Antes de saires de casa presta atenção

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Museu Berardo e MACE de Elvas

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas continua a dar que falar e a levar o nome da cidade às bocas do mundo, pelas melhores razões.

Se inicialmente se achava despropositada a ideia de criar um espaço museológico desta natureza numa cidade pequena do interior do país, não se lhe reconhecendo grande mais-valia, agora acho que a grande maioria concorda que o MACE colocou Elvas no mapa da cultura nacional, trazendo turismo de qualidade e despertando na sua população o gosto por uma forma de arte que primeiro se estranha mas que depois se entranha.

Recentemente em reunião de câmara foi aprovada a realização de um acordo com a Fundação Museu Berardo que possibilitará a troca de peças de arte entre ambas as entidades.

Assim, de 13 de Setembro a 9 de Janeiro, o Museu Berardo situado no Centro Cultural de Lisboa receberá obras da colecção António Cachola, habitualmente expostas no MACE elvense, sob o tema “A culpa não é minha”.

Por outro lado, de 24 de Setembro a 23 de Janeiro, no imóvel da rua da Cadeia em Elvas, decorrerá a exposição “Fragmentos – Arte Contemporânea na Colecção Berardo” que trará a Elvas obras de artistas como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Joan Miro, Andy Warhol e Cindy Sherman, conforme noticia o site da autarquia local.

Em plenas festas da cidade, e entre outras actividades,

Acredito que nos próximos quatro meses muitos portugueses e espanhóis, apreciadores de arte contemporânea, passem pelo MACE elvense para ver na província obras que habitualmente só em Lisboa estão disponíveis.

Continuamos timidamente a tentar dar passos e a resistir à desolação que vai percorrendo todo o Alentejo e lançando-nos para situações de grande incerteza quanto ao futuro!

Aguardam-se também informações sobre a cimeira luso-espanhola que decorrerá em Elvas e que, após algumas alterações de datas, estava agendada para o Setembro que amanhã se inicia. Vamos lá a ver…

São Mais Dualidades!!!
NP

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Meu querido mês de Agosto

O mês de Agosto aproxima-se do fim. Tradicionalmente costumo associar o mês de Agosto a Verão e férias e quando o mês termina, psicologicamente falando, é como se marcasse o fim oficial do Verão.
Parecendo que não, tem algum peso.
Quando chega a esta altura começo a pensar que esta altura do ano caminha para o fim, e mais cedo ou mais tarde há-de voltar o tempo frio e o Inverno.

O mês de Agosto é por excelência do mês de férias, aquele em que grande parte do país para durante umas semanas para esquecer o loucura do dia-a-dia.
O fim de Agosto representa o regresso a casa de muita gente que saiu dos seus locais habituais de residência para gozar férias, incluindo os muitos emigrantes portugueses que reservam este mês para voltar à terra de origem.

Por tudo isto, creio que o mês de Agosto tem mesmo aquele peso simbólico e quando chega ao fim é como se algo acabasse e já estivéssemos a pensar "para o ano há mais".

Felizmente, ou não, nos tempos que correm vive-se muito depressa e muito para a parte comercial. Por tudo isso e sem darmos pelo tempo passar, não há-de tardar muito até começarmos a ouvir falar no Natal e em tudo o que está associado a essa época festiva.

Boa semana.

JP

domingo, 29 de agosto de 2010

As Escolhas dos Dualidades (#99)

Ontem a noite foi forte no Festival do Crato com o concerto dos UB40 mas por Elvas a onda nostálgica também imperou.

O Motoclube foi um ano mais o palco escolhido para recordar a discoteca mais emblemática de Elvas, em mais uma edição da já tradicional festa Remember Europa.

Os DJ’s foram os do costume: António Gama, Jorge Chinita, Luís Badalo, Luís Calhau, Nuno Murdock e Tózé Castanho.

A noite esteve agradável e juntaram-se muitas caras conhecidas. Os trintões saem sempre da toca quando se trata de reviver os melhores anos das suas vidas com toda a mística que a discoteca Europa tem para quem foi teenager em Elvas nos anos 80 e 90.

Nada melhor para a minha escolha musical de hoje que um tema que nos remeta para o concerto do Crato e que simultaneamente homenageie a noite de ontem no Motoclube.

Ora ouçam...

Dualidades JP

Dualidades NP

São Mais Dualidades!!!
NP

sábado, 28 de agosto de 2010

Sugestão Dual (#40)

Para hoje vou aproveitar a sugestão da semana passada, do NP. Uma vez que ainda se mantém actual, pois prolonga-se por este fim-de-semana e o programa parece-me agradável, vou insistir nela.
Falo do Festival do Crato. Uma pequena vila do norte Alentejano que consegue, todos os anos e há vários anos, organizar um festival musical ao nível de outros que ocorrem espalhados pelo país.

Hoje é o último dia, mas o cartaz parece-me bom. Como cabeça de cartaz temos os "velhinhos" UB40, que voltam ao Crato para dar um ar da sua graça.
Para além desses temos outros grupos que vão servir para encher a noite.
Aqui vos deixo o programa para hoje, com o desejo do um bom fim-de-semana.

JP

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

7 Maravilhas do Alentejo

Até ao próximo dia 30 de Setembro o jornal barreirense "Margem Sul" põe a concurso trinta maravilhas deste nosso Alentejo, solicitando que votem e elejam as sete mais representativas de toda a região.

A ideia não é nova e muito se tem ouvido falar de eleições do género. Parece-me interessante pelo facto de se falar e divulgar o património edificado.

Os interessados em votar podem fazê-lo em : http://www.margemsul.com.pt/

A escolha é renhida, mas deixo à vossa consideração. Ora vejam :

01 - Santuário de N.ª Sr.ª da Assunção da Boa Nova (Alandroal)

02 - Vila de Terena (Alandroal)

03 - Igreja Matriz de Arronches

04 - Pinturas Rupestres de Arronches

05 - Centro Histórico de Avis

06 - Montados de Sobro e de Azinho de Avis

07 - Judiaria Medieval/Sinagoga de Castelo de Vide

08 - Semana Santa de Castelo de Vide

09 - Aqueduto da Amoreira (Elvas)

10 - Muralhas seicentistas de Elvas

11 - Castelo de Evoramonte (Estremoz)

12 - Torre de Menagem de Estremoz

13 - Frente Atlântica de Grândola

14 - Serra de Grândola

15 - Cidade Romana de Anmaia (Marvão)

16 - Fortaleza de Marvão

17 - Alinhavados de Nisa

18 - Olaria Pedrada de Nisa

19 - Tapeçaria de Portalegre

20 - Vila de Alegrete (Portalegre)

21 - Castelo de Portel

22 - Lago de Alqueva – Portel

23 - Paisagem do Grande Lago Alqueva – Reguengos de Monsaraz

24 - Vila medieval de Monsaraz

25 - Conjunto monumental do Centro histórico da Cidade de Santiago do Cacém

26 - Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha

27 - O Cante (Serpa)

28 - Portas de Beja (Serpa)

29 - Corte Ducal do Renascimento Português (Vila Viçosa)

30 - Terreiro do Paço de Vila Viçosa


Eu estou indeciso entre as Muralhas seiscentistas de Elvas e o Aqueduto da Amoreira.

E por falar em maravilhas alentejanas, o Sócio JP completa mais um aniversário e não poderia deixar de lhe deixar um abraço, fazer votos de que passe um óptimo dia e lembrá-lo que amanhã cá o espero na terrinha para me pagar uns copos.

São Mais Dualidades!!!

NP

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

E se fosse por cá

É o tema do momento em França e não só, uma vez que já ultrapassou as fronteiras e muita gente se tem pronunciado sobre ele, incluindo as Nações Unidas e o Vaticano.
Há dias, o Governo francês expulsou do seu território nacional umas dezenas de ciganos romenos, que teriam emigrado para lá de forma ilegal e que, não tendo conseguido emprego, por lá se mantinham acampados.

