Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Concurso da Wikimedia de fotografia

Agora que já estamos no período de férias e estamos prestes a entrar no mês de férias por excelência, que é o Agosto, nada melhor que aproveitar para fazer espairecer, distrair a cabeça e fazer aquelas coisas que gostamos mas para as quais não temos tempo durante o resto do ano.

O post de hoje podia perfeitamente encaixar numa Sugestão Dual e é destinado a quem está de férias, ou pelo menos gosta de viajar, e tem uma pequena paixão pela fotografia.
Para quem tem esse gosto e não dispensa uma saída com a sua máquina fotográfica ao pescoço, este pode ser um desafio interessante e uma forma de aliar o útil ao agradável.
O site da Wikimedia Portugal está a promover um concurso de fotografias dos monumentos portugueses. O concurso decorre a nível nacional, em vários países europeus, com o objectivo de recolher fotografias de todo o património edificado da Europa e que fiquem disponíveis para todos quantos queiram, sem quaisquer direitos de autor.

Segundo o que é dito sobre o mesmo, "O concurso, chamado Wiki Loves Monuments 2011, teve a sua primeira edição em 2010 nos Países Baixos, e resultou em cerca de 12.500 fotografias de 8.000 monumentos. Este ano são 17 os países aderentes e a acção tem duas fases distintas. Numa primeira fase são seleccionados e premiados os vencedores nacionais. Numa segunda fase, seleccionam-se os vencedores entre os melhores de cada país".

"As fotos devem ser da autoria dos concorrentes e podem ser enviadas de 1 a 30 de Setembro de 2011 no link que estará disponível no site. Cada concorrente pode submeter quantas fotografias quiser (há um prémio para o maior número de fotografias de monumentos diferentes). Também pode concorrer à categoria de Melhor Fotografia ou ao Prémio Pousadas".

"As imagens enviadas ficarão disponíveis no repositório Wikimedia Commons e irão ilustrar os artigos da Wikipédia".

"A edição portuguesa deste concurso conta com o patrocínio das Pousadas de Portugal, da Fotosport, do Projecto Origens e do SIPA (Sistema de Informação para o Património Arquitectónico). A nível nacional, os concorrentes habilitam-se a ganhar estadias nas Pousadas de Portugal, telas e impressões fotográficas, entre outros prémios".

E aqui está um desafio aliciante para quem gosta de combinar património e fotografia.
Sem puxar muito pela imaginação, acredito que a nossa cidade de Elvas tenha alguns excelentes exemplares que podem servir de modelos para a participação neste concurso. Será uma excelente forma de dar a conhecer Elvas. A isso apenas bastará juntar o jeito de cada um com a máquina fotográfica. :)

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Uma boa sugestão para os nossos colegas do blog "fotografos de Elvas"

Anónimo disse...

Vou ganhar. :)