Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Oito e Oitenta (#158)

Oito – Onde pára o Verão?

Procura-se! Foi visto o ano passado, trazia temperaturas elevadas, ausência de vento e noites abafadas.

Parece que o verão 2011 não quer marcar presença. As temperaturas andam em media dez graus abaixo das habituais para a época.

A semana passada estive a banhos, conforme vos dei conta aqui no nosso cantinho, e apesar do tempo estar agradável para fazer praia, as tardes foram marcadas por vento forte que provocava aos banhistas verdadeiras "sovas de areia", cenário pouco agradável para quem procura uma estadia agradável a beira-mar.

A temperatura da água, em consonância com a temperatura exterior, não convidava a grandes banhos, mais parecendo que se estava na Nazaré e não em águas algarvias.

Por fim, as noites apresentavam-se frescas, ou ate frias, bastantes diferentes das veladas quentes e abafadas que convidam a estar numa esplanada ao ar livre, ou nos fantásticos bares de praia propícios da época.

Enfim...aguardamos que apareça.


Oitenta – Menos incêndios

Mas, como não há bela sem senão, as temperaturas mais baixas têm permitido que o flagelo dos incêndios não se verifique como habitualmente.

As temperaturas mais baixas e alguns choviscos que tem assolado o norte do país contribuem para que a área ardida seja significativamente inferior a que se regista ano após ano.

O dia de ontem trouxe, contudo, alguns focos de incêndio ao distrito de Castelo Branco, sendo o mais preocupante em Polvarinho.

A previsão meteorológica aponta para que as temperaturas se mantenham com máximas de 33º em Elvas e mínimas de 17º ou 18º...

Pelo menos que a ausência do verão sirva para que seja francamente inferior a área nacional ardida.

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Anónimo disse...

8:
De facto este ano o verão está a ser muito diferente.
Pode ser que o agosto arrebite ;)

80:
Ainda bem.
Se bem que há muitos, não sei a percentagem, que são postos por tarados pirómanos.
De qualquer maneira, ainda bem que há menos matas ardidas!!!

Jinhos,
MS

Elvascidade disse...

Bom para umas coisas, mas mau para outras.
Sinceramente sinto falta principalmente das noites de Verão.