Mesmo alegando que estava apenas a cumprir a lei, as vozes de protesto contra essa decisão, dentro e fora do país, foram muitas.

Neste caso concreto, é um problema francês, mas é facilmente extrapolado para muitos e muitos outros países. O problema de emigração ilegal é um problema que nos últimos anos, dadas as conjunturas económicas desfavoráveis e de crise que se vão vivendo pelos países do mundo fora, tem ganho uma relevância bastante grande.
Nos tempos que correm, o emprego parece ser uma coisa cada vez mais escassa e nestas situações, fluxo migratórios que antigamente eram (mais ou menos) bem aceites, actualmente são encarados cada vez mais de lado.
As medidas a tomar nestas situações nem sempre são fácies e menos ainda consensuais. Nunca existe apenas uma opinião e um ponto de vista a esse respeito.

Portugal vive esse mesmo problema. Aquilo que até há algum tempo atrás era bem visto e benéfico para o país, pois os emigrantes que entravam em Portugal vinham, por norma, desempenhar funções e trabalhos que os portugueses não queriam fazer e assim contribuir para a produtividade do país, hoje em dia, com a tal escassez de emprego, passou a ser visto como um "roubar" do emprego.

A verdade é que as comunidades emigrantes em Portugal, uma mais que outras, têm crescido a olhos vistos. Se antes tínhamos como maioritárias as africanas dos países de língua oficial portuguesas, hoje, certamente que a comunidade brasileira já as ultrapassou largamente.
Hoje em dia, principalmente nos grandes centros, é quase impossível andar na rua ou ir a um centro comercial sem ouvir falar o português do outro lado do Atlântico.

Também não podemos esquecer que Portugal já foi um país de emigrantes, nos quatro cantos do mundo, e que nessa altura fomos nós que fomos viver e trabalhar para outros países.
Mas acho que a realidade actual é diferente e por causa das já referidas limitações de emprego e outras sociais em que vivemos, devemos permitir que pessoas de outros países tentem a sua sorte em Portugal mas sempre de uma forma "controlada", com quotas que devem ser respeitadas e em função das necessidades ou capacidades do país.
Se assim não for, corremos o risco de não ter capacidade de acolher essas pessoas, que depois não terão alternativa senão tentar ganhar a vida de outras formas menos correctas e também fazer o mesmo aos próprios portugueses que se vêm privados de emprego.
E tudo isto contribui para uma degradação social ainda maior do país.

JP

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Oito e Oitenta (#116)

Oito – Horror na A25

A cena parecia retirada da mente fértil de um guionista da melhor ficção norte americana, mas infelizmente, era em real e custou a vida a 5 pessoas, 3 das quais já identificadas e 2 por o fazer uma vez que se encontram carbonizados.

Contabilizaram-se também cerca de noventa feridos, na sua maioria graves

Aconteceu na passada segunda-feira. Com poucos minutos de distância, duas colisões aconteceram em sentidos opostos da A25 perto do nó de Talhadas, em Sever do Vouga, envolvendo 50 viaturas.

Como causas do acidente são apontadas a má visibilidade, atendendo às más condições meteorológicas e o excesso de velocidade dos veículos envolvidos.

Lamentam-se as perdas, numa semana trágica para a sinistralidade portuguesa, somando a este acidente o ocorrido perto de Salamanca que custou a vida a três portugueses a trabalharem em Espanha.


Oitenta – Ganda Braga

Foram 90 minutos de nervos, mas também de um grande jogo, os que levaram o Braga à fase seguinte da Liga dos Campeões.

Apesar de jogar em Sevilha, na casa do adversário, os minhotos não se deixaram intimidar e venceu o jogo por 3-4, apesar de levarem vantagem de um golo.

O Braga fez ontem história ao apurar para a fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez.

O hat trick de Lima garante ao Braga o prémio de 7,1 milhões de euros e torna-o a quarta equipa portuguesa a marcar presença nesta competição.

Parabéns Braga, aos seus jogadores e ao treinador Domingos Paciência!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Portugal a crédito

Nos tempos que correm, a palavra "crise" é seguramente uma daquelas que mais se vão ouvindo um pouco por toda a parte. Infelizmente, já faz parte do nosso dia-a-dia.
Ainda a propósito desta mesma crise, há uns dias, vi uma reportagem na televisão que falava de empresas financeiras que têm surgido e têm ganho projecção no mercado por se especializarem naquelas clientes que, como se costuma dizer, estão atolados em créditos.

O principal objectivo destas empresas e da prestação destes tipos de serviços era tentar aliviar os encargos que as pessoas tenham com os créditos em que se meteram.
O trabalho destas empresas passa por falar com o bancos e as entidades financeiras com os quais as pessoas contraíram esses créditos e, de uma forma ou de outra, tentar aliviar as prestações mensais para o seu pagamento. Seja através de aumento dos prazos de pagamento, seja através da consolidação de vários créditos num único. Enfim, todas as estratégias devem ser válidas desde que sirvam para dar um pequeno balão de ar às pessoas.
Segundo um responsável de uma destas empresas, este tipo de serviço pode custar à volta de 250 euros.

Mas o que mais me chamou a atenção nesta reportagem foi a entrevista que foi feita a uma pessoa da DECO a propósito deste tema. Sobre pessoas com múltiplos créditos, que recorrem à Defesa do Consumidor, porque já não os conseguem pagar e precisam desesperadamente de ajuda.
Dizia essa pessoa da DECO que, nos últimos tempos, o número de pessoas com seis, sete e oito créditos que recorrem a eles a pedir ajuda tem aumentado enormemente.
Inclusive, já atenderam pessoas com, imagina-se, cerca de trinta créditos!!!

Esta foi certamente a parte da reportagem que mais impressão me causou.
Sei que a vida não está fácil para ninguém, mas como é possível que alguém chegue ao ponto de contrair 30 créditos?! Ou até mesmo os tais seis, sete ou oito?!...
Imagino que uma pessoa assim, até para ir à mercearia deve precisar de fazer um crédito.
Devemos estar a falar de pessoas que chegam a um ponto em que já pedem créditos para pagar créditos. Ou seja, desta forma, não há rendimento mensal que suporte uma situação destas.
Será que são pessoas que estavam habituadas a um determinado nível de vida, que em determinada altura tiveram um azar, perderam as suas fontes de rendimentos mas mesmo assim quiseram manter esse nível de vida e não souberam reduzir as despesas?! Talvez...
Serão pessoas que não se conformam com o que têm e gostam de viver acima das suas possibilidades?! Quem sabe...

O problema maior é que esta vai sendo cada vez a realidade do nosso país. A palavra "crise" entrou definitivamente no vocabulário do nosso dia-a-dia e promete estar para ficar, não se antevendo melhorias a breve prazo e as familias portuguesas vão caminhando para a falência.

JP

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Isto começa torto...principalmente para os encarnados

Para encontrar desgraça igual teremos que recuar 58 anos atrás e voltar à época 1952-1953.

Nesse longínquo ano como agora, o Benfica consentiu duas derrotas consecutivas na abertura do campeonato.

Primeiro com a Académica, rival complicado para os da Luz, numa derrota em casa por 1-2 e no passado sábado novo deslize na Madeira frente ao Nacional. O mesmo resultado desfavorável para os benfiquistas: 2-1.

Felizes ficaram os madeirenses em dia de estreia da camisola comemorativa do seu centenário.

Jorge Jesus parece estar com dificuldades para manter a performance verificada na época anterior e galvanizar a equipa para a vitória. Os campeões nacionais têm desiludido e começam a levantar-se as primeiras vozes contra o guarda-redes Roberto que parece não trazer segurança à baliza encarnada.

