Antes de saires de casa presta atenção

quinta-feira, 10 de junho de 2010

10 de Junho

Hoje o país volta a abrandar o ritmo, se é que chegamos a acelerar depois de na semana anterior também termos direito a um fantástico feriado.

Hoje enchemo-nos de orgulho de sermos portugueses, mais do que nunca, porque disse depende um diazinho sem trabalhar.

As cerimónias oficiais vão decorrer este ano na cidade de Faro, apesar da meteorologia não ajudar muito. Para os que tencionavam aproveitar uns dias de praia, a coisa não parece nada favorável.

No entanto, apesar das actividades ao ar livre estarem comprometidas, a malta arranja com que se entreter, lá ideias não faltam.

Entretanto, e porque hoje é dia de inflamar o espírito patriótico, registo com agrado uma notícia que encontrei por acaso na Internet e que quero partilhar convosco :

“Nos primeiros cinco meses do ano, o saldo com Espanha foi favorável a Portugal. O preço da electricidade foi decisivo.

Portugal inverteu, entre Janeiro e Maio, uma tendência que se vinha tornando crónica nos últimos anos. O saldo entre exportações e importações de electricidade com Espanha foi favorável aos operadores nacionais.

De acordo com dados avançados pela Redes Energéticas Nacionais (REN), nos primeiros cinco meses do ano, Portugal comprou aos espanhóis 964 gigawatts (GWh) por hora e exportou 982 GWh. Cenário que difere daquele que se verificou no mesmo período de 2009, altura em que Portugal apresentava um saldo importador líquido de 2.123 GWh.

A justificação é simples. As condições climatéricas atípicas e o reforço das energias renováveis, cujo escoamento da produção para a rede de transporte está legalmente assegurada, permitiram inundar o mercado com electricidade mais barata do que a espanhola.”


Nem tudo é negativo! E a alma lusa precisa ser inflamada com resultados positivos que nos dêem alento e nos façam acreditar que a situação pode melhorar.

Desejo a todos um óptimo Dia de Portugal!!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Dualidades JP disse...

Já tinha ouvido essa notícia ontem. O nosso PM fez questão de a dar em todas as entrevistas que deu.

Anónimo disse...

O que não devem ter referido foi o preço a que foi vendida e o preço a que foi comprada. Normalmente Portugal envia para a rede espanhola a custo zero para não queimar a rede com sobrecarga, e com a sorte de eles aceitarem sem cobrarem nada, enquanto a importada é a preços médios de 3 cêntimos por kWh. Não esquecendo que a produzida em excesso é paga aos produtores 9-10 cêntimos por kWh.
O que isto significa é que foram mais uns valentes milhões ao ar.

Domingo, Janeiro 10, 2010
Demonstração gráfica do absurdo eólico
http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot.com/2010/01/demonstracao-grafica-do-absurdo-eolico.html

Quarta-feira, Janeiro 06, 2010
Ainda o negócio com peras!
http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot.com/2010/01/ainda-o-negocio-com-peras.html

Quinta-feira, Dezembro 31, 2009
Um negócio e peras!
http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot.com/2009/12/um-negocio-e-peras.html

segunda-feira, 4 de Janeiro de 2010
Trabalhar para aquecer
http://ecotretas.blogspot.com/2010/01/trabalhar-para-aquecer.html

Estatística Diária - SEN
http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoExploracao/Paginas/EstatisticaDiariaDiagrama.aspx

Anónimo disse...

Rica ideia sim senhor, lembram-se a fazer um feriado para homenagear um país e escolhem este. Não terá passado pela cabeça assim uma Suiça ou uma Suécia? Se calhar para a próxima até desperdiçam um feriado com a Venezuela ou o Zimbabwe.