Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mais um passo em frente. E nacional

Nos tempos que correm, mais do que nunca, para se conseguir criar ou manter um negócio rentável é preciso imaginação, sentido de oportunidade, visão, algum capital para investir e, certamente, muito trabalho.
O post de ontem do NP mostrava isso mesmo. Um caso que tem tudo para ter sucesso.
Esse caso passa essencialmente por pegar num produto que já existe há muitos e muitos anos e tentar revitaliza-lo. Um produto que tem certamente mercado.

Pegando na ideia principal, que é a "descoberta" de negócios com sucesso e com imaginação, hoje trago mais outro exemplo. Não elvense, mas nacional.
Apesar de não ser um produto altamente conhecido, do qual toda a gente fala e referenciado em todo o mundo, a verdade é que Portugal desde muito que tem uma grande tradição no fabrico de calçado de qualidade (talvez falte um pouco de divulgação e a tão necessária publicidade, cada vez mais imprescindível).
Mas como em tudo, é preciso inovar constantemente sob o risco de estagnar e perder a "piada". É o que estão a fazer algumas empresas nacionais do sector.

Cortiça, pele de pata de galinha ou pele de porco hipoalérgico são alguns dos novos materiais e das novas tendências do calçado português que estão à conquista do mundo lá fora.
A nova aposta das empresas nacionais está nos produtos ecológicos e terapêuticos. Cortiça, pele de pata de galinha ou de pele de porco hipoalérgico são algumas das matérias-primas que estão na moda para fabricar sapatos biológicos.

A empresa nacional Ferreira Avelar, que tem como um dos clientes de referência o presidente francês, Nicolas Sarkosy, lançou no mês passado, em Itália, numa das principais feiras mundiais do sector, a nova linha Cork&Style, que alia a cortiça "a um produto da moda, actual e com design arrojado", nas palavras de Ruben Avelar, responsável da área de Sales&Marketing da portuguesa.

Segundo esse responsável, a ideia surgiu após uma das reuniões entre a administração e o departamento comercial para definir estratégias comerciais para 2011. Um dos pontos discutidos "foi a subida absurda dos preços do couro nos últimos meses e qual seria a possibilidade de encontrarmos uma matéria-prima, com qualidade e biodegradável, algo essencial para o futuro da humanidade, além, claro, do preço inferior ao do couro". "A cortiça reúne todas as características, além de ser um produto nacional", diz ainda.

Actualmente, a linha baptizada de Cork&Style disponibiliza cinco modelos com um preço que se situa entre os 50 e os 70 euros, mas a Ferreira Avelar vai aumentar a oferta para 10 já na próxima colecção de Inverno.

Outra empresa do sector, a Softwave, criou recentemente um novo sistema, o GoAir, que consiste em forrar os sapatos com pele de porco hipoalérgico, isento de crómio.
Os preços destes sapatos variam entre os 90 e os 150 euros.

Ainda um outra empresa também do sector do calçado, a Mariano, tinha lançado no ano passado uma linha de sapatos em pelo de pata de galinha.
Neste caso, por estas serem "peles muito pequenas e por toda a concepção do sapato ser feita à mão, os preços oscilam entre os 300 e o 400 mil euros".
Os principais mercados destes sapatos são a França, a Alemanha, o Canadá e o Japão.

JP

2 comentários:

dualidades np disse...

Portugal tem realmente mts produtos genuínos em que devem incidir as apostas pq são diferenciadores, próprios e não corremos o risco de perder capacidade competitiva.
Mais do que cenários catastrofistas julgo que há que arregaçar as mangas e mostrar do que somos capazes!!!

Anónimo disse...

Sem dúvida que temos imensas valências. Fomo-nos "diluindo", devido aos interesses económicos de uma minoria que arrecada tudo para os próprios bolsos.
O curioso é que lá fora, toda a gente reconhece o que Portugal sempre teve de bom.
No verão, e a propósito da linha de calçado "FLY", muito em voga, fiquei a saber que apesar da marca ser inglesa, os sapatos são fabricados em Portugal!!!
Pena é, que ninguém de cá tenha tido capacidade financeira para executar esta linha.
Por sinal, são excelentes!!

Jinhos,
MS