Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Maldita nicotina! por MS

Éramos 3: 1 veterano, pois já era o 2º intento, e 2 noviças, que da excitação pareciam umas galinhas. Os 130km percorridos, a voar, passaram-se muito bem entre risadas. A malta gosta mesmo é de convívio!!

Lá chegámos a D. Benito. Numa rua estreita, com transito em ambos os sentidos. Casas de um lado e de outro. Baixas. Máximo 1º andar. O nosso veterano, com memória fotográfica levou-nos ao exacto local à 1ª!

A porta à face do passeio estava aberta. Olhando para dentro, via-se uma escada que nos conduzia à porta de casa no 1º andar. Subimos, tocámos e o Manuel veio abrir.
Eu fui a última, pois estava a esfumaçar o último cigarro, como se não houvesse amanhã!!

O Manuel cumprimentou-nos 1 por 1, reconheceu o veterano, indicou-nos a sala, logo à esquerda da porta de entrada, e perguntou-nos quem era o 1º? Em milésimos de segundos, decidiu-se por maioria que era a Soa! E lá foi ela tentar a Sua sorte enquanto explorávamos a sala…
Uma casa pequena com o essencial, nada de luxos. Por outro lado extremamente organizada, do tipo de casa de gajo que sempre viveu sozinho e sempre fez tudo, portanto nunca teve gaja!
Antes de ir procurei informações do nosso anfitrião e disseram-me primeiro que era bruxo, depois que era enfermeiro e por fim que era missionário. Efectivamente missionário sem dúvida que foi.
Na sala havia várias fotos, de família, dele em missões, crianças dessas missões; Máscaras e esculturas africanas, artesanato sul americano, maia, pedras vulcânicas e uma estante pequena cheia de fósseis: dentes, conchas, búzios, peixes.
O gosto que tinha pelos sítios onde tinha passado, têm ali aquele espaço como tributo.
Um cheiro muito leve e agradável a incenso e ervas, enquadrava este espaço soalheiro cheio de recordações.

Com esta informação recolhida in loco, fiquei aliviada! Porquê? Bem, se fosse bruxo não tinha ido. Não domino a temática e tenho receio; Se fosse enfermeiro, ia-lhe fazer muitas perguntas, tenho sempre medo de experiência à "má fila" e poder ser cobaia; Sendo missionário, tá tudo na paz! Porquê? Pois quem anda por esse mundo fora, conhece as medicinas tradicionais que são a base do que é reproduzido artificialmente em laboratório e combinado, e redoseado... Não há nada para inventar, falta é descobrir o que foi inventado ;)

A Soa saiu e entrei eu. Uma sala de jantar com uma camilha rectangular aquecida por um aquecedor a gás. Esta sala já mais impessoal com poucas fotos. Em cima da camilha estava então um copo transparente com água, um cinzeiro quadrado, grande e colorido onde já jazia o último cigarro da Soa!
O Manuel, figura magra, dos seus cinquentas e muitos, com uma assimetria da mandíbula no lado esquerdo, óculos, com o seu “piquinho” de padre e eventualmente uma sexualidade invertida, lá me disse que o copo continha umas gotas de extracto/essência de mandioca. Substancia esta que inibia a vontade de fumar devido a "blá, blá, blá..."
Acto contínuo disse para beber a água. Bebi em vários golos e havia um sabor que me era familiar mas que não consegui identificar. Um dia destes lembro-me. Ele explicou que a formação académica inicial foi a de enfermeiro e que nessa condição, trabalhou alguns anos no hospital na ala de toxicodependentes. Disse-me que a nicotina é muito mais viciante que a heroína, cocaína, álcool, etc... Falou-me dos malefícios do tabaco, que estão comprovadíssimos cientificamente.
Disse para acender o meu último cigarro. Enquanto fumava, ele levantou-se e pôs-se a fazer uma espécie de massagem na minha cabeça. Perguntei o que estava a fazer, ao que o Manuel respondeu que era uma espécie de “Raki”, mas também com 1 cariz religioso. O Manuel com tanto mundo e realidades que já viu, tem seguramente umas crenças e perspectivas muito próprias de tudo. Neste caso, o que nos levou lá não é excepção. E se todos somos energia, qual o problema de alguém nos projectar uma energia extra para deixar de fumar e de nos dar um remédio natural para controlar a ansiedade do fumador?

Resultados após 24h:
Soa – 1 semana antes de ir, começou a fazer acupunctura. Embora lhe soubesse mal o tabaco, não conseguia controlar o impulso de dar 2 ou 3 bafos. Agora não lhe pega!;
Veterano – Ia com pouca convicção, mas está-se a aguentar sem ansiedade;
Eu- Até agora também estou a controlar. O mais complicado é quando tenho fome...

