Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 10 de março de 2010

Oito e Oitenta (#93)

Oitenta – Barragem do Caia a descarregar e Guadiana com caudal acima do normal

As chuvas que se têm verificado na região nos últimos três meses fizeram subir e muito os recursos hídricos do concelho, apesar de nos parecerem dias cinzentos e fastidiosos.

A Barragem do Caia que no início do Inverno apresentava pouco mais de 30% da sua capacidade, levou a cabo, neste fim-de-semana, descargas obrigatórias, coisa que não acontecia há doze anos.

Em vinte e quatros horas foram descarregados para o rio Caia 5 milhões de metros cúbicos, o que representa o consumo de um ano e meio das populações dos concelhos de Elvas e Campo Maior. Acrescento ainda que, durante o dia de sexta-feira, a barragem recebeu 12 milhões de metros cúbicos.

A cota da barragem quantifica-se em 232.

Também o Guadiana, influenciado pelas chuvas e pela quota máxima da Barragem do Alqueva apresenta um caudal invulgar, proporcionado a quem visita a zona da Ajuda em Elvas um espectáculo de grande beleza.

Desta forma, o abastecimento de água ao concelho e aos concelhos limítrofes, bem como as campanhas de rega estão assegurados por alguns anos tranquilizando as populações.



Oito – Mau aproveitamento dos recursos hídricos do concelho

Mas não há bela sem senão! Poucos serão os concelhos do interior do país atravessados por um rio internacional e tendo no seu perímetro uma barragem como acontece com Elvas.

No entanto, registo com desagrado que, apesar de tanto se falar em turismo e da riqueza que o mesmo proporciona, nunca se tenha investido na criação de uma praia fluvial que atraísse visitantes a Elvas e dinamizasse a economia local.

Nas últimas autárquicas a proposta surgiu em programas eleitorais de Elvas e de Campo Maior.

Considero importante que possa tomar forma com benefícios e geração de receitas que julgo evidentes.

É a minha opinião!

São Mais Dualidades!!!
NP

Nota : As fotos das descargas realizadas na Barragem do Caia foram gentilmente cedidas pelo amigo Paulo Gaminha

4 comentários:

Elvascidade disse...

Ainda há muito que fazer.

As Chamas do Fénix disse...

Caro NP
A água, esse liquido que tem por sinonimo a palavra “vida”, cuidar a água é cuidar o futuro.
Lamentavelmente por vezes esquecemos que até na nossa própria existência somos pequenas barragens vivas com quotas de 70% de água, cuidar a água, as suas reservas será garante que o nosso querido planeta continuará a ser a safira azul do universo.
NP, parabéns pelo post e a fotos da Barragem tens de as pagar nem que seja com umas garrafas de água sabor a cerveja.

Uma grande Chama ti ... Abraço

Anónimo disse...

NP bom post,embora vivamos entre 2 concelhos para os quais o turismo nada lhes diz,como fonte de riqueza,vamos opinando.

A praia fluvial so pode ser feita na barragem por causa da qualidade da agua,porque o guadiana transporta muitos detritos de todo o seu curso.

O aproveitamento do alqueva no concelho de elvas,foi apagado do mapa,e nao devia ser,veja-se juromenha e concelho do alandroal e esta a potenciar um cais,as possibilidades no concelho de elvas em criar um cais aumentavam o turismo da natureza porque o turismo de recreio com embarcaçoes para a pratica do remo,vela,pesca etc. estao em alta,mas a camara de elvas parece nao estar para ai virada,vamos esperar novos desenvolvimentos.

Dualidades JP disse...

O Alqueva é o melhor exemplo disso. Rega só se for para os espanhois. Por cá devem quere-lo para passeios de barco e regar futuros campos de golfe.