Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Oito e Oitenta (#136)

Oito: planteis de Benfica e Sporting

O Oito de hoje não vai ser nada de pesado, antes pelo contrário, vou aligeirar um pouco a coisa. Vou leva-la para o lado desportivo. E em homenagem aos dois sócios duais e às suas preferências clubistícas, vou dividir o mal pelas aldeias.

Assim sendo, o Oito vai ser dividido entre o Sporting e o Benfica e o que representa para estes dois clubes da capital a saída, no último dia de transferências, de dois dos seus principais jogadores. Os seus planteis ficaram mais pobres.

No Caso do Benfica, temos a saída de David Luiz, para o Chelsea, por valores que rondarão os 25 milhões de euros mais a cedência de um jogador que actualmente pertencia ao clube londrino.
David Luiz era um dos titulares indiscutíveis na equipa do Benfica e um dos seus eixos da defesa. Apesar da sua juventude, um dos jogadores mais carismáticos e que ajudaram a equipa na época passada a chegar ao título.

Se no Benfica ainda restou a compensação financeira pela saída, no caso do Sporting nem isso. O clube de Alvalade assistiu à saída de Liedson, o seu melhor goleador dos últimos anos e um dos seus melhores jogadores, sem discussão, a troco de uns, fala-se, modestos 2 milhões de euros.
É bem verdade que Liedson já não caminhava para novo, mas acredito que ainda vai provocar muitas saudades para os lados de Alvalade. Até porque, não foi conseguida nenhuma alternativa a esta saída.


Oitenta: Portugal e o ranking de inovação

Da forma como as coisas andam, temos que nos agarrar a qualquer coisa que apareça e nos traga um pouco de alento e esperança, por muito pequena que seja.

A pequena boa notícia que nos pode consolar um pouco, no meio de tanta agrura que vivemos, é que Portugal subiu no ranking europeu de inovação.

Sobre este assunto, pode ler-se na comunicação social:

"Com um aumento muito acima da média europeia em termos de despesas em investigação e desenvolvimento (I&D), Portugal é dos países que mais cresceram no Ranking Europeu da Inovação".

"A Comissão Europeia apresenta hoje o European Innovation Scoreboard referente a 2010, no qual Portugal consegue subir mais um degrau na cadeia que o compara com os outros países, aproximando-se da média europeia e atingindo agora a 15.ª posição no ranking dos países mais inovadores da Europa a 27. No entanto, continua a estar quase na cauda da Europa (está na 23.ª posição), se em causa estiver a avaliação dos efeitos económicos que são atribuídas às medidas que foram tomadas".

"O pelotão da frente deste European Innovation Scoreboard continua entregue à Suécia, à Dinamarca, à Finlândia e à Alemanha".

Acabo como comecei. Da forma como tudo isto anda, temos de nos ir contendo com estas pequenas boas notícias.

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

8: São os efeitos da crise para os lados da 2ª circular.

80: Temos que saber tirar partido de esta situação. Seremos capazes?