Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Regresso ao passado - Escola Primária da Boa Fé

Depois de ler o post de Segunda-feira do NP, sobre a nossa velhinha Escola Secundária D. Sancho II, dei por mim saudosista, a fazer um regresso ao passado e a recuperar velhas memórias dos tempos de criança e adolescente inconsciente, enquanto aluno dessa escola.
Sobre os famosos lanches do intervalo das 10h20, o tal que tinha 20 minutos de duração, guardo a feliz lembrança de saltar o baixo gradeamento que circundava a escola para ir a uma pastelaria próxima comprar as deliciosas pirâmides de chocolate ou então, melhor ainda, algum tempo depois e menos amiúde, ir até ao supermercado comprar as fantásticas tortas de chocolate da Dancake (aqui lembrei-me do Zé Miguel) e mamar uma inteira no intervalo. :)

Mas a velocidade e a dimensão do meu retrocesso nas memórias foi tal que não me fiquei por aí. Depois de relembrar algumas dessas aventuras e desventuras na escola Secundária continuei ainda a retroceder e quase sem dar por isso dei por mim a ver-me na minha ainda mais velhinha e saudosa escola primária da Boa-fé.
Lembrei-me do primeiro dia de escola, em que chegada a hora da entrada a minha mãe lá me deixou e em que a professora foi forçada a antecipar o intervalo porque o JP não parava de chorar.
Boas lembranças guardo da Dona Fátima, aquela que foi a minha primeira professora e que me acompanhou durante os 4 anos da então denominada escola primária.
Lembrei-me e consegui rever o edifício em que fiz os 4 anos da escola primária. O edifício que ficava do lado direito, daqueles que ficam na parte de cima da escola, logo na primeira "fila". Com um bom horário, com entrada às 9 da manhã, saída ao meio-dia para ir almoçar a casa, regresso às 14 para o parte da tarde e fim do dia, parece-me, às 16 horas.

No meio de tudo isto vieram-me à memória os colegas e maiores amigos da turma. O Saragoça, o Luis, o Batuca, o Toni Vidigal, o Passarinho, o Sintra, o Américo, a Carla, a Sandra, a Fátima, a Felicidade, sempre com a sua enorme trança, a sua imagem de marca. Os "preferidos" da altura.
Lembrei-me daqueles recreios, a correr de um lado para o outro, brincar às brincadeiras da altura e que agora já se extinguiram, de jogar à bola no pátio da escola, que ficava nas traseiras. De ter levado as minhas primeiras reguadas durante um jogo de futebol, quando a professora no intervalo saiu pela porta das traseiras e mandou parar o jogo porque ia atravessar o pátio para ir à casa de banho e o JP, nesse instante, com o entusiasmo da jogada, chutou a bola e acertou precisamente no único sitio onde não podia acertar. No rabo da professora. Deve ter sido nesse dia que precocemente desisti de investir na minha carreira de jogador de futebol profissional. Aliás, dessa turma inteira, o único que conseguiu seguir a carreira foi o Toni.

Consegui ainda lembrar-me dos pacotes de leite que a dada altura passaram a ser distribuídos nos intervalos. Lembro-me de fazer de tudo para conseguir mandar o meu pacote fora, quem que a professora desse por isso, por detestar leite "branco". Apenas quando se deu o salto para leite com chocolate consegui ficar satisfeito com essa "obrigatoriedade" de beber o leite.

Enfim, acho que podia continuar aqui a falar das minhas memórias da escola primária durante mais uma infinidade de posts, mas era capaz de entediar toda a gente. Afinal de contas, as memórias são de cada um e apenas a cada nos dizem algo (muito).

JP

4 comentários:

dualidades np disse...

Não te consigo imaginar na tua infância...só te conheci já em fase adolescente. Ainda se tivesses Facebook, agora está mt na moda recordar pérolas do passado. :-)

Elvascidade disse...

Recordar é viver. :)

Anónimo disse...

K fixe!!!
Eu não andei na escola da Boa-fé, mas estas lembranças acho k são comuns à malta. As escola, mais coisa, menos coisa eram todas parecidas. Tanto em termos de arquitectura como nas rotinas. E havia uma coisa que hoje há muito pouco: respeito! Era a Srª. Professora. Actualmente é a Prof... :(
Acho k a este nível a sociedade regrediu.

Estou a adorar este Vosso recordar. Continuem!!!!

Só uma aparte, a AP andou na escola da Boa-Fé com a Pack!!!!!!!!
E cá tá ela inteirinha e de boa saúde. Já a Pack... Enfim, colhe-se o k se semeia.

Bom fds.

Jinhos,
MS

Dualidades JP disse...

NP, eu sobre ti já não posso dizer o mesmo. Depois de ver uma certa foto imaginei logo o filme todo. Há imagens que não deixam dúvidas. :D

Mas se quiseres saber como eu era na infância posso dizer-te que já na altura era assim giraço, só que um bocado mais baixo. O charme já lá estava. :D