Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ainda dizem mal dos espanhóis...

Tal como já vos tinha comentado, um dos meus hobbys é a genealogia.

E nas últimas semanas tenho conseguido avançar bastante. Consegui agilizar alguns contactos e pareço mais pré-disposto para a pesquisa. Acredito que funcione um pouco como terapia para os fatídicos acontecimentos do final do ano passado.

Enfim...

Seja como fôr, inscrevi-me no Portal do Cidadão onde comecei a fazer on-line o pedido das Certidões de Nascimento, confortavelmente, de forma célere e sem ter que perder tempo a ir até ao Registo Civil de Elvas.

O custo unitário de uma declaração desta natureza ascende a 16,50 €uros acrescido de 0,50 €uros de despesa de correio e é pago no acto do pedido on-line, caso contrário o mesmo não é sequer considerado.

Pareceu-me aceitável, mais ainda porque em quatro dias tinha a informação necessária.

No entanto, esta forma de pesquisa apenas nos remete para um universo de cem anos e no portal do cidadão apenas podem ser solicitada a documentação relativa a factos ocorridos posteriormente a 1910 o que em termos de genealogia é pouco mais que nada.

Descobri então que podia recorrer ao Arquivo Distrital de Portalegre que dispõe dos fundos paroquiais de todo o distrito, logo do concelho de Elvas também.

O contacto foi fácil, também por e-mail, já solicitei alguns Assentos de Baptismo e fui agradavelmente surpreendido com a possibilidade de solicitar fotocópias dos mesmos pela módica quantia de 0,50 €uros, chegando as mesmas pelo correio, após pagamento prévio.

A coisa começou a melhorar.

Relativamente ao ramo da família originário de Mérida colocava-se a dúvida : como conseguir a informação necessária?

Lá fui pesquisar na internet e encontrei o portal espanhol homónimo do nosso portal do cidadão.

Reuni os dados, formulei o pedido on-line e pensei para com os meus botões : "estes espanhóis vão pedir-me os olhos da cara e mais outro pelo Registro de Nacimiento do abuelo... se em Portugal custam 16,50 €uros + 0,50 €uros de despesas de correio..."

Enganei-me rotundamente. Mais uma vez o país vizinho dá provas de ser mais evoluído. Sabem quanto custa o dito Registro de Nacimiento? Nada! E foi-me enviado por correio electrónico de forma mais célere e sem custos de correio.

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Todo neste País custa dinheiro.

Anónimo disse...

Hola Portuñol!!!
:))))

Já sabes k me vais ter k ajudar com a minha!!! :)

Na 2ª volta às senhoras das catacumbas para saber o k apuraram... ;)

Aproxima-se um GRANDE FDS!!!!
yupiiiiiiiiiiiiiii
:))))))))))))))

Jinhos,
MS