Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mundial Brasil 2014

O futebol tem destas coisas. Mesmo em tempo de férias somos obrigados a fazer algum trabalho de casa para nos mantermos actualizados.
Ainda agora, com o aproximar do início de mais uma época, começámos e voltámos a preocuparmo-nos com os planteis, as saídas e entradas e as exibições dos nossos clubes e ainda temos em mente o final do apuramento da nossa Selecção para o próximo Europeu e já nos estão a mandar mais informação para reter.

Talvez muitos, em gozo de férias, não se tenham apercebido, mas realizou-se no passado fim-de-semana o sorteio da fase de grupos, para o apuramento para o próximo Mundial, a realizar em 2014, no Brasil. Eu próprio dei pela notícia por acaso, enquanto andava a fazer a habitual ronda pelas gordas dos jornais.

A verdade é que já conhecemos os próximos adversários, aqueles com quem a equipa de Paulo Bento terá de se preocupar assim que acabe a nossa participação no Europeu. Com ou sem participação na fase final, isso ainda está por decidir.

Passando rapidamente os olhos pelos adversários do grupo de Portugal, atrevo-me a dizer que até nem tivemos má sorte. Os 5 adversários que nos calharam em sorte e que constituem connosco o grupo F foram a Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão (de más memórias) e Luxemburgo.
Destes 5, provavelmente e em teoria, aquele que nos poderá criar maiores incómodos e dar-nos mais luta pelo primeiro lugar do grupo será mesmo a Rússia.
Os outros 4, em condições normais e se a nossa Selecção não inventar, serão adversários para vencer.

Dos restantes grupos, destaco o grupo I, que juntou os "nuestros vecinos", actuais campeões da Europa e do Mundo com a renovada França. Nesse grupo, os restantes elementos são a Bielorrússia, a Geórgia e os nossos muito prezados Finlandeses.

Por curiosidade, aqui ficam em baixo todos os grupos do Continente Europeu, para nos começarmos a familiarizar com eles. Mas com calma, porque ainda faltam 3 anos. Levemos uma coisa de cada vez e comecemos por torcer pela nossa participação no próximo Europeu, que é daqui a menos de 1 ano.


JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Se não se inventar pelo caminho, acho que vamos lá estar.