Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que será das nossas pontes

Este fim-de-semana foi um pouco estranho. E a culpa foi dos anteriores fins-de-semana mais longos e das respectivas semanas de trabalho mais curtas, com feriados nacionais, feriados municipais aqui por Lisboa e pontes à mistura.
Depois de uns fins-de-semana anormalmente longos, voltarmos a um fim-de-semana com uns meros dois dias sabe a pouco e deixa-nos com um sabor a "quero mais". Finalizados os dois dias não há mais bem-bom, é preparar para mais uma semana de trabalho.

Como bom português, não coisa que aprecie mais que um feriadozito. E se der para uma ponte, ainda melhor.
Nestes momentos não há crise que nos sensibilize ou nos faça pensar em produtividade. É mais forte e faz parte de nós.

Mas este nosso "pecadozito" pode estar prestes a ser cortado. Pelo menos a parte das pontes.
Após este novo Governo tomar posse começou a ouvir-se falar na hipótese dos feriados que calham estrategicamente em dias da semana que "obriguem" os portugueses a fazer a sua ponte poderão ser movidos e "encostados" ao fim-de-semana.
O objectivo é esse mesmo. Evitar que os portugueses façam as tais pontes e consequentemente menos dias de produtividade.

Neste aspecto estou um bocado relutante e duvidoso quanto a quem é que pretendem atingir com esta medida. Passo a explicar.
Quando eu aproveito um feriado para fazer uma ponte, não estou a fazer mais do que meter e gastar um dos meus dias de férias, a que tenho direito. Pois bem, se estou a gastar um dos meus dias de férias, quer dizer que não o vou gozar noutra altura qualquer.
Se desperdiço um dia de produtividade na ponte, não o vou desperdiçar noutro dia qualquer.
Portanto, do meu ponto de vista, essa medida não vai servir para aumentar a minha produtividade e de muitos outros que têm de fazer o mesmo se quiserem gozar uma ponta.
Por este motivo, se esta medida vier a ser implementada, do meu ponto de vista, apenas poderá afectar e melhorar a produtividade daqueles que têm facilidade em construir as suas pontes à base de baixas e falsas justificações para faltar ao trabalho, não usando dias de férias para o efeito.
Não deve servir de muito...

JP

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho k essa política resulta mesmo em "mais produtividade".
Os espamhóis já adoptaram esse sistema à algum tempo.

Aguardemos....

Jinhos,
MS