Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Museu da Fotografia em Elvas

Dizer que se quer fazer de Elvas uma cidade museológica não chega, deve conseguir criar-se dinâmica à volta dos espaços para que possam ser pólos de atracção de visitantes.

Visitei há poucos dias o Museu de Fotografia pela primeira vez e assumo a minha culpa. O espaço existe desde 2003 no recuperado edifício onde existiu o Cine Elvas, posteriormente denominado Cine São Mateus. A minha geração recordará certamente este espaço, em cuja plateia ou balcão vimos estrear um sem fim de filmes que nos marcaram, num tempo em que a ida ao cinema se revestia de uma certa mística.

Hoje o edifício foi dividido em duas áreas. O antigo balcão do cinema deu lugar a um confortável e moderno auditório que tem sido palco de diversos eventos culturais, enquanto que o piso de baixo, onde existiu a plateia, alberga hoje o Museu da Fotografia.

Assumo a minha parte de culpa mas só agora me dignei ir conhecê-lo. E fiquei surpreendido com o espólio que o mesmo contém.

Além de nos permitir tomar contacto com a história da fotografia, cujo primeiro registo data de 1826, o Museu tem nas suas vitrinas um conjunto vasto de máquinas e outros utilitários que o coleccionador João Carpinteiro tem juntado ao longo da vida.

Dá-nos uma visão de como a realidade fotográfica evoluiu desde os primórdios, da fase analógica, até à actual fase digital, ilustrado por um conjunto de exemplares, de diversos modelos de máquinas formando um espólio que considero ser raro pela riqueza e diversidade.

O Museu mostra-nos ainda algumas fotos de Elvas que se perdem nas memórias dos tempos e que nos mostram uma cidade rural do princípio do século XX com detalhes e pormenores que infelizmente não chegaram aos nossos tempos. Prova-se desta forma a importância da fotografia já que através dela podemos conhecer factos e acontecimentos. A fotografia faz história!

Convido todos os elvenses a passarem pelo Museu da Fotografia. Acredito que muitos ainda não o terão feito e é uma pena. Na maior parte das vezes, as oportunidades que temos diante dos nossos olhos são as que não tendemos a valorizar ou aproveitar. Está na hora de mudarmos essa tendência.

Será também importante atrair visitantes externos e fazer do Museu uma peça viva, sob pena de, a longo prazo, deixarmos desaparecer mais uma pérola elvense que luta contra a tendência de apatia e desânimo em que a cidade parece querer mergulhar.

São Mais Dualidades!!!
NP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Vale realmente a pena visitar.

Anónimo disse...

Confesso que ainda não fui. Mas em breve irei e com a familia;)

Ao auditório já fui várias vezes. Está muito bom, com muito boas condições!

De facto é de louvar que o espaço tenha sido recuperado e bem aproveitado.
Como dizes, cabe a todos nós, com a nossa presença, zelar pela continuidade do mesmo!

E do cina S. Mateus... ai k saudadinhas!!!!
Foi lá que vi a estreia do Top Gun. Esse marco para um batalhão de fãs do Tomás cruz, no qual me incluo.
Só que na altura era ferverosa! O quarto estava forrado de posters do piqueno :)))))))))))))

Jinhos,
MS