Esta semana, Roberto divide as responsabilidades do primeiro golo madeirense com a sua defesa e torna-se único culpado do segundo. A sua prestação deixou a desejar.

Se olharmos para a classificação, e apesar de apenas terem decorrido duas jornadas, o Benfica campeão nacional assume a modesta 14ª posição com zero pontos, tal como o Marítimo e o Portimonense, últimos da lista.

Com a vitória de ontem frente ao Beira-Mar o Porto sobe à primeira posição, dividindo-a com o Nacional da Madeira, seguidos do Braga, do Setúbal, Académica e Paços de Ferreira, todos com quatro pontos.

Os meus leões também continuam sem convencer, mas pelo menos pontuaram em casa frente ao Marítimo e ocupam a 7ª posição...

Para jogar logo mais, há ainda o Guimarães – Rio Ave, encerrando esta segunda jornada da época 2010/2011 da liga.

Na próxima semana o Benfica recebe em casa o Setúbal, jogo que também não se perspectiva fácil, mais ainda se Roberto continuar a defender as redes dos encarnados. É já no sábado dia 28 pelas 21:15.

Imagino que o sócio JP e tantos outros milhões de portugueses andem mergulhados numa azia considerável. Arrisco dizer que as farmácias devem apresentar ruptura de alguns produtos, nomeadamente Rennie e os respectivos genéricos…a todos deixo a minha solidariedade e uma palavra de incentivo.

Calma pessoal, ainda falta muito campeonato. Mas lá que tem sido mau, tem...

São Mais Dualidades!!!
NP

domingo, 22 de agosto de 2010

As Escolhas dos Dualidades (#98)

Durante esta semana, enquanto dava voltas à cabeça e pensava que música iria escolher para hoje, fez-se uma luz a apercebi-me que ando a incorrer numa grande falha desde que começámos as nossas escolhas musicais.
Já vamos quase em 100 semanas a escolher músicas e ainda nunca trouxe nenhuma de um grupo que considero um dos melhores grupos portugueses. E certamente com uma das melhores vozes portuguesas. Sem dúvida nenhuma.

Infelizmente, há algum tempo atrás o grupo sofreu uma "reestruturação" e a sua voz tão característica abandonou o projecto e foi tentar a sorte por outros caminhos. Com muita pena minha.
O grupo foi buscar uma voz substituta mas, como se costuma dizer, não é a mesma coisa.

Ainda assim, hoje tinha de corrigir esta minha falha e trazer uma música deste grupo. Ainda com a tal voz que o marcou.
Logo a seguir surgiu-me outro problema: escolher qual a música a colocar aqui. As opções possíveis podiam ser tantas que a escolha não foi nada fácil. Escolhi esta mas podia ter escolhido muitas outras.
Não se pode dizer que seja uma música com muita "animação", mas que transmite uma enorme calma disso não tenho a menor dúvida.

Dualidades NP

Dualidades JP

Bom Domingo.

JP

sábado, 21 de agosto de 2010

Sugestão Dual (#39)

A sugestão dual de hoje passa pelo festival que dentro de poucos dias vai, mais um ano, encher de animação a vila do Crato.

Seguindo a tradição de anos anteriores, o festival daquela vila do norte alentejano promete atrair milhares de visitantes para assistirem aos diversos concertos que constam do cartaz, mas também para provar as delicias da gastronomia regional e conhecer o seu artesanato.

Para os interessados, deixo o programa. Por estes dias, todo o Alentejo deste mundo se encontra no Crato.

25 Quarta-Feira
21h00 - Filarmónica do Crato
21h45 - Alexandra Martins
22h45 - Quarteto em Mim
23h45 - Projecto AMÁLIA HOJE
After Hours - DJ Nuno K


26 Quinta-Feira
20h00 - O Menino é Lindo (Animação de Rua)
21h30 - Six Irish Man
22h30 - O'QUESTRADA
23h45 - NOUVELLE VAGUE
After Hours - DJ Rui Vargas (Lux / Ofirprod.pt)


27Sexta-Feira
20h00 - O Menino é Lindo (Animação de Rua)
21h30 - Eclips
22h30 - VIRGEM SUTA
23h45 - TIM – Companheiros de Aventura (Mariza, Vitorino, Celeste Rodrigues e Mário Laginha)
After Hours - DJ Tiago (Lux / Dezperados / Ofirprod.pt)

28 Sábado
20h00 - Desbundixie (Animação de Rua)
21h30 - Ruralfoc – VISITANTS (Teatro de Rua)
22h45- UB40
01h00 - Orelha Negra
After Hours - DJ Tsun & Tsuk

São Mais Dualidades!!!!
NP

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Caso Carlos Queiroz I

Nos dias que correm nós já vamos estando preparados para quase tudo, mas mesmo assim ainda há coisas com as quais não consigo deixar de ficar surpreendido.

Ontem chegou ao fim o "Caso Queiroz". Finalmente!
Depois de muitos (demais) episódios desta telenovela, ontem foi tomada a decisão pelo Conselho de Disciplina. Ficou provado que o Seleccionador ofendeu com injúrias o responsável pelo Departamento de Controlo Anti-doping.

E essa decisão, para além de uma multazinha de 1000 euros (o que sabendo o que ele ganha, isso para ele deve representar tanto como 15 ou 20 euros para mim) foi uma suspensão de 1 mês.
Pois bem, é isto que não consigo realmente perceber. Sabendo que a Selecção Nacional, no início de Setembro tem 2 jogos de apuramento para o próximo Europeu, se o Seleccionador foi suspenso durante 1 mês isso quer dizer que durante esses jogos não vai estar no banco, a dirigir a equipa. Mas afinal o castigo foi para quem?!

Então a Federação contrata um Seleccionador a peso de ouro e independentemente das suas (não) qualidades técnicas, não é isso que está em causa, na altura em que a equipa nacional vai jogar e precisa do treinador no banco ele está suspenso pela própria Federação?! A sério, não consigo perceber isto.

Estou a imaginar uma situação semelhante na minha vida profissional. A minha entidade patronal contrata-me especificamente para fazer uma determinada tarefa, na qual a minha presença e extremamente importante, mas como eu me portei mal por alguma razão, ela suspende-me durante parte do tempo de execução dessa tarefa e aplica-me uma multa de uns 15/20 euritos. Será que o maior castigado no meio disto sou eu ou a minha entidade patronal?!

Sinceramente, não consigo perceber isto. Se ficou provado que o Seleccionador andou a mandar os técnicos para algum sítio menos próprio e a Federação, segundo as suas normas, entende que isso não é aceitável para alguém que desempenha essas funções, das duas, uma. Ou o despede ou então aplica-lhe uma sanção em que seja ele realmente o punido, como por exemplo uma multa de um valor "que se veja". Não esta palhaçada de o suspender na altura em que a Selecção vai ter jogos de apuramento para um Europeu.

Como se tudo isto não bastasse, um Vice-Presidente da Federação já disse que vai instaurar um outro processo contra Carlos Queiroz pelas declarações que ele prestou ao jornal Expresso.
Desculpem, mas qual é a ideia?! Suspender o Seleccionador durante mais 2 ou 3 jogos de apuramento para o Europeu?! Tinha piada. A Federação (ou seja, todos nós) paga um ordenado de luxo a um Seleccionador para ele estar ausente durante os jogos da Selecção.
Eu também queria um emprego destes... Há coisas que me ultrapassam.

JP

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Guerra de audiências

A reentre televisiva promete ser quente, apesar de chegar com o outono...

A TVI anuncia o regresso dos reality shows ao horário nobre, assinalando o décimo aniversário sobre a estreia do formato mais bem sucedido : o Big Brother.

Hoje em dia o espectador não tem a curiosidade que todos tivemos na altura ao querermos conhecer um programa inovador que despertava o espírito voyeur que há em cada um de nós.

