Antes de saires de casa presta atenção

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Piscinas em Elvas

O fim-de-semana foi infernal por estas paragens…

Nada de surpreendente, o mesmo calor de outros anos, mas talvez se tenha estranhado mais a repentina subida de temperatura que ameaça manter-se hoje mas que se prevê que desça ate ao final da semana…

A meteorologia convidava a sítios frescos, preferencialmente com agua a mistura e foi isso que o pessoal procurou fazer.

Num dos dias fui ate a piscina municipal, coisa que não fazia há alguns anos.

Em cidades pequenas como Elvas há tendência para se criarem alguns mitos urbanos que muitas vezes influenciam as nossas opções. Totalmente infundados. As piscinas municipais continuam a ser um local agradável, com todas as condições para, em dias muito quentes como estes, permitirem que nos refresquemos e que convivamos confortavelmente.

Outro factor curioso e que não tinha consciência é a procura que as mesmas despertam junto dos espanhóis. Cerca de 80 a 90% dos visitantes eram oriundos da vizinha Espanha, facto facilmente constatável pelas matrículas das dezenas de carros que estavam estacionadas no exterior.

Não sei qual a razão que os faz vir ate Elvas, possivelmente o preço do bilhete de acesso, mas obviamente a qualidade do espaço que alia a modernidade a tranquilidade. Passa-se um dia bem agradável.

Habitualmente costumo ir ate ao Elxadai mas considero que, actualmente, a oferta não justifica o valor da entrada se comparada com a das Piscinas Municipais.

Falta-me visitar a histórica piscina do Clube Elvense de Natação. Fica para outro fim-de-semana.

E isto tudo para chegar onde? A anunciada obra de construção de três piscinas municipais nas freguesias de Vila Boim, Terrugem e Santa Eulália.

Considero-as um despesismo desnecessário! Nada contra as populações das freguesias, muito pelo contrario, no entanto, em conversa com amigos dessas mesmas localidades também eles consideram desnecessários.

Os quilómetros que os separam da sede do concelho são escassos e ai existem diversos equipamentos desta natureza, com qualidade suficiente para atrair ate os exigentes vizinhos espanhóis.

Acredito no crescimento sustentado do concelho e na melhoria da qualidade de vida das nossas freguesias rurais, mas não acredito que esta obra traga grandes benefícios, não criara postos de trabalho e nem dinamizara as frágeis economias locais.

Haverá outras formas e outros projectos, nomeadamente apoiando o desenvolvimento do que as diferencia e tem de mais genuíno: os saberes e os sabores.

São Mais Dualidades!!!
NP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Chamo a isto política despesista e populista. Sem dúvida nenhuma uma obra desnecessária.