Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como as coisas são...

Há cerca de mês e meio atrás, antes do campeonato nacional (re)começar, escrevi aqui a minha modesta análise daquilo que me parecia que seria a nova época. Com base no que tinha sido a "época" das transferências, as entradas e saídas de jogadores nos principais clubes e alguns jogos de pré-época que tinha visto ou ouvido comentários, escrevi aquilo que enquanto adepto me parecia estar a compor-se.
Obviamente que quando se gosta de um clube é difícil despir a pele na totalidade mas quando escrevo estas coisas tento ser o mais imparcial possível. Acredito que não o consiga ser a 100% mas dou o meu melhor. :)

Ontem, já depois de ter voltado a vestir a pele por inteiro e falando com um amigo cujo clube de simpatia até é espanhol (só por isso merecia uma carga de porrada ou então levar com mais um imposto ou dois), recordámos o texto que eu escrevi naquela altura e dois comentários anónimos muito indignados que recebi sobre o que escrevi a respeito do Sporting.

Tendo em vista os acontecimentos das últimas semanas ali para os lados de Alvalade e a título de curiosidade, lembrei-me de ir repescar o que foi escrito naquele dia, a 15/07/2011. O texto e os comentários (o post na integra está aqui).
A parte do meu texto sobre o Sporting dizia isto:

"Quanto ao Sporting, para além da mudança e grande esperança depositada no novo treinador, Domingos Paciência, também enveredou pela mesma estratégia do Benfica: comprar muitos jogadores.
O plantel do Sporting este ano também sofreu uma pequena revolução, com bastantes saídas mas ainda mais entradas.
Domingos também vai ter um desafio semelhante ao de Jorge Jesus, que é pegar num plantel cheio de novidades e a partir disso construir uma nova equipa".

Os comentários indignados diziam isto:

"Este JP "vê" mal...
Sporting enveredou pelo mesmo caminho do Benfica?...
Ou é um problema de "visão", ou já é doença.

"Sporting e Benfica... "iguais"?
O Benfica é um entreposto de jogadores de qualidade duvidosa e nada condizente com a dimensão e historial do clube da Luz.
O Sporting é um clube, nos últimos quatro anos, a dar mostras de ser um clube a reorganizar-se.
Semelhanças... só na cidade a que pertencem: Lisboa!"


Se me perguntarem se estou satisfeito com o meu Benfica, a resposta seria qualquer coisa como: "Se eles jogassem sempre como o fizeram no jogo da Luz com o Twente, era um espectáculo. Mas como isso não tem acontecido, estou medianamente satisfeito e convencido. Ainda tenho algumas dúvidas sobre qual vai ser o rendimento da equipa quando estabilizar, porque tenho visto alguns picos. Espero que estabilize no patamar de cima".

No que ao Sporting diz respeito, não acredito que haja um único adepto que seja que esteja satisfeito com a qualidade de jogo apresentado pela equipa e com o rendimento de muitos dos jogadores que lá estão. Nem o próprio treinador.
Dos que já lá estavam da época passada e de outros que vieram na palete deste ano.

JP

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Eu de bola não entendo muito, se é que entendo muito de qualquer coisa.
O que me parece é que o Benfica ainda está numa de ver qual é o melhor compasso para tirar o melhor rendimento dos artistas e fazer com que todos toquem a mesma melodia.
O Sporting parece-me pior. Não há paciência que aguente tanta infantilidade.
Um abraço e tenham um bom dia.