O sucesso deveu-se também à ingenuidade dos primeiros concorrentes, que agiam sem ter a noção do impacto que a vida na casa da Venda do Pinheiro foi tomando na sociedade portuguesa, levando a TVI pela primeira vez à liderança das audiências e fazendo da expulsão do concorrente Marco Borges noticia de abertura do telejornal.

Era impensável para estes jovens supor que o país passava o dia pendente de cada um dos seus comportamentos.

Várias edições se seguiram, novos formatos, com e sem famosos, mas não se voltou a repetir tal índice de sucesso.

Agora, volvidos todos estes anos, está prestes a chegar a adaptação lusa de Secret Story... aguardemos para ver.

E se a TVI parece querer descolar-se do formato telenovela, talvez porque tenha compreendido que o género começa a saturar, a SIC mostra-se apostada em revolucionar a ficção nacional.

Valendo-se da sua parceira com a Rede Globo do Brasil, já está a gravar a sua mais recente telenovela de título Laços de Sangue, escrita pelo autor daquele país da América do Sul, Aguinaldo Silva, responsável por êxitos como Tieta.

Segundo se ouve repetidas vezes, a preparação da mesma e dos actores envolvidos no projecto tem sido muito cuidada, de uma forma pouco habitual em Portugal e com resultados percebidos quando estrear lá mais para Setembro.

As primeiras cenas foram gravadas no Rio de Janeiro por Diana Chaves e Diogo Morgado, os protagonistas da trama e dois nomes sonantes destas andanças.

Quanto à RTP, guarda no segredo dos deuses as suas propostas.

Quando o calor se for, a hora mudar e os dias ficarem mais curtos e tristes, valha-nos o consolo de televisivamente, pelo menos, termos algum aliciante.

Ou não! Na altura a gente fala.

São Mais Dualidades!!!
NP

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Oito e Oitenta (#115)

Oito: Portugal (continua) a arder

Ao contrário de outras vezes, o Oito de hoje não me deixou muitas dúvidas.
Durante as últimas semanas, cada vez que ligo a televisão num telejornal de qualquer canal, as notícias começam por ser sempre as mesmas: incêndios. Portugal a arder.

Este tem sido o tema recorrente há largas semanas. Incêndios e mais incêndios.
Seja por falta de limpeza das matas, por falta de caminhos, por incapacidade dos bombeiros ou dos meio aéreos ou, a pior de todas, por mão criminosa, a verdade é que este está a ser um ano bastante mau, no que toca a área ardida. Apesar do Ministro insistir em dizer que em 2003 e 2005 foi bem pior. Como se isso ajudasse em alguma coisa ou nos fizesse sentir melhor.

Os principais parques naturais em Portugal, Estrela e Gerês, para não variar, têm sido este ano bastante afectados pelos incêndios e perde-se assim, aos poucos, um dos mais bonitos patrimónios nacionais.


Oitenta: Sporting de Braga

O meu Oitenta de hoje pode soar um pouco a "cedo demais" mas ainda assim acho que já é merecido.
O Braga, o vice-campeão nacional, uma equipa com meios e recursos financeiros limitados na Europa do Futebol, e depois de já ter "despachado" os escoceses do Celtic, joga hoje a primeira mão de acesso à Liga dos Campeões contra o Sevilha.

Ao contrário das equipa portuguesa, que a concretizar-se a vitória nesta eliminatória teria a sua primeira participação na liga milionário, o Sevilha é uma equipa já algo habituada a estas andanças.

A minha vontade de dar o meu Oitenta ao Braga surgiu logo na altura do sorteio, quando ouvi e li a habitual sobranceria da imprensa e adeptos espanhóis que praticamente deram como garantida a vitória na eliminatória. Favas contadas.
É verdade que o favoritismo recai maioritariamente nos espanhóis, mas hoje vou equipar de (outro) vermelho e torcer como se fosse o meu. Era bonito que acontecesse a surpresa. Por muitas razões.

JP

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Geração sem limites!!!!

Cada vez vive-se mais depressa...como se o tempo fugisse por entre os nossos dedos!

Ontem vi com alguma atenção o programa Repórter TVI naquele canal. Semanalmente propõem-nos um tema que, regra geral, consegue prender a atenção dos telespectadores mais atentos.

Esta semana abordava-se as vivências da geração a que denominaram "sem limites". Dá que pensar. Passaram pouco mais de quinze anos sobre os meus quinze anos e as coisas mudaram radicalmente.

É normal que não compreendamos alguns comportamentos ou que há distancia de uns anos não concordemos com algumas atitudes, já a minha professora de Sociologia dizia que era o célebre "conflito de gerações", no entanto, nestas últimas décadas a evolução tem acontecido a uma velocidade alucinante.

Segundo a referida reportagem, crianças de 12 e 13 anos saem à noite em Lisboa com alguma regularidade e bebem uns copos, fumam e no final da noite entretêm-se com umas "curtes". No meu tempo, fumar um cigarro era um acto de irreverência e conquistava-se a admiração dos que nos rodeavam. Hoje a fasquia elevou-se e sob a pena de se ser excluído ou gozado. É preciso fazer bem mais!

Ao que consta, hoje em dia um namoro decorre de forma bem mais acelerada. Trocam-se uns beijos e ao fim de uma semana tem-se a noção que se deve ir mais longe. Fogo...rapazes da minha geração, têm alguma coisa a dizer a isto?????? Neste campo as coisas mudaram bastante e ao que parece na maior parte dos casos são as mulheres a precipitarem os acontecimentos.

Recordo-me que, com essa idade, vivi de forma muito mais ingénua e despreocupada, mais de acordo com a mentalidade da época, com a graça própria que esses anos traziam e sem pressas de viver outras emoções porque naturalmente elas chegaram.

E os pais, o que dizem no meio disto tudo? Como dizia o psicólogo entrevistado, muitas vezes os pais desmarcam-se do papel que lhe corresponde para procurarem ser os melhores amigos dos seus filhos. Normalmente a coisa tende a descambar para o lado do facilitismo.

À data a autoridade paterna ainda condicionava comportamentos e respeitavam-se as directrizes impostas. Algumas vezes também as fintávamos, mas as represálias não se faziam esperar...

Hoje em dia, e à luz da referida reportagem, os pais parecem não ter grande controlo sobre o destino dos filhos.

Não tenho filhos adolescentes, mas se olhar um pouco para filhos de amigos meus que atravessam essa fase, concluo que na província a mudança não foi tão significativa. Nota-se alguma evolução relativamente à vivencia dos pais, mas ainda não se chegou ao ponto lamentável ontem retratado.

Com tanta pressa de viver, pergunto-me para com os meus botões, que outros emoções quererão conhecer estes pré-adolescentes à medida que os anos avancem e os limites vão sendo cada vez mais elevados?

São Mais Dualidades!!!
NP

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Voltou a rolar a bola

Grande fim-de-semana este. Obviamente não por marcar o (quase) fim das minhas férias. Essa é a parte triste e da qual não interessa falar. Já bastam os avisos do NP.
Este fim-de-semana foi importante porque marcou o regresso da Liga de Futebol. É verdade! O corpo já pedia isso de volta. :)

Ainda para mais, esta liga arranca com um campeão em título que me agrada particularmente. Não fosse o Glorioso a envergar o símbolo de campeão nacional nas suas camisolas.
Todos os anos, durante o fim de um campeonato e o início do próximo, chega o fim-de-semana, e parece que falta qualquer coisa. São os jogos do fim-de-semana e são as trocas de "mimos" que acontecem às Segundas-feiras entre os colegas de trabalho e amigos. Cuja direcção está sempre condicionada pelos resultados do fim-de-semana. Às vezes, quando a "clubite" é muita, os resultados até ficam para segundo plano e mandam-se as bocas independentemente dos resultados. :)

Este ano tivemos o Campeonato do Mundo pelo meio, que serviu um pouco para atenuar o jejum da bola. Mas confesso que não é a mesma coisa. Apenas um substituto. Um genérico.

