Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festival Medieval de Elvas

É já a partir de hoje e até ao próximo domingo que a parte alta da cidade de Elvas faz uma viagem no tempo e nos convida a todos a reviver as emoções da Idade Média.

Nessa altura a cidade era uma importante praça de guerra, linha avançada de defesa da independência nacional contra um rival histórico: o Reino de Espanha.
Segundo Censos da época, Elvas chegou a ser a quinta cidade do reino, apenas precedida por Lisboa, Porto, Évora e Santarém... tempos áureos que infelizmente hoje não se verificam.

O certame medieval tem vindo a afirmar-se ano após ano e é já uma referência na cidade, na região e principalmente na vizinha extremadura de onde nos chegam centenas e centenas de visitantes. A manter-se a tradição dos últimos anos vão ser aos milhares os que vão querer ver "in loco" a quinta edição do Festival Medieval de Elvas.

A envolvente ao Castelo é propicia à celebração, a recriação também me parece ser muito bem conseguida e o esplendor das muralhas é a cereja no topo do bolo, este ano com o encanto especial de terem uma iluminação condigna com a sua imponência. Acredito que seja convidativo um passeio pelo exterior da muralha do castelo na íngreme encosta que nos leva até ao Cemitério dos Ingleses. A máquina fotográfica não vai ter descanso na procura incessante pelo melhor ângulo.

Do programa fazem parte danças medievais, torneios, danças com fogo, falcoaria, tabernas, tiros com arco, bobos, saltimbancos... tudo o que possa ajudar a que nos sintamos realmente de volta à Idade Média.

A cidade continua na conquista de visitantes através do investimento em eventos que despertem a sua curiosidade. Depois do Carnaval de Verão de há 15 dias e do Bacalhau Dourado de há três semanas, esperamos que a restauração elvense volte a facturar e vá fidelizando cada vez mais clientes, enquanto veículo que sustenta a economia local. A aposta passa por uma gastronomia diversificada, tradicional e bem confeccionada, aliada a um bom serviço, preferencialmente amável e simpático.

Enquanto a crise continua a assolar-nos e não surgem investimentos e perspectivas de trabalho por estas paragens, que se vá dando alguns balões de oxigénio a quem já sobrevive com tantas dificuldades. E temos que nos valer por nós próprios porque este governo, à semelhança dos anteriores não parece interessado em investir no Alentejo nem em criar condições que fixem as populações... o TGV já foi e em carteira apenas parece constar a palavra de ordem "contenção, contenção, contenção".

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Grande proposta para o fim de semana. Vale a pena visitar.