Os 3 achamos que a força de vontade é o principal de todo este processo. Mas há que ter em consideração que o que tomámos seguramente que fez alguma coisa. Nenhum está "stressado" com a abstinência.

Quem quiser experimentar o NP dá o contacto.
É de salientar que o copo de água custa 20€. O dinheiro reverte a favor de missões onde o Manuel já esteve.

Várias pessoas já tentaram, umas deixam de fumar, outras voltam, outras desistem...
Cada caso é um caso, como será o vosso?

MS

11 comentários:

Mimi disse...

Acredito acima de tudo na força de vontade ;o)

Mas quando te atacar a fome tu come rapariga !!!

Nada de bafos e bafinhos que essas merdas só nos fazem é mal à pele:o)))))

Beijinhos e força

Dualidades JP disse...

deste post. Sou totalmente céptico em relação a estas coisas e não acredito nesses "poderes" curativos.
Faz-me lembrar a história da pulseira do equilibrio. :)

Admito a hipótese de andar enganado há mais de 30 anos, mas até prova em contrário vou continuar assim.

Sobre o texto em si, está bastante engraçado. Ainda me ri a ler.
De qualquer forma, espero que consigas deixar de fumar. Com uns copos de água ou de vinho, se for preciso. :)

Mimi disse...

JP,

Aposto no copo do vinho !!! CHEIOOOOOOOOOOOOOOOOOO :o)))))

Beijinhos,

Unknown disse...

Achei fantástico o post, não só pela questão do deixar de fumar, mas pela expressividade do texto.
Pormenores fantásticos que faz com que a pessoa entre no texto como se estivessemos estado presentes naquele momento.
Força para deixar de vez esse vicio que, como bem o dizes,faz mal à saude e à carteira.
Beijokitas
Rosa

Dualidades JP disse...

Aqui fica o meu comentário escrito como deve ser. O anterior foi resultado de um copy/paste mal feito. :)


Não consigo evitar a minha sinceridade no comentário ao tema deste post. Sou totalmente céptico em relação a estas coisas e não acredito nesses "poderes" curativos.
Faz-me lembrar a história da pulseira do equilibrio. :)

Admito a hipótese de andar enganado há mais de 30 anos, mas até prova em contrário vou continuar assim.

Sobre o texto em si, está bastante engraçado. Ainda me ri a ler.
De qualquer forma, espero que consigas deixar de fumar. Com uns copos de água ou de vinho, se for preciso. :)

dualidades np disse...

Mimi...tenho que perguntar à MS se o Missionário tb tem cura para o alcool...tás outra vez pior...

Anónimo disse...

Parabéns, à amiga MS, pela expressividade incutida no post!
Faço votos para que resulte, seja com copinho com àgua ou com vinho, o importante é o objectivo!!
Claro, k a nossa força de vontade é imperiosa, mas k ñ é facil, não é...fala a voz da experiência...
bjocas
AP

Anónimo disse...

MS,
Muitos Parabéns pelo teu fantástico post!
Quem não foi, ficou a conhecer a casa, do Manuel, e cada um tem o “retrato” mental do dito sr….

Muito sinceramente, acredito mais na tua força de vontade, que nesse copo de agua…
Mas tu vais conseguir deixar esse vício! :)

Beijocas
AR

Anónimo disse...

Eu vendo copos de água por 10€ e ofereço o cafuné, chamem pelo Chico em voz alta que apareço.

Anónimo disse...

Muito obrigada a todos pla vossa participação!

Bebi a aguita na 3ª e escrevi o post na 4ª.

A Sôa continua de pedra e cal. A piquena entre a água e as esferas nas orelhas lá se tem aguentado;
O veterano vai ter que ir outra vez beber a água à do Manuel e a levar uma esfrega na cabeça...;
Eu tou-me a passar: Acordo 3/4 vezes durante a noite - o que para mim é DRAMÁTICO! Tambem estou muito irritadiça!
Não ha problema em não fumar , mas estes "efeitos colaterais", tão a dar-me cabo do canastro!!!!!!

Muito obrigada pelos elogios. Vou ver se invisto um cadito em escrever outras coisas ;)

Mimi: se dou vazão aos apetites, deixo de andar e passo a rebolar... :)
JP: Afogar a mágoa parece-me bem. Depois vou ao Manuel beber a águinha pa deixar de beber.. :)
Rosa, AP, AR: vamos ver até onde vai a força de vontade...
Chico: Já chamei por sí, mas aos vistos não ouviu..

Bom fds!!

Jinhos,
MS

Anónimo disse...

Ja tentaste a hipnose?

http://www.hipno.org/deixardefumar.html