Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Oito e Oitenta (#157)

Oito: Resultados dos censos 2011

Acho que ninguém pode dizer que ficou surpreendido com os valores e as realidades que os censos 2011 vieram mostrar-nos, mas ainda assim o meu Oito.
É triste verificar que a tendência do nosso país continua a não ser invertida. Muito pelo contrário. Os distritos do interior, principalmente Alentejo e Trás-os-Montes continuam a perder habitantes para os habituais distritos do Litoral e para as grandes cidades.

As migrações do nosso país continuam a acentuar-se no sentido do costume. O distrito de Portalegre na sua totalidade conta com pouco mais de 100 mil habitantes. Menos que muitos concelhos da área da grande Lisboa ou grande Porto.
Muitas pessoas são literalmente obrigadas a sair do sitio que as viu nascer para conseguir encontrar o emprego que gostam ou, simplesmente, precisam. Eu me incluo.
Uma tendência que muito dificilmente vejo condições de ser inverter.


Oitenta: Rui Costa

Não, não vou falar do Rui Costa ex-jogador do Benfica. Vou falar do Rui Costa, ciclista que defende as cores da equipa espanhola da Movistar e participa actualmente na Volta a França.

No passado Sábado, o ciclista português venceu a 8ª etapa do Tour, a mais importante prova do ciclismo mundial.
Numa etapa que ligou Aigurance a Syper Besse Sancy, Rui Costa integrou uma fuga colectiva que começou bastante cedo. Todos os outros ciclistas que integraram a fuga foram sendo apanhados pelo pelotão, à excepção de Rui Costa, que conseguiu assim a vitória na etapa, percorrendo os 189 quilómetros num tempo de 4 horas, 36 minutos e 12 segundos.

O ciclista luso juntou o seu nome a uma lista de nomes consagrados do ciclismo nacional que conseguiram vencer pelo menos uma etapa da maior prova velocipédica mundial. Antes dele, apenas Joaquim Agostinho, Paulo Ferreira, Acácio da Silva, José Azevedo e Sérgio Paulinho tinham conseguido tal feito.

JP

Sem comentários: