Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pousada de Elvas

Há dias já tinha lido a notícia, num jornal online, de que a Pousada de Elvas poderia estar em risco de fechar portas e esta semana voltei a encontrar a referência no blog do conterrâneo Cidad’Elvas.

O Grupo Pestana, o actual detentor das Pousadas de Portugal, diz que existem algumas Pousadas da sua rede que atravessam problemas de rentabilidade e a Pousada Elvense é uma delas. O responsável refere que a nossa Pousada "não tem apresentado grandes resultados" mas também considera que "estamos a tentar viabilizar a unidade".
Acaba por dizer, não nos deixando muito descansados, que "se não registar grandes melhorias, o accionista logo vera o que fazer".

De facto considero que são notícias e indícios preocupantes para a Pousada de Elvas e também para a cidade de Elvas, onde esta unidade hoteleira sempre ocupou um lugar de referência no turismo da nossa cidade, pela importância que tem, pois pode gabar-se de ostentar uma marca com muita tradição no turismo em Portugal, como são as Pousadas de Portugal.

O facto da nossa Pousada não ser classificada como histórica joga conta si, pois aquando do acordo que permitiu ao Grupo Pestana adquirir a marca, este comprometeu-se a não encerrar nenhuma das Pousadas classificadas como históricas.
A verdade é que a nossa Pousada, não sendo histórica, fica numa cidade onde história e património não faltam e esse factor de grande relevo deveria ser tido em conta.
Obviamente que no mundo dos negócios não se olha para factores subjectivos, apenas objectivos e números, mas creio que toda a história que envolve a cidade de Elvas poderia ser usada como forma de publicitar a nossa Pousada. Qualquer turista que se aloje na Pousada de Elvas não ficará a dormir num Castelo, Convento ou afins mas em seu redor tem uma mão cheia de história para visitar, com todos os emblemas que Elvas tem para oferecer.
Provavelmente muita gente não escolherá a Pousada de Elvas por desconhecer todo esse património e se se desse a conhecer associado a Pousada poderia ajudar a que muitos turistas a escolhessem.

Não há soluções milagrosas, mas acredito que a nossa Pousada merece todos os esforços para que mantenha as portas abertas. Para o bem de quem lá trabalha e para o bem da nossa cidade, que sem ela perderá uma importante referência turística.

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Vamos esperar que esta referência no turismo da Cidade e do próprio País se mantenha intacta.

Anónimo disse...

Esperar não deve dar grande resultado, o melhor é ir lá passar uns dias pagando a estadia e recomendando o local a outras pessoas para que façam o mesmo. Só entrando dinheiro para pagar as despesas e salários se consegue que se justifique o funcionamento.