Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Oito e Oitenta (#156)

Oito: Já somos "lixo"

Quando pensamos que a situação do país bateu no fundo e não pode descer mais baixo eis que surge alguém que faz questão de nos provar o contrário.
Foi o que aconteceu ontem. E desta vez foi a agência de rating americana, Moody’s.
Em nova avalização que fez da situação do nosso país decidiu cortar o rating do nível "Baa1" para "Ba2", ou seja, entrámos na classificação de "lixo".
Ou seja, em termos gerais, quer dizer que a nossa dívida, aos olhos desta Agência, vale cada vez menos e inspira cada vez menos confiança para que os investidores apostem em nós.

Das duas, uma. Ou estes senhores andam desatentos da realidade do nosso país, ou então já nem o anunciado corte de cerca de 50% no nosso subsídio de Natal serviu para acalmar a forma como olham para as hipóteses que o nosso país tem de "dar a volta por cima" a esta situação.
A Grécia começou assim...


Oitenta: As praias portuguesas

Agora que mais uma época balnear começou e que nos estamos a preparar para as férias de verão, normalmente com praia pelo meio, é sempre bom saber que temos boas praias à nossa disposição.
A lista anual que divulga as praias portuguesas com bandeira azul foi divulgada há alguns dias e mostra que a maioria das nossas praias continua a poder ostentar essa bandeira.
Portugal é alias um dos países do mundo com maior número de praias com bandeira azul. Sem dúvida um excelente incentivo ao lema "vá para fora cá dentro".

JP

2 comentários:

Anónimo disse...

As avaliações de dívida pelo que sei baseiam-se precisamente na dívida, e a de Portugal continua a crescer sem perspectiva à vista de se começar a pagar o que se deve, portanto é natural que as avaliações continuem a baixar. O facto do estado ir comer os tais 50% não deve ter grande influência pois muito provavelmente esse montante não vai ser usado para amortizações.

Anónimo disse...

8:
Independentemente de não tarmos bem, continuo a achar que é mais uma artimanha dos americanos, para acabarem com a CE.
Só começando a afundar os amis fracos é que dão cabo disto.
Acho ESTRANHISSIMO, que todas as empresas de rating seja norte americanas!
É outro tipo de guerra. Não é com armas, não é psicológica, é mais uma espécie de Lobing às claras!

80:
Alguma coisa boa.
Os portugueses ouviram o apelo a deixar o dinheiro cá dentro. Portugal de norte a sul tá à pinha!
Esperemos k os agentes económicos, principalmente os do turismo, não acabem a temporada a dizer que perderam dinehiro...
Mania que o povo portuguÊs tem de chorar e Re-chorar!!!!!!!!!!!!!

Jinhos,
MS