Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Oito e Oitenta (#105)

Oito – Greve dos camionistas na calha

Dois anos depois do país ter praticamente colapsado por causa das greves dos camionistas, a situação repete-se.

À data ficou bem clara a vulnerabilidade do país em relação a este sector de actividade, quando os combustíveis começaram a escassear e as prateleiras dos supermercados se apresentavam cada vez mais vazias. Viveram-se momentos de angústia.

Desta feita, talvez aprendendo com os erros do passado e numa posição de menor arrogância, o Governo tem-se mostrado receptivo ao diálogo e à negociação. A Associação Nacional dos Transportadores Portugueses pretende uma redução de 8 cêntimos nos combustíveis e de 13% no valor das portagens.

Recordo que os camionistas já realizaram uma marcha lenta de 3 dias e que ameaçam a paralisação nacional na próxima segunda-feira dia 7.

Para o bem de todos, esperamos que cheguem a acordo e as formas de protesto não tenham que ser manifestadas.

O país continua a acusar os efeitos devastadores da crise. Ontem conhecemos novos valores de desemprego que atinge já os 10,8%.


Oitenta – Ministro da Defesa em Elvas

A pouco e pouco temos vindo a conhecer as intenções da autarquia elvense relativamente à valorização do património, bem como, das diversas diligências junto do Ministério da Defesa, proprietário de muitos edifícios necessitados de intervenção por estas paragens.

Em causa está, principalmente, o que é indiscutivelmente uma obra-prima da arquitectura militar, votado ao abandono : o Forte da Graça.

Recentemente, no âmbito do projecto Baluartes formulado entre Elvas e Badajoz e candidato a fundos comunitários, perdeu-se mais uma boa oportunidade de o valorizar e dar-lhe uma utilização. A responsabilidade parece ser do Ministério da Defesa, mas para o caso pouco interessa.

No entanto, ontem o Ministro Augusto Santos Silva deslocou-se à cidade raiana acompanhado do Chefe do Estado Maior do Exército, realizando uma visita ao Forte da Graça, além de uma passagem pelo Museu Militar.

Ficamos a aguardar as boas novas, fazendo votos que finalmente se encontre uma solução para o Forte da Graça que o dignifique e traga mais-valias para a cidade.

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Dualidades JP disse...

Com tudo o que aí vem, vamos entrar na era das greves. A dos camionistas, a acontecer, vai ser apenas mais uma.

Quanto ao Ministro, um Oitenta será se ele fizer alguma coisa pelos monumentos. Apenas a visita não serve de nada.