O campeonato já começou e começou com algumas meias surpresas. Os habituais 3 + 1 candidatos apresentaram-se a jogo com sortes diferentes.
Começou na Sexta-feira, com o a sensação do ano passado, o Sporting de Braga, a querer mostrar que não perdeu o gás do ano passado. Assim sendo, aproveitou o factor casa e bateu o recém-promovido Portimonense por 3-1.
No Sábado deu-se uma das surpresas. E não estou a falar do penalti (?????) que deu a vitória do Porto, já bem próximo do fim do jogo. A maior surpresa foi a derrota do Sporting em Paços de Ferreira, um terreno tradicionalmente difícil. E este ano a tradição ainda foi o que era. E o Sporting não perdia na primeira jornada há 15 anos, ainda com o nosso querido Carlos Queiroz ao leme.

Para concluir o apanhado dos 3 + 1 candidatos, no Domingo, o Benfica não quis ficar atrás do Sporting e fez ainda pior. Conseguiu ter um início de campeonato ainda pior que na época passada.
No ano passado tinha-se ficado por um empate a uma bola, este ano fez questão de perder, com o guarda-redes espanhol "Betinho" novamente em evidência. Apetece-me dizer que nem bons ventos nem bons guarda-redes.

E com esta primeira jornada estão lançados os dados de mais um campeonato. Voltam os fins-de-semana de bola, de SMS’s, de "mimos" e certamente de algumas polémicas. Faz parte.
Que role a bola e cada um a puxar pelo seu.

JP

domingo, 15 de agosto de 2010

As Escolhas dos Dualidades (#97)

Hoje "O Elvas Clube Alentejano de Desportos" o mais afamado clube local apaga mais uma vela. Ao todo soma 63!

Fundado em 15 de Agosto de 1947, "O Elvas" nasceu da fusão dos dois clubes que então existiam na cidade: o Sport Lisboa e Elvas e o Sporting Clube Elvense.

Do seu palmarés contam-se passagens pela primeira divisão nacional, feito de destaque não só na cidade como na região Alentejo, já que poucos clubes conseguiram chegar ao escalão máximo do futebol português.

Actualmente, "O Elvas" prepara-se para disputar o campeonato da Associação Distrital de Portalegre, ambicionando a subida à 3ªdivisão, escalão mais dignificante para um clube com este historial.

A situação económica da cidade e da região influencia directamente a modesta posição que "O Elvas" actualmente ocupa. Cada vez mais o desporto-rei requer dinheiro e avultados investimentos que não abundam por estas paragens.

Para hoje, as comemorações são modestas. Uma missa por alma dos dirigentes, sócios e atletas falecidos, um almoço de confraternização na sede da rua dos Chilões e um jogo com o Estrela de Vendas Novas.
Parabéns "O Elvas"! E espero que voltes a dar muitas alegrias à cidade e aos elvenses.
Deixo-vos com as escolhas musicais. Ouçam e votem!

Dualidades JP

Dualidades NP

São Mais Dualidades!!!
NP

sábado, 14 de agosto de 2010

Sugestão Dual (#38)

Ando feito um saudosista. Deve ser da PDI. Só pode.
Há duas semanas, também aqui, tinha sugerido uma ida ao cinema para ver uma "recuperação" dos Soldados da Fortuna. Mais uma série adaptada ao cinema, como parece estar agora na moda.
Já que a tinha sugerido, fazia todo o sentido que eu fosse ver. E fui. Esta semana.

O problema destas adaptações é sempre o mesmo: para os mais novos, não diz muito. Para os mais velhos, aqueles que tal como eu conheceram a série, colocam-se sempre as inevitáveis comparações.
Quanto a mim, as principais comparações que faço e aquilo que normalmente me leva a não gostar são os actores "substitutos". Não consigo evitar de associar uma "cara" ao herói dos velhos tempos.
Ainda assim, lá fui arriscar mais uma vez. E surpresa. Apesar de nos primeiros minutos não ter conseguido evitar ir "buscar" as caras já conhecidas, com o avançar do filme esse efeito passou e sai de lá bastante agradado com o filme. Com muita acção, como seria de esperar, e também com aquele toque de humor que consegue dar aos filmes o tal "efeito especial".

Para confirmar esta minha onda saudosista, hoje sugiro um outro filme. Desta vez não se trata da recuperação de personagens nossas conhecidas mas sim de um conjunto daquelas actores, protagonistas dos principais filmes de acção com que cresci, todos juntos num mesmo filme.
Este filme de acção, de nome original "The Expendables" e traduzido em Portugal para "Os Mercenários", junta bastantes velhas caras conhecidas de todos nós (algumas delas já afastadas há vários anos do grande ecrã), tais como Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Mickey Rourke, Bruce Wilis, Jet Li entre outros.

Podem espreitar o trailer aqui.

O filme já estreou por cá e encontra-se desde Quinta-feira à espera de ser visto.

Bom fim-de-semana.

JP

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Melhoria nos acessos a Elvas

Depois da circular à cidade que deu um ar arrumado e agradável à nossa Elvas e facilitou o transito entre o centro histórico e os diversos bairros que se espalham à sua volta, a autarquia anuncia a agora melhoria nas diversas acessibilidades à cidade.

A primeira a sofrer intervenção, por um período de 18 meses, será a ligação a Espanha, mais concretamente a Badajoz. A avenida do mesmo nome será alvo de intervenção desde a rotunda do Forte de Santa Luzia e até ao acesso à A6 nas Sochinhas.

As obras consistirão em definir duas faixas de rodagem em cada sentido, construção de separador central, iluminação, rotundas nos principais cruzamentos e entroncamentos e ciclovia. Finalmente os ciclistas elvenses terão um percurso urbano onde praticar tranquilamente o seu desporto favorito.

Desta forma ficaremos ainda mais próximos da cidade vizinha cuja ligação do lado de lá da fronteira e até à fronteira do Caia apresenta aspecto semelhante.
É cada vez mais fácil e cómoda a deslocação entre Elvas e Badajoz.

Está também agendada obra semelhante no extremo oposto da cidade, na ligação a Lisboa. Desta feita, as obras decorrerão desde a rotunda do Aqueduto da Amoreira até à rotunda das Piscinas Municipais, incluindo as ditas duas faixas de rodagem em cada sentido, separador central, etc, etc...

Dignificará o principal acesso nacional à cidade, destacando ainda mais obras como o Coliseu e facilitando o trânsito em cruzamentos complicados como os da rua de Portalegre, do Bairro Europa e a ligação ao Intermarché e rua Paco Bandeira.

Fala-se também numa melhoria no acesso a Juromenha, completando um conjunto de obras que trarão melhorias no escoamento de tráfego.

Na blogosfera elvense tem-se falado sobre a necessidade de, nesse sentido, criar variantes à cidade para libertar da zona mais central os pesados que acedem a Elvas vindos de Juromenha. Essa intervenção levaria à construção de duas variantes, uma no sentido de Badajoz e outra na direcção de Lisboa, permitindo aos pesados circularem em volta da malha urbana.
Não sei se é esta a intenção da autarquia mas as melhorias são sempre bem-vindas.

Importante seria o incremento de postos de trabalho disponíveis...continuamos à espera.

São Mais Dualidades!!!
NP

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O país continua a arder...

Mea culpa, mea culpa...

Pela primeira vez em dois anos e nove meses de Dualidades, o post de ontem não saiu. Certamente o facto não passou desapercebido aos mais atentos.

Fiz uma má gestão do meu tempo e não consegui cumprir a minha obrigação. Mais ainda porque o sócio JP está de férias e me deixou a tomar conta do estamine...vai daí, não cumpri o que se pretendia.

