Antes de saires de casa presta atenção

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Oito e Oitenta (#114)

Oito: só já falta oferecerem diplomas

Inicialmente, para o Oito de hoje, tinha pensado escolher a morte do actor António Feio. De facto, este tema merecia claramente um Oito, pela perda que representou para a cultura em Portugal.
Bastaria apenas dizer que António Feio, juntamente com José Pedro Gomes, deram cara aquele que foi, para mim, o melhor filme português que já vi: Um filme da treta.
Provavelmente foi dos filmes que mais me fizeram rir. Boa disposição do princípio ao fim.

No entanto, o post de ontem do NP fez-me relembrar uma barbaridade que surgiu, vinda do nosso Governo, pelas palavras da Ministra da Educação, há uns dias e que muito tem dado que falar. Foi essa intenção, da nossa Ministra da Educação que me fez repensar e alterar o Oito para hoje.

Como já todos perceberam, refiro-me à ideia fantástica que a nossa Ministra da Educação teve e que lançou a debate sobre a possibilidade do nosso sistema de ensino acabar com os "chumbos".
Acho esta ideia da nossa Ministra uma coisa de bradar ao céus.
Citando uma frase do texto de ontem do NP, este seria o sistema ideal. De facto. O problema para a sua implementação e que parece que a nossa Ministra boazinha não vê é que Portugal está longe de ser um país ideal, o nosso sistema de ensino está a léguas de ser ideal, os nossos alunos afastam-se cada vez mais do ideal e inclusive cada vez mais os pais perdem a noção do que é uma educação ideal.

Quanto a estes últimos, aos pais, é a triste e inevitável conclusão a que chego quando oiço que o representante nacional das Associações de Pais, questionado sobre esta possível medida, considerar que estamos perante a maior reforma do ensino em Portugal desde o 25 de Abril.
A conclusão a que chego é que os pais, hoje em dia, apenas lhes interessa que os filhos passem de ano e tirem um canudo. Estão-se pouco lixando se eles não aprenderam nada e se saem das escolas e das universidades mais burros que uma porta.
E depois fala-se que a produtividade e a competitividade em Portugal são baixas.

Se um aluno não sabe fazer contas de somar e subtrair como é que alguém acha que ele vai saber fazer as de multiplicar e dividir do ano seguinte?!

Toda a gente fala que se deve apoiar e preocuparmo-nos com os maus alunos. Certo! Mas será que ninguém se lembra do bons alunos, aqueles que se esforçam e querem aprender, e do que medidas destas representam para eles? Que motivação pode ter um bom aluno para se esforçar se os colegas da turma que se estão a lixar para as aulas um ano inteiro vão passar na mesma de ano?!...


Oitenta: Sport Lisboa e Benfica

Em cima já falei mal quanto baste. Agora tenho de falar bem. Por isso, falo do meu Benfica. :)

E falo bem do meu Benfica de uma forma, segundo eu, totalmente justificada.
O Benfica inicia a sua época oficial no próximo Sábado, com a disputa da Supertaça perante o Porto.
E o que me leva a falar bem do Benfica é que, à semelhança do que aconteceu na época passada, a equipa chega ao final da pré-época com uma colecção de excelentes resultados.

Depois de conquistar o Torneio de Guimarães, voltou a fazer o mesmo no Torneio do Guadiana, vencendo os dois jogos que disputou pela mesma margem. Duas vitórias mais do que folgadas por 4-1, perante os holandeses do Feyenoord e os ingleses do Aston Villa.
Quanto ao jogo de ontem, na Eusébio Cup, considero que foi um pequeno acidente de percurso. :)

Como muitos dirão (tal como disseram no ano passado), ainda é bastante cedo e nos jogos a sério é que se vai ver, mas uma coisa é certa: a equipa promete estar em forma e em condições de discutir a vitória no campeonato nacional. Contem connosco. ;)

JP

1 comentário:

Elvascidade disse...

Vergonhoso o que a nossa ministra da educação quer implementar, é o descambar de uma politica que até aqui tem beneficiado o facilitismo e o cabulismo.
Em relação a António Feio uma verdadeira perda para a cultura do nosso país e um exemplo de coragem e força de vontade na luta por viver.

No que diz respeito ao Benfas parece realmente estar em grande forma.