Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Oito e Oitenta (#159)

Oito: Governo

Confesso que tenho muita dificuldade em compreender os aumentos nas tarifas dos transportes públicos que vão entrar em vigor já no próximo dia 1 de Agosto. Que a altura é de crise todos sabemos e não é preciso estar a chover no molhado mas não me parece de maneira nenhuma que o caminho seja por aí. Todos sabemos também que os maus transportes públicos que temos são ainda assim a única forma que muitas pessoas de menores rendimentos têm para se deslocar de casa para o emprego e vice-versa.
Se a tudo isto somarmos o valor estupidamente alto que os combustíveis têm actualmente, dá que pensar a dificuldade que muitas pessoas terão em sair de casa de manhã para ir ganhar a vida.
Por tudo isso não me parece que aumentos médios na ordem dos 15% e alguns que ultrapassam os 25% nas áreas da Grande Lisboa e Grande Porto sejam a melhor forma de resolver a crise.


Oitenta: Ministro da Economia

Finalmente ouvi alguém com responsabilidades neste país ter uma opinião realista, ajustada e com visão sobre o TGV e uma possível nova ligação ferroviária ibérica e internacional. Essa opinião veio da boca no novo Ministro da Economia numa entrevista concedida ao jornal espanhol El Pais.
Melhor do que ser eu a falar, é deixar aqui o que foi dito por Álvaro Santos Pereira sobre o tema:

"É o caso da ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid. Questionado se não foi irresponsável anunciar a suspensão do projecto, o ministro não se fez rogado: «Irresponsável era fazer um projecto com premissas totalmente fora da realidade. Isso é não ter respeito pelo dinheiro dos contribuintes».

«Creio que é muito importante que Portugal e Espanha se empenhem num projecto que é fundamental para os dois países, e que é a construção de uma linha de mercadorias transfronteiriça que ligue a Península à Europa. Sou um defensor de uma linha de mercadorias que torne as nossas exportações mais competitivas», concluiu".

JP

3 comentários:

Elvascidade disse...

… continuamos a fundar-nos. Quanto ao comboio de mercadorias, mais uma vez não vai passar de promessas e mais projectos.

Anónimo disse...

Há sempre um "optimista" e "confiante num futuro melhor" à espera por si...

Anónimo disse...

O País no seu todo tem k dar grandes voltas.
A maior vantagem k este governo tem é de ter mt snague novo com poucos compadrios.
Mas esse também é uma grande dificuldade k poderão vir a ter...
Aguardemos.

Jinhos,
MS