Vou levar nas orelhas... o mínimo que posso fazer é punir-me pela falta e solicitar a todos os atentos visitantes do Dualidades que no próximo domingo, por muito má que seja ( o que vem sendo hábito ), votem na sua escolha musical como forma de compensação.

A verdade é que este calor acaba por nos alterar os hábitos diários e a vida profissional tem dias mais complicados que outros.

Obviamente que o post de hoje tinha que ser sobre as altas temperaturas que tem assolado o país fazendo-nos reviver os verões da minha infância em que, sem aparelhos de ar condicionado para tornar mais suportável a nossa vivência, lá nos íamos aguentando entre noites mal dormidas e dias resguardados em casa já que as férias escolares a isso nos permitiam.

Nos últimos anos os verões tinham sido muito mais suaves pelo que este ano o pessoal tem tido mais dificuldade em aguentar-se à bronca.

De lamentar a quantidade de incêndios que continuam a consumir bonitas regiões do país e ceifando vidas humanas, conforme aconteceu recentemente com uma jovem bombeira e uma menina de 8 anos.

De louvar o trabalho dessas mulheres e homens de boa vontade, capazes de arriscar a própria vida para salvarem o próximo e combaterem o fogo, na sua maioria despoletado por mão criminosa.

O ser humano no seu melhor e no seu pior.

E volto já ao trabalho, que a coisa não está para brincadeiras.

Para quem está de férias, bons banhos, divirtam-se e aproveitem.

Para os Bombeiros deste país deixo o meu muito obrigado pelo trabalho que realizam em beneficio de todos nós e que só pode ser levado a cabo por pessoas de grande generosidade.

São Mais Dualidades!!!
NP

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O INE e o poder de compra

O Instituto Nacional de Estatísticas ( INE ) publicou recentemente um estudo sobre o poder de compra dos 308 concelhos portugueses.

Basicamente o indicador caracteriza os municípios "sob o ponto de vista do poder de compra, numa acessão ampla, a partir de um conjunto de variáveis", segundo esclarece o INE.

Para o efeito consideraram-se o vencimento salarial, os contratos imobiliários, o número de automóveis, optando por uma metodologia de análise multivariada.

Feitas as contas as surpresas não são muitas, no meu ponto de vista. A riqueza está essencialmente concentrada no litoral do país com especial incidência para a grande Lisboa que coloca 5 concelhos no top 10, logo seguida do grande Porto. No pódio temos Lisboa, Oeiras e Porto.

E o Alentejo? Também sem surpresas.

Segundo o estudo do INE, Sines é o primeiro concelho alentejano a aparecer no ranking assumindo a 14ª posição nacional. Para isso têm contribuindo certamente os investimentos no Porto de Sines e numa série de indústrias que se tem desenvolvido à sua volta.

Logo a seguir vêm as três capitais de distrito: Évora na 16ª posição, Beja na 26ª e Portalegre na 32ª espelhando a realidade económica das três cidades alentejanas e as assimetrias entre elas, com evidente destaque para a capital do Alto Alentejo.

A vila de Campo Maior ocupa a 48ª posição do ranking nacional, sendo o quinto concelho alentejano em termos de poder de compra. Também nada de estranho, atendendo a que, é aqui que está sedeado o Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Seguem-se Vendas Novas, Vila Viçosa e Estremoz na 61ª, 68ª e 70ª posições, respectivamente.

Elvas aparece apenas na 71ª posição, sendo o nono concelho alentejano com maior poder de compra. Também não me parece que surpreenda.

A realidade económica da cidade, a falta de indústria, o valor elevado da taxa de desemprego, os dias amargos que assolam o comércio tradicional contribui para a classificação que nos é atribuída.

Sinceramente sou da opinião que, a continuarmos como até aqui, a tendência é de agravamento da realidade apresentada, caso a economia local não tenha capacidade de dar a volta e impor-se de forma competitiva, conquistando cada vez mais o enorme mercado cheio de oportunidades que é a extremadura espanhola.

Enquanto não chega o TGV e a plataforma logística alguma coisa terá que ser feita, ou corre-se o risco de, quando tal acontecer, talvez seja tarde de mais…

São Mais Dualidades!!!
NP

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A pulseira do equilíbrio

Sou um gajo um bocado céptico! Não sei se é bom ou mau, mas sou assim.

Nos últimos tempos espalharam-se como um rastilho de pólvora aquilo a que chamam as Pulseiras do equilíbrio. Façam um exercício de observação e constatem quantos pulsos já as ostentam de forma quase orgulhosa.

Segundo dizem, a pulseira restitui flexibilidade, resistência, equilíbrio e força ao nosso corpo.

Feita de silicone cirúrgico, anti-alérgico e anti-bactérico, tem dois hologramas quânticos embebidos numa frequência de iões negativos que, em contacto com o nosso corpo estabiliza a nossa frequência, permitindo um maior fluxo sanguíneo, força, equilíbrio e flexibilidade.
A moda parece ter vindo para ficar.

Recordo-me que já há alguns anos surgiu uma moda parecida, com umas pulseiras metálicas que também pareciam ter efeitos muito positivos sobre a saúde de quem as usava.
Tenho as minhas dúvidas quanto à eficácia de uma e outra.

Nas apresentações da Pulseira do Equilíbrio, normalmente solicita-se a uma pessoa que flicta uma das pernas e faça força na zona dos ombros. Segundo dizem, o equilíbrio é bastante diferente com ou sem pulseira.

Continuo sem estar convencido já que os médicos não confirmam a eficácia da dita pulseira.
No âmbito do meu cepticismo continuo a achar que somos uma sociedade fraca e altamente influenciável que tem de recorrer a este tipo de “muletas” para vencer os seus receios e medos. Quase me sugere que, com a pulseira no pulso, está-se liberto dos males do mundo, o IVA não subiu, os combustíveis são mais acessíveis e o buraco do ozono não vai crescer mais.

A euforia é tal que até os famosos aderiram e Cristiano Ronaldo é um dos que a exibem sem pudor.

Enquanto as dúvidas subsistem, milhares de pulseiras já foram comercializadas, cada uma por uma quantia que ronda muito de perto os 40 euros. É obra!

Milagre ou fraude…são pontos de vista!

São Mais Dualidades!!!
NP

domingo, 8 de agosto de 2010

As Escolhas dos Dualidades (#96)

Hoje é um dia de transição. Por motivos de força maior, que é como quem diz, férias, vou ausentar-me aqui da tasca durante uma semana e ela fica entregue, exclusivamente, ao NP.
Depois do NP, esta é a minha vez de parar de contribuir directamente para o PIB do país e fazer uma pausa. Preocupam-me os próximos indicadores do Instituto Nacional de Estatística e do FMI mas vai ter de ser, vão ter de viver durante uns tempos sem a minha contribuição. Eu depois recupero. Prometo. :)

Assim sendo, por muito que vos custe e eu sei que sim, vão ter de levar com o NP durante uma semana seguida. Deixo-vos um conselho: portem-se bem porque ele tem um feitio um pouco austero e quando se chateia é lixado.
Têm de dizer que gostam muito dos textos dele e deixarem comentários senão na volta sou eu que tenho de levar com ele.

Para que a minha ausência não seja uma perda tão grande e porque é Domingo despeço-me com música. E damos duas seguidas, como de costume, que a gente não brinca em serviço. Menos que isso é para meninos.

Dualidades JP

Dualidades NP

Bom Domingo.

JP

sábado, 7 de agosto de 2010

Sugestão Dual (#37)

Começou ontem para se estender por sete noite no total o que já é o ponto alto das noites de verão na Praça da República em Elvas. Falo, claro está, do Festival Internacional de Folclore que este ano atinge a sua 20ª. edição.

