Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Festas de Campo Maior 2011

Parece uma quinta-feira como todas as outras, para alguns de férias, e para outros de trabalho mas a perspectivar o fim-de-semana, contudo, na vila raiana de Campo Maior ultimam-se com fervor os preparativos das afamadas Festas do Povo ou das Flores.

Há meses que os campomaiorenses, também chamados camponeses, trabalham com afinco para pôr de pé mais uma edição das festas com mais de um século de história em que as ruas da vila são decoradas com flores de papel elaboradas pelas moradores.

Aos serões, em garagens e outros espaços, foram-se juntando, construindo a pouco e pouco todos os materiais necessários para engalanar a rua de acordo com a criatividade e imaginação do "cabeça de rua".

Milhares e milhares de flores de papel foram feitas por hábeis mãos, no intuito de transformar num jardim de papel o núcleo mais antigo de Campo Maior.

Na madrugada de sexta-feira, todos saem à rua para a chamada "noite da enramação". Nessa noite tudo ajuda, familiares, amigos, as muitas visitas que enchem a vila que quase duplica a sua população residente, além dos milhares de visitantes esperados.
Segundo a organização, na ultima edição que teve lugar em 2004, um milhão de pessoas passou por Campo Maior.

Quando o sábado amanhecer, e ainda se ouvirem pelas ruas o som das pandeiretas dos mais resistentes entoando modas populares designadas "saias", Campo Maior estará coberta de flores de papel de diferentes cores, diferentes motivos, e a população, na sua maioria sem ter dormido, prepara-se para receber os muitos visitantes.

A vila está fechada à circulação automóvel, apenas os moradores e seus familiares e amigos tiveram direito a um livre transito que lhes permite aceder às artérias não decoradas, os restantes veículos serão estacionados nos parques envolventes.

Num raio de setenta quilómetros não se encontra alojamento há meses, tanto do lado português como na vizinha Espanha. É um verdadeiro fenómeno de popularidade turística.

O tráfego vai estar complicado na direcção da vila por estes dias, no entanto, vale a pena o esforço e a visita.

A aposta em espaços nocturnos também foi reforçada e é natural que as noites do Alentejo tenham, durante a próxima semana, Campo Maior como o seu palco principal.
Vai haver discotecas e bares para todos os gostos e Dj’s de renome nacional.

Fica a proposta! De 27 de Agosto a 04 de Setembro visitem Campo Maior!

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Vale realmente a pena visitar.

Anónimo disse...

Lá iremos!!!!
:)


Jinhos,
MS