Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 19 de julho de 2011

Aqui já justificava um corte

Já todos, uma ou outra vez, nos queixamos que nunca há um policia quando precisamos dele ou então que há pouca policia na rua e demais enfiados nas esquadras.
As causas podem ser variadas. Ou há poucos efectivos para o número de habitantes das nossas cidades ou são os agentes que são desviados para tarefas administrativas quando o seu lugar é na rua a zelar pela segurança dos cidadãos.

Por outro lado, todos nós já ouvimos polícias e principalmente sindicatos da classe protestar pela carência eu existe em muitos meios, desde fardamentos que têm de ser pagos pelos próprios agentes até viaturas que não andam, por estarem avariadas e não haver dinheiro para a sua reparação e até mesmo outras viaturas que não têm qualquer problema mas não podem ser usadas ao serviço por não haver dinheiro para combustível.
Como digo, razões para o menos bom funcionamento das forças de segurança podem ser muitas e variadas.

Sei que até pode ser uma gota de água num grande oceano, mas o Diário de Notícias, na sua edição de ontem, dava conta de que em toda a estrutura nacional da PSP existem mais 150 viaturas que estão alocadas exclusivamente a titulo particular de outros tantos chefes da Policia, e pagas, claro, pela PSP. Além disso, associado à viatura, muitos desses chefes contam também com motorista particular.

Segundo Diário de Notícias, "Trata-se de automóveis ligeiros, descaracterizados - alguns foram 'desviados' das equipas de investigação criminal - maioritariamente das marcas Audi, Skoda, Nissan, Mitsubishi e Ford Mondeo. Não têm controlo de quilometragem, de gastos com portagens ou de consumo de combustível".

Como dizia em cima, certamente que isto é uma gota de água no enorme oceano que é o orçamento nacional da PSP mas, principalmente nos tempos que correm em que as palavras mais ouvidas são as de crise, cortes e sacrifícios, este número parece-me bastante elevado.
Não quero ser totalmente radical e dizer que o lugar dos polícias é na rua, não a fazer trabalho de motorista dos seus superiores e colocar em causa a necessidade da totalidade destes chefes de elevada patente terem carro "de serviço", mas fico-me por colocar em causa se na estrutura nacional da PSP haverá 150 lugares que justifiquem tamanha benesse na defesa dos cidadãos.

JP

3 comentários:

Mimi disse...

Concordo plenamente !

Agora com certeza que a rapaziada visada se vai sentir muito injustiçada.

Cheira-me assim a uma grevezita :o)) Numa segunda ou numa sexta, claro !! :o)))

Beijinhos,

Elvascidade disse...

Uma boa medida sem dúvida.

Anónimo disse...

Pois eu não acho que seja uma gota no oceano.
É destas gotas que o país padece e por isso está como está. É que todas juntas fazem um bolo ENORME!!!!
E acredito que se se acabasse essas beneces para as chefias, pelo menos para a gasolina, dos carros patrulha, daria!
Se se acabassem os carros, motoristas, casa à borla (à borla para as chefias, porque são pagas, e bem, por nós) seguramente estariamos melhor.
Já toda a gente concluiu que o problema é que a máquina pública é demasiado pesada.
Noutro dia falavam dos juizes que têm tudo à borla, até casa quando estão deslocados da área de residência.
E pergunto eu: então e os professores que têm que ir para fora fazer meia duzia de horas semanais, que não se podem negar, porque se o fizerem perdem pontos, e têm que pagar a casa de família e a casa/quarto no sitio para onde foram deslocados??? Estes não têm direito a nada e ganham bem menos!
Mais uma vez os compadrios falam mais alto...

Aguardemos as restantes medidas do governo!

Jinhos,
MS