Antes de saires de casa presta atenção

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Melhoria nos acessos a Elvas

Depois da circular à cidade que deu um ar arrumado e agradável à nossa Elvas e facilitou o transito entre o centro histórico e os diversos bairros que se espalham à sua volta, a autarquia anuncia a agora melhoria nas diversas acessibilidades à cidade.

A primeira a sofrer intervenção, por um período de 18 meses, será a ligação a Espanha, mais concretamente a Badajoz. A avenida do mesmo nome será alvo de intervenção desde a rotunda do Forte de Santa Luzia e até ao acesso à A6 nas Sochinhas.

As obras consistirão em definir duas faixas de rodagem em cada sentido, construção de separador central, iluminação, rotundas nos principais cruzamentos e entroncamentos e ciclovia. Finalmente os ciclistas elvenses terão um percurso urbano onde praticar tranquilamente o seu desporto favorito.

Desta forma ficaremos ainda mais próximos da cidade vizinha cuja ligação do lado de lá da fronteira e até à fronteira do Caia apresenta aspecto semelhante.
É cada vez mais fácil e cómoda a deslocação entre Elvas e Badajoz.

Está também agendada obra semelhante no extremo oposto da cidade, na ligação a Lisboa. Desta feita, as obras decorrerão desde a rotunda do Aqueduto da Amoreira até à rotunda das Piscinas Municipais, incluindo as ditas duas faixas de rodagem em cada sentido, separador central, etc, etc...

Dignificará o principal acesso nacional à cidade, destacando ainda mais obras como o Coliseu e facilitando o trânsito em cruzamentos complicados como os da rua de Portalegre, do Bairro Europa e a ligação ao Intermarché e rua Paco Bandeira.

Fala-se também numa melhoria no acesso a Juromenha, completando um conjunto de obras que trarão melhorias no escoamento de tráfego.

Na blogosfera elvense tem-se falado sobre a necessidade de, nesse sentido, criar variantes à cidade para libertar da zona mais central os pesados que acedem a Elvas vindos de Juromenha. Essa intervenção levaria à construção de duas variantes, uma no sentido de Badajoz e outra na direcção de Lisboa, permitindo aos pesados circularem em volta da malha urbana.
Não sei se é esta a intenção da autarquia mas as melhorias são sempre bem-vindas.

Importante seria o incremento de postos de trabalho disponíveis...continuamos à espera.

São Mais Dualidades!!!
NP

4 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não vai ser mais cómodo nem mais fácil, o trânsito até ao nó da auto-estrada é completamente fluido!

Infelizmente continua por fazer a variante sul ao Bairro de Santa Luzia, com trânsito quase contínuo de camiões em frente às Escolas do Bairro de Santa Luzia.

Privilegiou-se uma via já com trânsito fluido, em detrimento de desviar o trânsito que vem/vai de de/para Juromenha, deixando por fazer as ligações urgentes para a estrada da Lisboa e Badajoz.

Não ponho em causa a obra que só embeleza mas é inútil.

Lamento e fico revoltado com a ordem de prioridades, vá-se lá a saber porquê...

O que a Câmara faz com a nova Av. das Sochinhas é só "obra" para votos!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Aqui está a minha perspectiva, publicada a 15 de Julho no meu blog:

http://zedemelro.blogspot.com/2010/07/elvas-nova-avenida-das-sochinhas.html

Elvascidade disse...

Em boa hora se decidiu embelezar as entradas da cidade embora também seja da opinião que existem outras prioridades.

Anónimo disse...

Piu....

Jinhos,
MS