Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 11 de março de 2010

PEC vs TGV

Como toda a gente já de deve ter apercebido, o PEC do nosso Governo já foi divulgado.
Se eu estivesse com esta conversa ao meu amigo JR, ao falar-lhe em PEC, provavelmente ele iria pensar em Prova Especial de Classificação, não fosse ele apanhado por carros e corridas. :)

Mas quando falo em PEC, refiro-me ao Plano de Estabilidade e Crescimento. O Plano do nosso Governo foi divulgado há pouco dias mas já conseguiu pôr tudo e todos a falar sobre ele. E regra gera, para falar mal. Desde os Partidos da oposição, até à generalidade dos sindicatos e passando por muitos Autarcas. Destes últimos, principalmente do norte do país.

Para além do aumento indirecto dos impostos e contribuições que este novo documento irá trazer, segundo os entendidos, um dos temas que tem gerado mais discussão é o TGV. Ou melhor, o adiamento das linhas de TGV Lisboa/Porto e Porto/Vigo.
Sabendo-se disto, os autarcas e não só da região norte fizeram-se logo ouvir, acusando de mais uma discriminação positiva de Lisboa em contrapartida do resto do país e da região do grande Porto.

Eu já aqui escrevi várias vezes que não acredito que a construção do TGV seja salvação para nenhum problema do país. Antes pelo contrário, creio que este vai ser um investimento que não vai trazer o retorno que os mais optimistas acreditam.
Até que alguém me consigo provar com algum estudo coerente e fundamentado que o TGV será rentável e auto sustentável, vou continuar com o meu cepticismo. Até aqui, os "estudos" que tenho ouvido sobre o assunto apresentam e mandam para o ar resultados e conclusões tão abstractas como dizer que no ano de dois mil e muitos (lá muito longe), umas quantas dezenas de milhões de espanhóis vão visitar Portugal de TGV. "Estudos" e previsões destas provavelmente devem ser baseados no estado do tempo!

Ainda assim, de entre as 3 linhas apresentadas, a linha Lisboa/Madrid é aquela que me parece que poderá ser mais rentável. Ou melhor, com menos prejuízo.
Para já, esta linha permanece inalterada nos planos do Governo e as duas que serão adiadas por 2 anos são as outras duas.
A revolta dos autarcas do norte aponta para este adiamento, que segundo as suas previsões será um adiamento definitivo.

Parece que a "previsão" de há uns anos de Durão Barroso se está a concretizar cada vez mais. Portugal está a ficar de tanga.
Daqui para a frente não me parece que a tendência para a vida do comum dos portugueses seja a de melhorar.
A dúvida com que fico é também se este adiamento das duas linhas de TGV não será mesmo definitivo e se isso, mais cedo ou mais tarde, não ser irá também alargar à terceira linha.

JP

6 comentários:

Anónimo disse...

O problema é estrutural.
Erros de gestão de sucessivos governos, má utilização dos mts subsídios que mts receberam da União Europeia e utilizaram em benefício próprio em lugar de investirem fazerem prosperar os seus negócios e contribuirem para que tivessemos uma economia mais competitiva. Como dizia o amigo JC ontem numa tertúlia, "isto é Portugal, fazer o que..."

dualidades np disse...

Com o entusiasmo do comentário nem assinei, Sócio... :-D

Elvascidade disse...

Prefiro ver e depois opinar embora também esteja um pouco cético

portasdolivenza disse...

NP, ontem na SIC NOTICIAS/negocios da semana
,deliciei-me a ouvir durante uma hora,o presidente do grupo jeronimo martins Alexandre Soares dos Santos,que detem a marca pingo-doce,unilever,etc.etc.

O sr.foi explicito,em relação ao tgv,e quanto a ele é mais importante uma solução do problema das mercadorias em transporte ferroviario do que o tgv.

A lição de vida e negocios que aprendi ontem ,deixou-me orgulhoso de em portugal haver pessoas com tanta categoria, visão estrategica, e sem papas na lingua criticou quem tinha que criticar(o estatuto permite-lhe)e abriu uma serie de portas para a vida empresarial portuguesa.

As empresas são a mãe de água da economia,parabens sr.Alexandre Soares dos Santos.

Aconselho a ver o video em sicnoticias/negocios da semana.

Dualidades JP disse...

Tive o cuidado de ir ouvir essa entrevista. Acho que vale a pena:

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Negocios+da+Semana/2010/3/soares-dos-santos-11-03-2010-01147.htm

Anónimo disse...

Soares dos Santos
Presidente do Grupo Jerónimo Martins
Negócios da Semana | 11-03-2010

http://sic.sapo.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=negocios%20da%20semana&videoId={40A072A5-02D1-4B54-A9CD-7A6804C1F8A7}