Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A nova época futebolistica que aí vem

A nova época desportiva já começou e não tarda muito voltamos aos fins-de-semana da bola.
Na linha da frente apresentam-se, por tradição, os chamados três grandes mas, pelo que tem feito nos últimos anos, creio que o Braga também lá merece estar. Poderá até não conseguir lutar pelo primeiro lugar mas certamente irá afectar as contas que os outros pretendem fazer para lá chegar. É o quase quarto grande que o futebol português precisa.

Olhando um pouco para eles à imagem do que foi a época de transferências e a pré-época das equipas, o Porto, apresenta-se como o maior candidato ao titulo.
A maior condicionante que o Porto teve nesta fase de arranque foi mesmo a saída do seu treinador, para os ingleses do Chelsea. Representou um grande encaixe financeiro para o clube de Pinto da Costa mas obrigou-se a improvisar um treinador, com a chamada do ex-adjunto de Villas Boas para orientar a equipa.
Mas, em termos de jogadores, nenhuma das suas pedras fundamentais da época passada saíram, mantendo intacta a equipa que ganhou quase todas as provas onde participou. Vamos ver este ano como a equipa responde na Liga dos Campeões.

O Benfica, pelo que me parece, estará a cair no erro de outros anos. A tentar resolver problemas de épocas mal sucedidas com a compra de jogadores às paletes. Confesso que perdi a conta a quantos foram este ano, mas entre novas aquisições e chamadas de jogadores que estavam emprestados seguramente são mais de 12. Por muita qualidade que os jogadores tenham, isso só por isso não é garantia de uma boa equipa.
Para além disso, a grande maioria desses novos jogadores continuam a ser sul-americanos e nada habituados ao futebol europeu e português. Se a isso somarmos a saída do melhor jogador do ano passado, Fábio Coentrão, ficamos com uma grande interrogação e desafio para Jorge Jesus.

Quanto ao Sporting, para além da mudança e grande esperança depositada no novo treinador, Domingos Paciência, também enveredou pela mesma estratégia do Benfica: comprar muitos jogadores.
O plantel do Sporting este ano também sofreu uma pequena revolução, com bastantes saídas mas ainda mais entradas.
Domingos também vai ter um desafio semelhante ao de Jorge Jesus, que é pegar num plantel cheio de novidades e a partir disso construir uma nova equipa.

O Braga espero que confirme as ultimas boas épocas que fez, cá dentro e lá fora mas terá um bom desafio. Mais um que mudou de trrinador, depois de perder Domingos para o Sporting e que vendeu alguns dos seus jogadores importantes das passadas épocas.
O desafio é partilhado pela Direcção que tenta continuar com uma boa politica de contratações, de comprar bom e barato, valorizar os jogadores e depois vender mais caro e lucrando, como forma de manter a estabilidade financeira do clube.
Torço para que o consiga, pois como disse no início, o futebol português precisa de um bom Braga.

JP

3 comentários:

Anónimo disse...

Este JP "vê" mal...
Sporting enveredou pelo mesmo caminho do Benfica?...
Ou é um problema de "visão", ou já é doença.

Mimi disse...

Ai e tal, ai e tal, ai e tal ... :o))))

SPORTING OLÉ OlÉ !!!!!! :o)))))

beijinhos,

Anónimo disse...

Sporting e Benfica... "iguais"?
O Benfica é um entreposto de jogadores de qualidade duvidosa e nada condizente com a dimensão e historial do clube da Luz.
O Sporting é um clube, nos últimos quatro anos, a dar mostras de ser um clube a reorganizar-se.
Semelhanças... só na cidade a que pertencem: Lisboa!