Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Final do Peso Pesado

É já este fim-de-semana que a SIC põe ponto final na primeira edição de um novo formato de reality shows : o Peso Pesado.

A gala final dirigida pela mui experiente Júlia Pinheiro vai ter o Campo Pequeno como pano de fundo e promete muito bons resultados de audiências.

Apesar de todo o sensacionalismo à volta deste tipo de programas, considero que o mesmo pode ter muita utilidade para todos quantos se batem com igual dificuldade.

Doze cidadãos anónimos, iguais a tantos outros com que diariamente nos cruzamos na rua ou com os quais lidamos de perto, submeteram-se a deixar as suas vidas, as suas famílias para perseguirem uma ambição de longa data : perderem peso.

Mas a experiência que este programa lhes proporcionou vai muito para além disso…os treinadores fizeram um excelente trabalho ao nível psicológico, reforçando a auto-estima e o amor-próprio dos concorrentes, conseguindo cativá-los para o exercício através dos resultados que foram obtidos. O esforço e o suor dispendidos em cada treino viram a sua recompensa a cada domingo quando a balança indicava menos peso.

Há trabalhos notáveis, como Júlia Pinheiro não se cansa de repetir, tais como do alentejano Filipe, o que mais peso perdeu, sendo actualmente uma nova pessoa ou o jovem Rodrigo, cuja imagem à data da expulsão da herdade era completamente diferente da que ostentava quando entrou, da sua mãe Paula, do casal Fábio e Vanessa, enfim…

A SIC fez serviço público ao mostrar a muitos portugueses novas e apetitosas formas de comer, mais saudáveis e ricas, evitando a obesidade de alguns, saciando igualmente a sua gula.

No passado domingo os quatro finalistas deixaram a herdade, Fábio e João enquanto finalistas apurados e Vanessa e Paula nas mãos do grande público na conquista pelo lugar de terceira finalista. Particularmente estou convencido que o posto vai caber a Vanessa…o tuga gosta de uma história romântica e por certo vai querer constatar se na final Fábio e Vanessa dão mesmo o nó como Júlia Pinheiro já especulou.

A grande surpresa da noite vai ser o reaparecimento dos ex-concorrentes. Depois de semanas sem lhes pormos a vista em cima, tendo continuado a realizar cá fora os treinos e a alimentação aconselhada, as diferenças serão mais que notórias.

Seja quem for o vencedor dos 50 mil euros, a vida destas doze pessoas nunca mais será a mesma. Ganharam saúde, auto-estima e novo alento para ultrapassar as suas limitações e a viverem com mais qualidade e ambição.

Só por isso já valeu tudo…oxalá tenham servido de exemplo a muitos mais que, desde as suas casas, possam também dar o passo que falta para melhorarem a sua existência.

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Um bom exemplo a seguir por muita gente.

Anónimo disse...

Sem dúvida que foi o Reality show mais útil até ao momento.
Educaram os k lá tiveram e os que assistiram.
Ainda que não se seja gordo, há imensa gente k devido à má alimentação tem níveis de Colesterois, tensões altas e afins, em idades cada vez mais jovens. Coisas k antes eram sinónimo de 3ª idade, agora qq um tem. Até crianças...

Jinhos,
MS