Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Outra vez o TGV. Ainda o TGV

É notícia que fez eco na comunicação Social de ontem. Mais uma vez. Mais um capítulo da já longa novela. Vemos um episódio, perdemos os 10 seguintes mas quando voltamos a ver percebemos que está tudo mais ou menos no mesmo ponto e não perdemos grande coisa.

Ontem o nosso Ministro da Economia deslocou-se a Espanha para reunir com o seu homólogo espanhol, o Ministro do Fomento.
De entre vários temas que foram levados na bagagem e foram abordados, um dos principais foi o já "velho" TGV, entre Lisboa e Madrid.
A grande novidade que saiu desta reunião e sobre este tema foi que a decisão do Governo Português será... adiada para Setembro.
Para quem foi para lá convicto de que este é um projecto que neste momento o país não consegue suportar, este "nim" parece-me pouco assertivo.

Segundo publicava ontem um jornal online, "Álvaro Santos Pereira disse hoje ter comunicado ao ministro do Fomento espanhol, José Blanco, a intenção do Governo português de tomar uma decisão final sobre o projecto da alta velocidade em Setembro".
E citando as palavras do nosso Ministro, "Gostaríamos de articular a decisão com as autoridades espanholas para garantir que a ligação de mercadorias se realize".

Pelo menos isso e que isso sim, se verifique. Mais uma vez lá estou eu a bater na mesma tecla já desgastada. Com a situação económica e financeira que vivemos actualmente, e com tendência apenas para piorar, construir um TGV para transportar passageiros entre as duas capitais ibéricas é um tiro nos dois pés.
O que creio que faz todo o sentido é apostar na criação da tal linha ferroviária para transporte de mercadorias entre os dois países.
É nisso que quero acreditar quando na mesma notícia se pode ler "No entender do Ministro, Portugal não tem neste momento, e devido à actual crise, condições para suportar o projecto da alta velocidade entre Lisboa-Madrid como estava previsto. Por essa razão, pretende dar prioridade à ligação de mercadorias entre Sines e Elvas, junto à fronteira espanhola".

Quero acreditar que apesar desta aparente indecisão e falta de convicção na resposta que deu do outro lado da fronteira, a sensatez já antes mostrada sobre este assunto se mantém.
Deixem-se de ideias doidas de TGVs em países praticamente falidos e apostem sim em vias de comunicação que permitam escoar e fazer chegar mais rapidamente os nossos produtos ao resto da Europa. Isso sim pode gerar riqueza.

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Ou muito me engano mas ainda não vai ser em Setembro a decisão definitiva.

Anónimo disse...

JP:
AMEN!!!!!!!!!

Jinhos,
MS