Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 15 de março de 2010

Eu entrego o meu IRS primeiro que o teu

Tenho de admitir que nós portugueses, às vezes, somos mesmo estranhos.
Agora que entramos na período de entrega das nossas declarações de rendimentos, vêm-nos à cabeça algumas histórias.
Para quem tem o hábito de entregar o IRS pela internet sabe que é quase regra geral que todos os anos, os últimos dias são perigosos. Como portugueses que somos, guardamos tudo para a última e isto também não costuma ser excepção, então o que acontece é que nos últimos dias e horas do prazo para entrega os servidores da DGCI não aguentam tanta procura e vão-se abaixo. O que já tem acontecido alguns anos é que a DGCI é obrigada a alargar durante mais uns dias o prazo de entrega.
Mas isto, dentro do contexto especial que somos nós, portugueses, já é considerado normal.

O "anormal" aconteceu este ano. No final da semana passada, iniciou o prazo deste ano para entrega do IRS pela internet e aconteceu o que, pelo menos a mim, nunca me passaria pela cabeça.
O serviço de entrega do IRS pela internet esteve indisponível durante largos períodos desses primeiros dias devido ao elevadíssimo número de tentativas de acesso dos utilizadores. O resultado foi que os servidores não aguentaram tantos acessos e aquilo foi abaixo, sem capacidade para dar resposta.

Uma pessoa quando ouve isto pensa logo: "Espera lá! Pára tudo! O que se passa?!".
Ainda pensei se estaria a ler bem e se não seria uma notícia errada. Afinal de contas, o que teria passado pela cabeça do pessoal para estar tudo com pressa para entregar o IRS. Seria um enorme sentido de patriotismo para ajudar o país a reduzir o défice?! Naaa... os portugueses não desses...

Como a curiosidade foi mais forte que eu, tive de ir tentar perceber o que se estava a passar.
Depois de algumas pesquisas pelo melhor amigo do homem logo a seguir ao cão, que é o mesmo que dizer o Google, lá encontrei o motivo que moveu tantos portugueses a querer entregar a Declaração de IRS logo nos primeiros dias.
Parece que este ano, o Governo comprometeu-se e devolver o IRS pago em excesso num prazo de 20 dias a contar da data de entrega, para aqueles contribuintes que entreguem a sua declaração pela Internet. E pronto, está explicado o grande mistério que fez com que os portugueses este ano tivessem reunido os papelinhos todos e feito as contas todas logo no primeiro dia.

Ainda assim, mesmo com esta justificação por trás, só consigo perceber este loucura desenfreada para acertos de contas com o Fisco pela situação de extremo aperto que as pessoas possam estar a viver e pela necessidade mais que urgente de obter algum dinheiro. Pelos vistos, uma necessidade tão grande como de pão para a boca.
São estas "pequenas" coisas que afinal até fazem sentido quando ouvimos constantemente notícias que nos dizem que as famílias portuguesas estão sobre endividadas e com a corda na garganta.
Acredito que este ano os atrasados crónicos não devem ter muitas dificuldades em meter o IRS nos últimos dias.

P.S.: já agora, se alguém ainda não tiver o novo endereço para entregas electrónicas, clique aqui.

JP

3 comentários:

dualidades np disse...

Sócio, vê-se mesmo que só pensas na informática...toda a minha gente sabe que o Governo se comprometeu a processar o reembolso do IRS em 20 dias. Eu fui dos que na 4ªe 5ª.tentei entregar algumas declarações, não só a minha mas também as dos mais chegados e só consegui fazê-lo a partir da meia-noite...depois te direi se em 20 dias sou ou não reembolsado :-)

portasdolivenza disse...

O NP acredita no pai natal,lá para junho, segundo as mas linguas.

portasdolivenza disse...

O NP acredita no pai natal,lá para junho, segundo as mas linguas.