Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 16 de março de 2010

Limpar Portugal !!! ... e Elvas também !!

É já no próximo sábado que vai ter lugar a iniciativa "Limpar Portugal".

A ideia teve como base um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, motivando um grupo de amigos portugueses a arregaçar as mangas e "Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia!
Daí até aos milhares de voluntários registados um pouco por todo o país foi um ápice!
Confesso que ainda não me inscrevi, no entanto, considero louvável a iniciativa já que nos compete a todos garantir a saúde do planeta que vamos deixar às gerações vindouras.

Considero que, nos últimos tempos, as boas práticas estão muito mais presentes e estamos muito mais consciencializados para os cuidados a ter com o ambiente. Em casa separamos o lixo, temos o cuidado de o depositar nos respectivos recipientes, evitamos atirar lixo para a via pública, somos mais prudentes no desperdício dos recursos...temos consciência que o somatório dos nossos esforços individuais pode contribuir positivamente para o bem global.

No entanto, há muito a fazer e este tipo de iniciativas contribui positivamente para sensibilizar e despertar consciências.

Para os interessados em participar activamente no próximo sábado, os voluntários continuam a ser bem-vindos no sítio do projecto na Internet :www.limparportugal.org.

Aí terão acesso a toda a informação necessária para se inscreverem, podendo aceder ao detalhe por distrito e por concelho, permitindo associar-se aos movimentos que foram surgindo um pouco por todas as localidades.

Em Elvas, e à data deste post, estavam inscritos 38 voluntários, sendo provável que até sábado mais alguns nos decidamos a estar presentes. Para mais informações acedam a : http://limparportugal.ning.com/group/elvas

Pelo que tenho tido conhecimento, já decorreram reuniões de coordenação e estão identificados alguns pontos da cidade onde a intervenção do grupo se fará sentir, limpando áreas que o desleixo geral tem descuidado.

Como podemos ler no sítio do projecto na Internet :
“ No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema”
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"


São Mais Dualidades!!!
NP

5 comentários:

Mimi disse...

Eu limpo Portugal!!! Ainda que a àrea seja restrita, e não passe das portas para fora da minha casinha :o))
Mas que limpo lá isso limpo :o)))))

Brincadeiras à parte, acho uma óptima iniciativa mas deveria passar primeiro pela sensibilização da maltinha que enfim, despeja os cinzeiros do carro enquanto esta na fila, etc, etc.

Beijinhos,

Unknown disse...

Bom dia, obrigado pela divulgação desta iniciativa "limpar Portugal", queria só referir que a próxima reunião do grupo de Elvas realizar-se-á hoje dia 16 de Março, no "Clube 27" pelas 21:30H, Apareçam mesmo que ainda não estejam inscritos.

Com os melhores cumprimentos

Sónia Prazeres Antunes

Elvascidade disse...

Excelente iniciativa, vou divulgar amanhã.

Dualidades JP disse...

Sem dúvida, iniciativas de louvar.
É preciso é que os muitos javardolas que por aí andam não voltem a sujar.

Anónimo disse...

A iniciativa é boa.

Mas acho k esta tarefa seria muito bem desempenhada por quem está preso e a receber rendimentos mínimos, etc..
Serviço comunitário e a servir a sociedade!!
É que isto de ganhar dinheiro, ter cama, mesa e roupa lavada, é mais hotel k castigo.

Eu tb faço a minha parte. Separo o lixo em casa, ponho na respectiva reciclagem e nunca deito coisas para o chão. E a minha filha já vai pla mesma leva.
Concordo com a sensibilização e criação de "hábitos ambientais".


Jinhos,
MS