Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Novo Mapa administrativo em discussão na Assembleia da República na primavera

Cartão do Cidadão
Nome: Portugal
Área total: 92.090 km2
Número de Municípios: 308
Número de freguesias: 4.300

O trabalho começou a ser feito na capital do país. Das 53 freguesias existentes, Lisboa passará a contar apenas com 24, no âmbito de uma reforma administrativa, no sentido de tornar os serviços mais eficazes e que conta com o patrocínio de PS e PSD.

Ao que parece, os dois maiores países com assento na Assembleia da República testaram na capital o modelo que querem aplicar a todo o país.

Todos concordamos que existe despesismo na máquina do estado e um sem fim de nomeações, colocações e tachos que devem, de uma vez por todas, ser reduzidos sob pena de que todos tenhamos que continuar a manter a boa vida de alguns.

E com isso não me refiro a juntas de freguesia, mas sim a organismos locais, regionais e nacionais que ninguém sabe muito bem para que servem, mas que se mantém activos anos e anos a fio apenas porque alguém bem relacionado está a mamar na teta.

É altura de haver vergonha! O país atravessa momentos económicos complicados e tem que se pôr ordem na casa, mesmo que tenha que se acabar com a boa vida de um conjunto de cidadãos que, se calhar, até ajudaram a eleger os que hoje são deputados ou governo. Isso do compadrio e da troca de favores já nos conduziu a desfecho bastante lamentável.

A ideia, ao que se diz, é levar à Assembleia da República já na primavera uma reforma administrativa nacional, chamando ao debate autarcas e estudiosos.

A intenção parece boa, resta-nos aguardar para ver como vai ser levada a cabo e quais os critérios para redução de freguesias ou até de municípios. Sou da opinião que os indicadores económicos não devem ter papel preponderante na tomada de decisões e que tem de haver bom senso, principalmente no interior do país, onde a situação é já bastante gravosa.

A questão traz polémica. As freguesias e os municípios atingidos sentir-se-ão prejudicados. Cabe aos senhores políticos contornar a situação, e apresentar razões válidas para as decisões a tomar, dispensando-se a arrogância habitual com que costumam expressar-se.

Voltamos a falar do assunto na Primavera.

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Dualidades JP disse...

A única coisa que eu tenho a apontar a esta medida é terem demorado tanto tempo a toma-la.
No que a toca a Concelhos, acredito que a situação é bem mais complicada, não só mas grandemente pelos “bairrismos”, num sentido mais lato, que existem entre as populações. Principalmente aquelas que continuam a viver na terra que as viu nascer.
Mas no que toca às Freguesias acho que é uma medida que peca por chegar tarde demais. Não faz sentido que um país tão pequeno como Portugal tenha mais de 4 mil freguesias.

Eu que sou de Elvas não iria achar muita piada passar a pertencer ao Concelho de Portalegre ou Campo Maior e vice-versa. Agora no que toca a freguesias, não me faz a mínima diferença ser de Alcáçova ou Caia e São Pedro. É meramente uma questão administrativa.

Elvascidade disse...

Não acredito que esta ideia venha a ter sucesso. São muitos “tachos” que iriam acabar!

Anónimo disse...

Esta é uma excelente medida que só peca por tardia. Mas o que vai acontecer? Os presidentes de câmara e de juntas vão organizar manifestações, utilizar os autocarros da câmara e levar todas as pessoas que votaram neles e que eles facilmente controlam e metê-los em Lisboa a gritar. A seguir as televisões vão lá e o povo português dá-lhes toda a razão. O governo que fizer isso cai nas sondagens e está feito ao bife. É assim a política em Portugal...
Agora pensem um bocadinho e vejam que sentido faz haver concelhos com 1000 habitantes como o de Barrancos ou de 2000 ou 3000 como Monforte, Arronches e outras muitas dezenas deles... e de freguesias nem falo porque há freguesias com 20 habitantes...