Pelo palco instalado junto à Antiga Sé de Elvas passarão 14 grupos, sete portugueses e sete de vários países, trazendo até à sala de visitas elvense cor, animação e outras culturas.

Se a meteorologia se mantiver como nas últimas semanas, serão muitos os que acorrerão até lá para assistir às actuações que se iniciam às 22 horas de acordo com o programa que passo a apresentar. Lembro que o acesso é livre.

- dia 6 (sexta-feira), Rancho Folclórico de Elvas (Alentejo) e Ballet Kassoyyunmaye, de Dalifort, Senegal (África);
- dia 7 (sábado), Rancho Típico Sambrasense, de São Brás de Alportel (Algarve) e grupo “Vessenie Zori”, da Rússia;
- dia 8 (domingo), Rancho Folclórico de Cebolais de Cima (Castelo Branco, Beira Baixa) e grupo “Rey” da Bielorrússia (Europa Oriental);
- dia 12 (quinta-feira), Rancho Folclórico de Fortios (Portalegre, Alentejo) e grupo “Magisteral”, do estado de Chiapas, México, América do Norte;
- dia 13 (sexta-feira), Grupo Folclórico da Guarda (Beira Alta) e grupo “Suramya”, Índia, Ásia;
- dia 14 (sábado), Rancho Folclórico e Etnográfico de Britiande, Lamego (Douro) e grupo “Oh Yulja Dance Company”, Correia do Sul (Ásia);
- e dia 15 (domingo), Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior (Alentejo) e grupo “Aires de Albada”, Aragão (Espanha).

São Mais Dualidades!!!
NP

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

75 anos de Rádio em Portugal

Na passada Quarta-feira, a outrora Emissora Nacional e depois Radiodifusão Portuguesa (RDP) completou 75 anos de vida. São muitos anos. Mais anos do que, provavelmente, cada um de nós.
A verdade é que a Rádio sempre fez parte das nossas vidas. Apesar do espaço inegável que a Televisão ocupou nas nossas vidas, a verdade é que a Rádio sempre ocupou um papel bastante importante. E aqui falo por mim.

Embora não negue que desde o surgimento da Televisão que a Rádio perdeu algum espaço, a verdade é que mesmo assim a Rádio continuou a existir e até ganhou importância, pelo menos a avaliar pelo número de emissoras que existem actualmente e das mais variadas temáticas. Desde as generalistas e de informação, até às de música nas mais variadas áreas.

Comparativamente à Televisão, a Rádio tem uma outra grande vantagem, que é a proximidade com as pessoas. Enquanto que as Televisões são nacionais (pelo menos esta é a realidade do nosso país), as Rádios, para além das também nacionais, existem também localmente. Poucas serão as terras do nossos país que não têm a sua ou as suas rádios. Com pessoas conhecidas e que falam de coisas que nos dizem directamente respeito.

Outra grande vantagem da Rádio comparativamente à Televisão e que se tem mantido ao longo dos anos e promete manter-se, é a possibilidade de ser ouvida em locais que a segunda não o permite. Quem é que não tem o hábito de ouvir as suas estações e os seus programas preferidos no carro?! Muitos serão certamente como eu. Estar a conduzir é sinónimo de ter o rádio ligado. O leitor de CD’s pouco uso tem.

Por tudo isto, ao contrário do que muita gente poderia prever há uns anos atrás, com o aparecimento da Televisão, a Rádio mantém-se e promete estar para durar por muitos mais anos, a fazer-nos companhia, em qualquer lugar que estejamos.

E não quero acabar o texto de hoje sem retomar ao assunto com o qual comecei: os 75 anos da Radiodifusão Portuguesa. A ela, os meus parabéns.

JP

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nem tudo são rosas neste verão...

Infelizmente o verão não traz só sol, praia e bons momentos.

Com ele, e com as altas temperaturas que se tem feito sentir este ano atribuindo-se ao finado mês de Julho o título do mais quente desde 1931, o país anda a braços com o flagelo dos incêndios.

Com maior incidência na zona norte e centro do país, todos os dias os noticiários trazem até às nossas casas imagens devastadoras do efeito dos incêndios e do rasto de destruição e desalento que deixam ao seu passo.

Áreas verdes consumidas, casas, animais e em casos extremos até vidas humanas, apesar de os últimos relatos ainda não nos terem indicado tal desfecho.

Hectares e hectares negros cobrem algumas zonas do país, afligindo quem vê as imagens, mas desconcertando quem lá vive, deixando-os à toa e sem perspectivas. Como dizia ontem uma das vítimas, “o ar ficou irrespirável”.

Além da angústia de ver cair por terra o património construído com sacrifício ao longo de uma vida, deve ser complicado viver num local que já foi vivo e agora se encontra devastado.

Nestes casos sempre se especula se existe mão humana na origem destes episódios, mas considero que o mais grave é mesmo a destruição, uma vez que não há recuperação possível.

Queria também deixar uma palavra de reconhecimento aos bombeiros portugueses que, arriscam as suas vidas para procurar minimizar o efeito destruidor do fogo.

Por outro lado, este ano o verão também tem sido marcado por vários desaparecimentos no mar. Com bastante frequência temos tido conhecimento de mortes por afogamento, presumo que de banhistas, talvez com menor desembaraço na sua relação com o mar e que se mostram incapazes de resistir à força das marés, deixando-se arrastar para um desfecho menos feliz.

Há que ter todo o cuidado!

Para o próximo fim-de-semana que se prevê de temperaturas ainda mais altas, recomenda-se o mesmo do costume. Se houver exposição ao sol deve usar-se protector solar, deve ingerir-se muita água, usar boné, etc, etc…

Tenhamos também cuidado na nossa actuação ante o mar, bem como no nosso relacional com a natureza, evitando que possamos de alguma forma originar algum incêndio.

Tirando isto, toca a aproveitar o verão porque ele está em pleno!!!

São Mais Dualidades!!!
NP

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Oito e Oitenta (#114)

Oito: só já falta oferecerem diplomas

Inicialmente, para o Oito de hoje, tinha pensado escolher a morte do actor António Feio. De facto, este tema merecia claramente um Oito, pela perda que representou para a cultura em Portugal.
Bastaria apenas dizer que António Feio, juntamente com José Pedro Gomes, deram cara aquele que foi, para mim, o melhor filme português que já vi: Um filme da treta.
Provavelmente foi dos filmes que mais me fizeram rir. Boa disposição do princípio ao fim.

No entanto, o post de ontem do NP fez-me relembrar uma barbaridade que surgiu, vinda do nosso Governo, pelas palavras da Ministra da Educação, há uns dias e que muito tem dado que falar. Foi essa intenção, da nossa Ministra da Educação que me fez repensar e alterar o Oito para hoje.

Como já todos perceberam, refiro-me à ideia fantástica que a nossa Ministra da Educação teve e que lançou a debate sobre a possibilidade do nosso sistema de ensino acabar com os "chumbos".
Acho esta ideia da nossa Ministra uma coisa de bradar ao céus.
Citando uma frase do texto de ontem do NP, este seria o sistema ideal. De facto. O problema para a sua implementação e que parece que a nossa Ministra boazinha não vê é que Portugal está longe de ser um país ideal, o nosso sistema de ensino está a léguas de ser ideal, os nossos alunos afastam-se cada vez mais do ideal e inclusive cada vez mais os pais perdem a noção do que é uma educação ideal.

Quanto a estes últimos, aos pais, é a triste e inevitável conclusão a que chego quando oiço que o representante nacional das Associações de Pais, questionado sobre esta possível medida, considerar que estamos perante a maior reforma do ensino em Portugal desde o 25 de Abril.
A conclusão a que chego é que os pais, hoje em dia, apenas lhes interessa que os filhos passem de ano e tirem um canudo. Estão-se pouco lixando se eles não aprenderam nada e se saem das escolas e das universidades mais burros que uma porta.
E depois fala-se que a produtividade e a competitividade em Portugal são baixas.

