Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Oito e Oitenta (#153)

Oito – Dádivas de sangue mal aproveitadas

A notícia é do Jornal de Noticias e dá-nos a conhecer que metade do sangue recolhido em Portugal não é usado nos hospitais. Ao que parece é incinerado…e isto porque não temos no nosso país "uma unidade de processamento de plasma ou a sua transformação em medicamentos plasmáticos."

Segundo dados estatísticos, Portugal tem cerca de um milhão de dadores o que lhe permitiria ser auto-suficiente, no entanto, o desperdício referido obriga-nos a importar medicamentos plasmáticos que ascendem a 70 milhões de euros.

Por outro lado, não podemos esquecer que, a dimensão das dádivas não justifica a instalação de um laboratório em Portugal. Para se ter uma ideia, em Espanha só existe um. No entanto, e de acordo com o Presidente da FAZ, poderia "estabelecer-se um protocolo com um laboratório estrangeiro para que as dádivas de sangue pudessem ser aproveitadas".

Este é apenas mais um exemplo da má gestão que o nosso país regista nas mais diversas áreas e que gera despesismo...


Oitenta – Eclipse da Lua

Daqui a algumas horas, quando os relógios marcarem as 20h58, hora de Lisboa, Portugal vai poder observar um eclipse da Lua, o único visível dos seis previstos para 2011.

Segundo os especialistas o fenómeno poderá ser observado em todo o território nacional, incluindo as ilhas e ocorrerá logo ao nascer da Lua, ou seja, não vai ser vista desde o momento em que nasce.

«Com o Sol a desaparecer no outro horizonte, temos um céu azul claro ainda e o brilho da Lua vai ser tão fraco que ficará escamoteado pelo céu azul. Com o passar das horas, teremos um céu azulado a perder brilho, a ficar cada vez mais escuro, a Lua progride pelo céu, começa a sair do cone de sombra e começa a ver-se cada vez melhor», explica Rui Agostinho, presidente do Observatório de Lisboa.

O nascimento da Lua em Lisboa será às 20.58 horas, no Funchal às 21.13 horas, na ilha de Santa Maria às 20.55 horas e na ilha das Flores às 21.27 horas, segundo uma informação do site do Observatório.

Os interessados já sabem. Logo mais, todos com os olhos postos no céu!

São Mais Dualidades!!!
NP

3 comentários:

Elvascidade disse...

Uma das muitas más gestões no nosso País. Oxalá esta notícia não vá suprimir dadores.

Logo todos com a cabeça e os olhos na lua! :)

Anónimo disse...

8:
É uma de muitas!
E todas juntas contribuiram para a situação actual!

80:
Vamos lá ver se consigo dar por ele :)

Jinhos,
MS

Dualidades JP disse...

O 8 é mesmo lamentável.