Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Censos 2011 no Distrito de Portalegre

Já são conhecidos os resultados da contagem a que, recentemente, a população portuguesa e aqui residente foi submetida.

Mas deixemos os totais nacionais e foquemo-nos no distrito de Portalegre, um dos mais envelhecidos e com menor número de habitantes.

Os valores totais dizem-nos que no conjunto dos quinze concelhos que o compõem, o distrito perdeu 6,8% da sua população que é como quem diz 8.066 pessoas. No total somos agora 118.952 habitantes.

A cidade de Portalegre continua a ser o concelho com maior número de habitantes, 24.973, contra os 23.087 do concelho de Elvas.

Analisando a evolução, Portalegre perde 958 residentes relativamente a 2001, ou seja, 3,9%, uma perda que me parece substancial e que espelha a difícil situação económica que assola a capital de distrito com o encerramento de várias unidades fabris que compunham o seu tecido empresarial.

Elvas regista uma perda menos acentuada. Perde 274 pessoas face ao número de habitantes de 2001, ou seja, 1,1%. A situação económica elvense não é muito melhor que a da capital de distrito, contudo a sua situação raiana confere-lhe um estatuto particular. Acredito que a atenuar a quebra de habitantes esteja o número de famílias espanholas que tem vindo a fixar-se em Elvas à procura de melhores condições de vida.

Pela positiva destaca-se o vizinho concelho de Campo Maior onde a pujança económica do Grupo Delta contribuiu para um aumento da população em 406 pessoas. Actualmente a vila soma 8.793 habitantes, mais 4,6% que em 2001.

O resto do distrito, com excepção feita à cidade de Ponte de Sor e à vila de Nisa apresenta valores muito baixos de habitantes e com quebras acentuadas, sinal da desertificação, da falta de oportunidades e da ruralidade do mesmo…o tal Portugal a dois tempos que tantas vezes aqui temos debatido no nosso Dualidades.

Se no tempo de vacas gordas os sucessivos governos não criaram investimentos estruturantes para o distrito, não será agora que as vacas estão bem mais magras que as apostas vão aparecer…

Cristóvão Crespo e Pedro Marques representam-nos na Assembleia da República, esperemos para ver, apesar da esperança ser pouca. A continuarmos assim, em 2021 o distrito continuará a perder habitantes e com eles os seus sonhos, a sua dinâmica e a sua vontade de o fazer maior e melhor.

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto, a tendencia de sair do interior, continua.
Esperemos k a pouco e pouco a tendencia pare.

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

Vergonhoso e a camara de elvas ainda nao ter feito os pagamentos a alguns recenseadores e ja la vao mais de 2 meses da conclusao do trabalho...