Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pontapé de saída


É já hoje que se inicia o Mundial de 2010. O primeiro no continente africano.
Para começar, o facto de se iniciar a uma Sexta-feira não é muito vulgar. Habitualmente, nestas grandes provas internacionais de futebol o arranque é feito num Domingo.

Para já, duas coisas têm marcado esta fase de "pré-Mundial". Uma, as irritantes vuvuzelas e os arraiais que a Galp e as nossas televisões têm feito à volta delas. Mas não é só por cá. Na própria África do Sul, já houve jogadores e Selecções que se queixaram do seu irritante som. Imagino quando começarem os jogos.
A outra coisa que já está a marcar o Mundial da África do Sul é a segurança. Ou a falta dela.
Primeiro foi o caso dos jornalistas portugueses e um espanhol, que faziam parte do grupo que acompanhava a nossa Selecção que foram assaltados durante a noite, enquanto dormiam. Foram-lhes roubados bens pessoais, equipamento de trabalho e dinheiro. Um deles teve uma arma apontada.
Quase de seguida, a sorte coube à Selecção grega. Os quartos de hotel de alguns jogadores foram assaltados e roubado dinheiro.
Se a estes mais ou menos pequenos incidentes juntarmos as ameaças que foram feitas por alegadas redes terroristas sobre possíveis ataques a jogos, só podemos esperar que a coisa fique por aqui e chegado ao fim do Mundial ninguém se lembres das questões de segurança.

No que ao Mundial e ao futebol propriamente diz respeito, que afinal de contas é o que interessa, como já tinha dito, é dado hoje o pontapé de saída.
Depois da Cerimónia de Abertura, que se inicia logo depois do almoço, por volta das 14h30, o jogo inaugural, entre a Selecção da casa, a África do Sul e o México tem o início marcado para as 15h00.

A nossa Selecção apenas entra em campo, pela primeira vez, na Terça-feira, para medir forças com a Selecção da Costa do Marfim. Com ou sem a presença de Drogba, que teve uma lesão num jogo de preparação e ainda é dúvida para defrontar Portugal.
Este jogo será às 15h00. Aliás, este Mundial, pelo menos na fase de grupos, não foi nada amigo dos portugueses que trabalham e gostam de acompanhar os jogos da Selecção. Para além de nenhum jogo ser ao fim-de-semana, em termos de horários também não facilita nada. Os três jogos realizam ou às 15h00 ou às 12h30.
Esperemos que Portugal passe à fase seguinte e tenhamos mais sorte no horário dos próximos.

Num Mundial em que, na minha opinião, os grandes favoritos são a Espanha e o Brasil, continuo a torcer para que os nossos aproveitem a forma discreta como estão a ser encarados pela comunicação social internacional e até mesmo pelas outras Selecções e nos tragam uma boa surpresa. Mas para isso é preciso que façam bem melhor que na fase de apuramento e nos jogos de preparação. É a esperança a falar mais alto...

Calendário da fase de grupos aqui.

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Apesar de não estar com muita fé ... vamos lá incentivar os nosso com ou sem vuvuzelas. A febre começa!