que nos entram directamente nos bolsos não pode ser reprovado. A escolha que temos é entre o muito mau e o péssimo.

O PSD diz que só deixa passar este Orçamento se o mesmo alterar algumas medidas já comunicadas, tais como reduzir o aumento do IVA, ficando “apenas” em 22%, e outra que é a de suspender todas as grandes obras do estado, onde certamente deverá estar incluída a construção da linha do TGV.
Estas são algumas das propostas do PSD que permitem aliviar um pouco a carteira dos portugueses. Infelizmente, e porque o Governo se comprometeu a baixar o défice para 4,6% até ao fim de 2011, se a as propostas forem em frente o encaixe será menor o que implica que o dinheiro necessário terá de vir de outro lado. Resta saber de onde.

A moral desta história, independentemente de quem ganhe ou ceda mais ou menos, não andará muito longe disto: O Zé Povinho é que se lixa.

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Dê por onde der, entendam-se ou não quem vai pagar são sempre os mesmos. Triste fado o nosso.