Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Acabou o campeonato

Até ao início do jogo de ontem entre o Braga e o Porto mantinha a minha esperança de que ainda era possível. Principalmente depois da vitória muito bem conseguida do Benfica frente ao Guimarães, em que foram 3 mas podiam ter sido 6, fiquei a pensar que ainda era possível.
Mas a minha esperança foi-se com o resultado que chegou de Braga. Via a recepção do Braga ao Porto como a possibilidade do Porto perder pontos e dar hipótese ao Benfica de se aproximar, mas com esse resultado, dou o braço a torcer e acho que o campeonato está entregue.
Mesmo tendo em atenção que o Porto tem um jogo a mais, são 11 os pontos que separam as duas equipas e se tivermos em atenção o resultado do Porto – Benfica, até podemos dizer que são 12 os pontos que as separam.

Neste momento dou razão ao meu treinador quando diz que o Benfica é a equipa em Portugal que melhor futebol está a praticar. Se alguém tem dúvidas disso, aconselho-o vivamente a que veja, principalmente, a primeira hora do jogo de ontem.
Mas o Benfica começou ma o campeonato e numa fase em que se esperava que começasse o novo campeonato com a dinâmica com que terminou o anterior, a verdade é que isso não aconteceu e perdeu muitos pontos que não podia ter perdido. Aliado a isso, o bom início do Porto, fez com que a distância entre ambos crescesse para números que agora, a meu ver, já comprometem qualquer recuperação. Mesmo acreditando que o Benfica ganha o próximo jogo, com o Sporting, o Porto mantém comodamente instalado com 8+1 pontos de vantagem. Não me parece possível, honestamente. Seria necessário um grande descalabro.
O Benfica acordou do mau início de época mas já acordou tarde.

A juntar a esse mau início do Benfica, o Porto teve outro factor a facilitar-lhe a vida. É que ao contrário do que aconteceu no ano passado, este ano o Braga não me mostrou nem mostra capaz de importunar os primeiros lugares. A luta que deu, no ano passado, até à última jornada, ficou-se apenas pelo ano passado.
Quanto ao Sporting, acho que não digo nenhuma mentira se disser que não incomoda ninguém e ninguém se tem de preocupar com ele nas contas finais. À semelhança da época passada, a cada jornada que passa consegue descobrir um novo fundo no buraco em que está metido. Parece-me que neste momento, o principal objectivo do clube é arrumar a casa, que bem precisa, e depois começar de novo.
Mas no meio de todo este desnorte, há uma coisa que é bem verdade. Por muito mal que um dos grandes de Lisboa esteja, os derbys são jogos especiais e qualquer uma das equipas tem capacidades e faz tudo para surpreender aquela que está teoricamente melhor, por isso são sempre jogos improváveis. Apenas desejo que na recepção que o Sporting vai fazer ao Benfica, na próxima jornada, não haja nenhuma surpresa. Mas nada é garantido.

E termino como comecei. Para achar que o campeonato já tem dono e volta para o Porto. No que ao Benfica diz respeito, os objectivos centram-se nas duas Taças nacionais.
E que todos façam boa figura na semanas europeias que agora regressam.

JP

2 comentários:

Elvascidade disse...

Infelizmente ... inteiramente de acordo.

Anónimo disse...

Felizmente, gosto de saber que a lampionagem perder a fé.