Antes de saires de casa presta atenção

sábado, 26 de junho de 2010

Sugestão Dual (#31)

Sobre a muralha leste da cidade de Elvas, ergue-se uma parte do nosso património de que quase todos ouvimos falar, mas que nem todos conhecemos.

Refiro-me ao Cemitério dos Ingleses anexo à Igreja de São João da Corujeira, que tradicionalmente denominamos de São Joãozinho.

No referido cemitério estão sepultados cinco militares britânicos que morreram na Batalha de Albuera na província de Badajoz e simbolizam os milhares de soldados aliados que perderam a vida na batalha.

Nos últimos cinco anos a Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses composta por ingleses de boa vontade, dispostos a recuperar um troço da sua história num país distante, conseguiu recuperar não só o referido cemitério como também a igreja anexa.

Segundo Célia Denney a porta-voz da referida associação “O exterior está totalmente recuperado assim como o interior, nomeadamente o altar-mor e os dois altares laterais. Agora, terminada a recuperação da capela, queremos criar um museu evocativo da Guerra Peninsular, que foi travada há 200 anos nesta região fronteiriça. O museu ficará instalado no interior da capela”
Fica o exemplo e o repto. A população elvense também pode juntar-se, potenciar receitas, angariar doações e ajudar a reconstruir outros monumentos que necessitem de intervenção.

Enquanto isso não acontece, sugere-se um passeio à recuperada Igreja de São Joãozinho. Mas vão pela fresca porque o calor já aperta.

São Mais Dualidades!!!
NP

P.S. A foto pertence ao blog Zé de Mello

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está uma boa proposta!
Não conheço, vou ver se lá dou 1 pulinho com a carcacinha ;)

Bom fds!

Jinhos,
MS

Notícias curiosas de Elvas disse...

Resolvi copiá-lo e escrever também sobre a Corujeira.

Não percam a minha publicação "Pinto Rei o Herói da Corujeira", no Zé de Melro, o blog de Elvas que publica no fim de semana!

Com fotografias antes e depois do restauro!

Helvios disse...

Isto também faz parte da história Elvense

Dualidades JP disse...

De saudar.