Se um aluno não sabe fazer contas de somar e subtrair como é que alguém acha que ele vai saber fazer as de multiplicar e dividir do ano seguinte?!

Toda a gente fala que se deve apoiar e preocuparmo-nos com os maus alunos. Certo! Mas será que ninguém se lembra do bons alunos, aqueles que se esforçam e querem aprender, e do que medidas destas representam para eles? Que motivação pode ter um bom aluno para se esforçar se os colegas da turma que se estão a lixar para as aulas um ano inteiro vão passar na mesma de ano?!...


Oitenta: Sport Lisboa e Benfica

Em cima já falei mal quanto baste. Agora tenho de falar bem. Por isso, falo do meu Benfica. :)

E falo bem do meu Benfica de uma forma, segundo eu, totalmente justificada.
O Benfica inicia a sua época oficial no próximo Sábado, com a disputa da Supertaça perante o Porto.
E o que me leva a falar bem do Benfica é que, à semelhança do que aconteceu na época passada, a equipa chega ao final da pré-época com uma colecção de excelentes resultados.

Depois de conquistar o Torneio de Guimarães, voltou a fazer o mesmo no Torneio do Guadiana, vencendo os dois jogos que disputou pela mesma margem. Duas vitórias mais do que folgadas por 4-1, perante os holandeses do Feyenoord e os ingleses do Aston Villa.
Quanto ao jogo de ontem, na Eusébio Cup, considero que foi um pequeno acidente de percurso. :)

Como muitos dirão (tal como disseram no ano passado), ainda é bastante cedo e nos jogos a sério é que se vai ver, mas uma coisa é certa: a equipa promete estar em forma e em condições de discutir a vitória no campeonato nacional. Contem connosco. ;)

JP

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Escola sem chumbos

Todos concordamos que a educação sempre foi, no nosso país, um dos calcanhares de Aquiles das diversas governações.

Os Ministros que defendem a referida pasta sempre tiveram uma vida util muito inferior a outras talvez porque a área é crítica e interfere com diversos grupos sensíveis da nossa sociedade.

José Sócrates começou a sua governação com Maria de Lurdes Rodrigues uma ministra muito ao seu estilo, dura, inflexível e com capacidade para tomada de decisões menos populares. Pela mão dela surgiram as polémicas aulas de substituição, discutiu-se de forma acesa o processo de avaliação dos docentes e a Ministra foi somando anti-corpos que lhe custaram a cabeça, depois de lhe terem arremessado ovos à porta de uma escola que visitava.

Na sua segunda escolha, José Sócrates procurou uma figura mais popular da sociedade portuguesa e com um estilo afável, que contrapusesse a rigidez da sua antecessora. Mas talvez seja essa a única vantagem da actual Ministra Isabel Alçada já que o resto deixa um pouco a desejar.

No passado domingo ouvi com atenção a intervenção da Senhora no Jornal da Noite da SIC, respondendo sobre a possibilidade da abolição dos chumbos. A sua descrição num tom pausado e quase romanceado remeteu-me para uma realidade utópica que infelizmente não existe.

Dizia a Ministra que devemos orientar-nos pelos modelos educacionais dos países do norte da Europa já que são estes que obtêm maior índice de sucesso.

Desta forma, propõe-se aferir a possibilidade dos alunos deixarem de ser chumbados no formato a que todos estamos habituados, optando pela definição de metas de aprendizagem que todos os alunos deverão atingir com a colaboração dos docentes a quem cabe a tarefa de "inventar" formas de os motivar e lograr os tais objectivos traçados.

Todos conhecemos as crianças e os jovens de hoje em dia. Todos sabemos a panóplia de situações que prendem a sua situação e temos também noção da motivação escolar que nos moveu a nós e que move hoje os mais novos.

A proposta da Senhora Ministra parece-me realmente a ideal, mas para isso haveria que mudar mentalidades e muitos outros factores que condicionam directamente os resultados obtidos.

Pode ser um passo de gigante...ou pode ser mais outro no caminho do facilitismo, onde só as estatísticas saem a ganhar.

São Mais Dualidades!!!
NP

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Qual o número ideal de horas de sono?

Uma das coisas que sempre gostei de fazer foi dormir. Sim, porque isto de ser alentejano não pode ser só a fama. Já que a temos, toca de aproveitar. :)
Infelizmente, as condições para poder dormir muito já não são as mesmas do que nos tempos de adolescência e durante a vida de estudante. Agora as obrigações e os horários são outros.

Mesmo nos fins-de-semana, quando dá para esticar mais um pouco, o sacana do relógio biológico teima em tocar mais ou menos por volta da hora habitual dos dias de semana. Por vezes, com algum esforço e insistência, lá consigo ser mais forte que ele e prolongar a fase de sono. Até parece que acordo mais bem-disposto.

Durante a semana, fico-me algures por entre as 7 e 8 horas de sono diárias. Se pudessem ser mais, melhor, mas é o que temos. Mas será que são suficientes?!

Ora bem, segundo um estudo, realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de West Virgínia, nos Estados Unidos, dormir menos de cinco horas aumenta para o dobro as hipóteses de desenvolver angina de peito, insuficiência coronária ou ataque cardíaco.
Por outro lado, segundo o mesmo estudo, dormir regularmente mais de nove horas também faz aumentar os riscos de doença cardiovascular em relação ao ideal considerado por este estudo, que são as 7 horas.

De acordo com os investigadores que elaboraram este estudo, o grupo mais vulnerável são os adultos com 60 anos que dormem menos de cinco horas por noite, triplicando os riscos de doença cardíaca em comparação com os que dormem sete horas, que será o número ideal.
Dormir seis ou oito horas aumenta "ligeiramente" o risco de desenvolver doenças do foro cardíaco.

Resta dizer que para elaborar este estudo, o grupo de investigadores analisou dados recolhidos de 30 mil adultos que, em 2005, responderam a um questionário nacional sobre saúde.
Depois de estudadas as respostas, relacionadas ainda com características específicas de cada indivíduo, os investigadores encontraram uma forte ligação entre as doenças cardiovasculares e o tempo de sono, embora não tivessem conseguido explicar o facto através de uma base científica.

Ora bem, voltando à minha rotina normal e pelo menos segundo este estudo, parece que posso ficar descansado. Não deve ser por falta ou overdose de horas que sono que vou desta para melhor.
Ainda assim e mesmo correndo o risco de isso contribuir para aumentar o risco de contrair uma doença cardiovascular, vou continuar a aproveitar os fins-de-semana para insistir e dormir mais uma boas horinhas.
Sabem como é, sempre gostei do risco. :)

JP

domingo, 1 de agosto de 2010

As Escolhas dos Dualidades (#95)

Iniciamos hoje o oitavo mês do ano! Agosto é sinónimo de férias por excelência. Particularmente prefiro o Julho, mas o tuga gosta mais do mês de Agosto, apesar de gastar mais dinheiro e ter que conviver com uma superior concentração de turistas por metro quadrado.

O Algarve em Agosto é igualmente sinónimo de stress. Filas para o supermercado, dificuldade de estacionamento e até filas para o multibanco. Então um gajo vai de férias e em lugar de sopas e descanso tem que levar com toda esta confusão? Desculpem mas dispenso.

Este mês é também palco das festas de verão. Por Elvas, este fim-de-semana viveram-se na freguesia de Vila Boim.

É ainda o mês em que a maior parte dos muitos portugueses que se encontram emigrados por essa Europa fora regressam à terra natal para rever amigos e familiares e matar saudades do país natal.

Pelo Dualidades, o primeiro domingo de Agosto, tal como todos os outros domingos é sinónimo de música.

Ouçam, apreciem e votem!!!!

Dualidades JP

Dualidades NP

São Mais Dualidades!!!
NP