Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mundial Sub-20 Colômbia

Enquanto que por cá já começámos a virar as nossas atenções desportivas para o início da Liga de Futebol, que este fim-de-semana já teve a sua primeira jornada, e já com alguns resultados mais ou menos esperados e outros com maior surpresa e já com os primeiros casos de arbitragem, para não variar, a muitos milhares de quilómetros de distância, do outro lado do Oceano Atlântico, a nossa Selecção de Futebol de Sub-20, quase de forma despercebida, vai tentando fazer história.

É na Colômbia que decorre, já desde o dia 29 de Julho, o mundial de Futebol na categoria de Sub-20.
A Selecção Nacional tem participado neste mundial quase de forma incógnita aos olhos da comunicação social e consequentemente do público português. Esse facto, aliado à diferença horária, que tem feito com que na hora portuguesa os jogos sejam realizados pela noite e madrugada dentro, tem provocado que mesmo a transmissão dos mesmos, por parte da RTP, não tenha servido para que estejamos a par do que a nossa Selecção vai fazendo.

A verdade é que a nossa Selecção já fez bastante. Para uma Selecção que chegou a este Mundial muito longe de ser considerada favorita, muito mas muito longe dos tempos em que a mesma estava repleta de pequenas estrelas em ascensão, já conseguiu passar a fase de grupos e eliminar a favorita Argentina nos quartos-de-final. Um jogo sofrido até ao último segundo, que chegou ao fim de 90 + 30 minutos empatado a zero e que só teve um desfecho na marcação das grandes penalidades.

Esta Selecção não tem grandes estrelas nem nomes sonantes, como aconteceu nas suas antecessoras que fizeram história e ganharam os Mundial de Riade em 89 e Lisboa em 91, mas mesmo não tendo nenhum Figo, Rui Costa, Jorge Costa, João Pinto e outros, tem dado boa conta de si.
Tem revelado pouca pontaria no acerto das balizas contrárias, com poucos golos marcados, mas também tem mostrado uma enorme segurança defensiva, não tendo ainda sofrido qualquer golo (a excepção foram os penalties no jogo contra a Argentina).

Portugal avança agora para as meias-finais, onde amanhã vai encontrar a França, que deixou pelo caminho a Nigéria.
Caso Portugal consiga ultrapassar mais esta etapa, irá disputar a final contra o vencedor do jogo Brasil – México.
Num cenário ainda distante, no próxima Sábado, dia 20, poder-se-ia reeditar a final de 1991 no Estádio da Luz, em que Portugal teve de esperar até aos penalties para vencer a final contra o Brasil.

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Grande feito dos novos craques do futebol Português.