Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 18 de junho de 2010

FrontierVille

Toda a gente conhece o sucesso e a popularidade do Facebook. É apenas a maior rede social do mundo. Poucos são aqueles que não têm conta no Facebook, para partilha das suas fotos, dos seus pensamentos, gostos e opiniões.

O Facebook só por si, pouco tempo depois de surgir, já era um sucesso garantido. Outro enorme sucesso, também da família do Facebook e que veio por arrasto foi o jogo que foi lançado, o FarmVille.
Provavelmente um dos jogos de computador que se tornou mais conhecido em todo o mundo e que pode ser jogado na internet por todos aqueles que estejam registados no Facebook.

O criadores deste jogo conseguiram estimular os instintos agrícolas e de criação de gado dos internautas e conseguiram colocar milhões de pessoas a cuidar das suas hortas e das suas criações de gajo na internet.
O sucesso deste jogo equipara-se ao do próprio Facebook. Muitos descobriram o jogo depois de aderirem ao Facebook e muitos aderiram ao Facebook para poderem criar os seus porquinhos e colher as suas alfaces.

Agora, não como substituto mas certamente com complemento, o Facebook lançou um novo jogo. A forma de jogar é em tudo semelhante ao FarmVille, o desenho dos bonequinhos não é muito diferente mas este novo jogo propõe-se desafiar os internautas utilizadores do Facebook a colocarem em prática o seu espírito de colonizadores. Chamaram-lhe FrontierVille.

Os utilizadores assumem o papel de colonos em terrenos nunca antes explorados. Como objectivos principais, terão de formar uma família, alisar terreno, criar gado, abater árvores e erguer estruturas, entre outros objectivos e detalhes.

Tudo isto irá acontecer tendo como base a interacção entre o maior número possível de utilizadores da rede social criada do Facebook, característica que já não é estranha a quem tiver passado pelas experiências do FarmVille.

Segundo os seus criadores, o FrontierVille poderá assumir-se como "um avanço qualitativo no que toca a jogos para o Facebook. Aos poucos e poucos, terão um design mais avançado, melhor jogabilidade, melhor tecnologia e interacções mais interessantes com amigos."
Refere também que "não deverão tornar-se demasiado complexos, ao ponto de assustarem as pessoas. Tratam-se de jogos para serem utilizados por milhões".
E creio mesmo que este é o principal atractivo destes jogos e a principal causa que consegue atrair tantos jogadores. Ao contrário de outros jogos de computador, complexos e com inúmeras funcionalidades, estes jogos primam pela simplicidade. É por aí que fazem a diferença.

O jogo já está disponível para os colonizadores interessados. A visitar no Facebook perto de si.

JP

3 comentários:

Dina disse...

Sinto-me quase uma ave rara...tenho facebook mas não jogo Farmville e faz-me confusão ver senhoras no cabeleireiro aflitas porque estão atrasadas e se não forem a correr para casa dar de comer ao cão ele foge...ou então colher os tomates e outros produtos.
Acho que o Farmville é neste momento um dos melhores aliados do Sócrates...distrai o zé povinho, enquanto tratam das galinhas e dão de comer ao cão virtual...não pensam no que o governo lhes vai retirando.

dualidades np disse...

Esse ainda ñ conheço...
Agora q me fartei da Farmville, tenho q espreitar :-D

Anónimo disse...

O NP fartou-se do farmville porque deixou apodrecer os tomates. LOL